Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Revestimentos de Piso
VOLTAR

Laminado de PVC - Piso Vinílico

Conheça o piso laminado de PVC: uma ótima solução de revestimento também para paredes.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       21 de Setembro de 2013   |   VISUALIZAÇÕES 86.778

Pisos Vinílicos - destaque para o Laminado de PVC

A escolha do revestimento, tanto de pisos, quanto de paredes, deverá levar em conta fatores como: a segurança que ele fornece, a sua durabilidade, se ele combina com o restante da decoração e se é indicado para aquele ambiente.

O piso laminado de PVC, um tipo de piso vinílico, é uma ótima opção de revestimento: sua resistência a riscos e manchas é grande, sua instalação é fácil, assim como sua manutenção. Podemos encontrá-lo em diversas cores e texturas, conferindo conforto e requinte aos ambientes. Além do piso laminado e possível encontrar o piso em manta e em placas.

 

Piso laminado de PVC Itafloor aplicado em sala de estar e jantar. Imagens: Persifilm

 

Onde Usar Pisos Vinílicos

Por ser versátil é indicado para uso em residências, escritórios, bibliotecas, escolas, academias e áreas comerciais de tráfego leve.

Poderá ser usado como piso, revestimento de paredes e de escadas.

 

O piso laminado de PVC pode ser aplicado em paredes. Imagens: Persifilm

 

Há uma grande variedade de cores e texturas, permitindo seu uso em vários ambientes. Imagens: Persifilm

 

Não é recomendado para áreas externas, devendo revestir ambientes cobertos e fechados (observação: pode ser instalado em locais úmidos, como banheiros e cozinhas, no entanto, exige alguns cuidados especiais. Em relação ao espaço do box do banheiro, deve ser usado o material adequado, seguindo as especificações do fornecedor).

 

Linhas especiais de piso de PVC podem ser aplicadas em áreas úmidas como banheiros (estes são exemplos de pisos vinílicos em manta). Imagens: Tarkett

 

Instalação do Piso Laminado de PVC

Sua instalação não querer juntas de dilatação ou acabamentos de porta entre ambientes com o mesmo piso, porque não há dilatação e retração nas tábuas de PVC (as quais são coladas ao piso).

O piso de PVC pode ser instalado junto a móveis embutidos, sem necessidade de acabamento adicional e também não exige alterações nas portas e caixilhos, pois tem pouca espessura.

Outra facilidade é a substituição das "tábuas". Como o piso não possui encaixes laterais, sendo sua instalação lado a lado, ela permite a remoção individual, sem prejuízo das tábuas vizinhas.

Dependendo da utilização do local, poderá ser usado o piso laminado de PVC autoportante, que dispensa cola. Esse tipo de piso é apenas apoiado sobre o contra piso desempenado ou piso frio existente. Ele tem uma espessura maior, de 5 mm, que garante peso suficiente para se manter estável e nivelado apenas com o efeito da gravidade.

O PVC autoportante pode ser removido a qualquer momento, sempre com possibilidade de ser reaproveitado. É uma boa alternativa para uso comercial, em feiras ou eventos, e também para imóveis alugados, onde o proprietário não autoriza a troca completa do piso existente.

 

Esta é a linha Essence da Tarkett.

 

Durabilidade

A tecnologia empregada permite uma alta durabilidade para áreas internas, suportando os mais diversos tráfegos e proporcionando beleza e bem-estar aos ambientes.

A garantia para esse produto pode variar de 10 a 15 anos, dependendo do uso que vai ser dado ao piso.

 

Cores

Pela facilidade de se encontrar os pisos de PVC nas mais diversas cores e tamanhos, torna-se possível a utilização dos mesmos em qualquer tipo de decoração.

 

Exemplo de ambiente e de cores de piso laminado de PVC da linha Ambienta - Click - da Tarkett. Imagens: Tarkett

 

Os pisos que imitam madeiras nobres deixam os ambientes mais aconchegantes e sofisticados. Aqueles que reproduzem os nós da madeira e possuem cores escuras conferem um ar mais rústico e sóbrio aos mesmos.

Os pisos de tons mais claros trazem leveza desde que acompanhe o restante dos móveis e acessórios.

 

Vantagens

Os pisos de madeira sempre proporcionaram aos ambientes elegância e sofisticação, devido a beleza desse material. No entanto, sempre exigiu alguns cuidados especiais, como a proteção em relação à água.

O laminado de PVC, em especial, oferece inúmeras vantagens em relação ao piso tradicional, como veremos abaixo:

 
 

Umas das grandes vantagens dos pisos vinílicos é a liberdade de criação: projetos ganham destaque com o uso de texturas e estampas diferentes. Imagens: Tarkett

 

Desvantagens

Existem algumas desvantagens ou detalhes a considerar:

 

 

Fontes consultadas e das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Revestimentos de Piso

 

 

acabamentos em pisospiso laminadopiso vinílicoTAGS:
  RELACIONADOS
Soleira em Granito Preto
Reforma sem quebra-quebra
Soleiras: como escolher
O Rodapé

3 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS