Confira dicas para iluminar corretamente seu apartamento, combinando luz fria e quente.
Pintar as paredes e trocar objetos são ótimas soluções para transformar os ambientes, mas não são as únicas. A iluminação certa pode dar a atmosfera adequada para cada canto da sua casa. Para isso, basta atentar-se a algumas dicas de como aliar as luzes à decoração e, de quebra, ainda economizar energia.
O assunto iluminação geralmente pode parecer complexo. Por isso, é interessante ir por etapas para que o resultado fique de acordo com o que se deseja. Primeiro deve-se entender qual clima pretende criar no ambiente. Decidido isto, é hora de escolher a lâmpada e o suporte necessário.
Cômodos como quartos e salas são mais aconchegantes e relaxantes. Nesses casos, para a iluminação geral, ou seja, a que define o ambiente, é ideal o uso da luz quente. Estes cômodos têm, muitas vezes, a presença de quadros, paredes ou colunas que merecem realce. Por isso, ter uma iluminação de destaque exclusivamente para estas partes é uma boa escolha. Leia mais: Efeitos de Iluminação
A aplicação de arandelas na parede, variando seu material de acordo com a decoração do restante da casa, e abajures também são excelentes opções.
Já para cômodos mais sóbrios, como cozinhas e escritórios, o melhor é usar uma luz fria na iluminação geral.
Nos escritórios, em especial, é importante ter cuidado para não colocar uma luminária indevidamente. Isto porque muita luz na hora da leitura pode cansar a vista. Então evite luzes direcionadas e diretas.
Entendido isto, é considerável ressaltar que apesar do nome, a iluminação quente ou fria não tem a ver com a temperatura da lâmpada.
Ao escolher as lâmpadas é bom atentar-se ao quanto de energia elas consomem. As incandescentes consomem até 75% a mais do que as fluorescentes. Um erro muito comum é escolher a que consome menos energia apenas para um ambiente de iluminação fria. E isso acaba ocorrendo porque muita gente não sabe que também há versões da lâmpada fluorescente de luz amarela.
Portanto, escolher a iluminação adequada para cada parte da sua casa não é uma tarefa das mais difíceis, basta seguir todas as dicas e fazer uma escolha ideal para a decoração do ambiente e consciente quando o assunto é economia de energia.