COMENTÁRIOS DESATIVADOSfale com a Arquiteta pelo Instagram
39. Arquiteta Nadine Voitille (14/08/2017)Olá Michelle, primeiramente: sim, uma lavanderia com porta direto para a sala ficaria "desconfortável", pois mistura uma área de serviço com um espaço social (se pretende, no futuro, vender o seu imóvel, esta não é uma reforma que facilite a venda).
Quanto à estrutura: teria de adaptar todo encanamento e para isso precisaria analisar a estrutura existente, chamando um profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro) para analisar e acompanhar a obra. Att, Nadine.
38. Michelle (27/05/2017)Bom dia!!! Moro em apartamento pequeno e acho totalmente desnecessário um lavabo na sala. Gostaria de aumentar a minha cozinha transferindo a área de serviço para o lavabo. meu lavabo tem 1,05x1,50 e gostaria de saber se é possível montar uma lavanderia só com máquina e tanque nesse espaço e se ficaria feio a porta ser virada para sala.
Obrigada
37. joaquina (28/11/2013)quais as dimensões a considerar no caso de uma lavandaria para uma escola com 150 estudantes internos?
36. Portal Clique Arquitetura (09/11/2013)Olá Patricia,
Primeiro necessário consultar a prefeitura (setor de urbanismo), para saber se é possível esta construção e quais as normas que deve seguir (exemplo: distância da janela em relação ao vizinho). Pois caso não seja, será difícil averbar... (o que pode trazer problemas, caso queira um dia vender a casa e alguém queira financiar).
Por este motivo, e também pelo projeto, o ideal é consultar um engenheiro ou arquiteto.
35. patricia (04/11/2013)quero fazer minha cozinha e a lavanderia no fundo da minha casa,usando o muro,como devo fazer .ja pensei e repensei nao consigo chegar no modelo.
34. Portal Clique Arquitetura (01/10/2013)Olá Juliana,
Sim. Uma boa ideia é usar armários para criar um espaço bonito e funcional (evitar prateleiras abertas, assim estará setorizando melhor os espaços e conferindo um "ar" de organização)
33. juliana procopio (29/09/2013)Oi boa tarde,gostaria de saber se posso fazer a lavanderia junto com a dispensa? O espaço mede 2,00 x 1,50,bjsss
32. Portal Clique Arquitetura (11/07/2013)Olá Clarice,
Se não há espaço interno, é o jeito. Mas é possível planejar um espaço para este "cantinho" de maneira a criar algo organizado e harmonioso. O importante é que seja confortável para o trabalho que realiza ali.
31. Clarice (10/07/2013)Estou reformando minha casa, e tem uma lavandeira nao terminada na saida da cozinha, quero por minha lavadora ali, mas com o tanque ficará apertado, pois é 3m comprimento por 0,90 de largura a lavadora tem 0,60cm, tem uma secadora de roupas tipo varal e um varal de recolher, tenho uma area externa enorme, e pretendo deixar o tanque na garagem, fica esquisito ou posso fazer isso mesmo?! pois proximo ao tanque sempre ficam baldes, rodos, vassouras etc...
30. Fabiana (03/07/2013)Boa tarde!
Desculpe, na mensagem anterior digitei ponto de água quente para o tanque e a torneira. Mas, quis dizer tanque e máquina. Obrigada pela dica!!
Comprei aqueles tanques com coluna da Incepa de 59x52. A altura dele é 84 cm. Optei por colocar a torneira a 1,10. Obrigada e parabéns pelo site!!
29. Portal Clique Arquitetura (26/06/2013)Olá Fabiana,
Posicione a torneira em função do modelo de tanque que escolher. Com as distâncias podem ser bastante diferentes em função dos modelos, não tenho como lhe passar uma medida fixa.
Observe que deve haver espaço mínimo para posicionar um balde, por exemplo.
28. Fabiana Pagnan (19/06/2013)Boa tarde!
Qual a distãncia que a torneira deve ficar da cuba?
Gostaria de colocar ponto de água quente para o tanque e para torneira. Qual a melhor forma de colocar a torneira do tanque?
Na cozinha irei colocar aquelas de monocomando, mas não encontrei modelos de torneira para tanque.
Muito obrigada!
27. Portal Clique Arquitetura (02/06/2013)Olá Arthur,
O importante é que o espaço seja ventilado e bem iluminado. Pelo que descreveu, parece-me que será parecido com o que ocorre em muitos apartamentos... então de qualquer maneira teria um só ambiente com uma janela, o que seria possível. Aconselho que veja com um engenheiro ou arquiteto estas mudanças, para que futuramente não tenha problemas com a prefeitura para sua aprovação.
26. Arthur Sverzut (27/05/2013)Boa noite.
Estou aumentando minha casa, comprei ela nova porem não como eu queria, agora estou fazendo modificaçoes, fica a duvida tenho uma cozinha que fica de muro colado da parede do vizinho e janela fica para o quintal porem quero fazer uma lavanderia, tem algum problema essa janela ficar dentro da lavanderia, a lavanderia sera pequena e com porta de vidro de correr, estou pensando em deixar sem porta da cozinha para lavandeira deixar apenas o portal e a janela o que acha?
25. Portal Clique Arquitetura (20/04/2013)Olá Priscilla,
O ideal é desenhar, um projeto ajudará a solucionar: faça o desenho da bancada vista de cima e de frente. Anote a posição das torneiras. Consulte o manual da máquina e os espaços necessáiros para sua isntalação. Veja o espaço que restou e pense nos armários. Só então pdoerá pensar no tamanho do tanque (considere que deverá ter uma folga de pelo menos uns 6 cm nos fundos e na frente).
Também vale ler nosso artigo sobre tanques: http://goo.gl/kvSQv
Olá Sueli,
Posicione a lavanderia em um local próximo à cozinha e com acesso fácil ao jardim. Ela será um local de serviço. Pense também onde estão os pontos hidráulicos, para facilitar a reforma/construção.
24. Sueli Bortoleto (18/04/2013)Estou em dúvida onde construir minha lavanderia, pois minha casa contem 3 quartos seguidos um ao lado do outro e do outro lado é a sala e cozinha separados, sendo que vou construir agora a lavanderia e tbm a varanda, gostaria de sugestões pois tenho mto espaço no fundo. obrigada.
23. Priscilla Saldanha (10/04/2013)Estou reformando a minha lavanderia e estou com muita dúvida sobre qual tamanho do tanque que tenho que comprar. Irei fazer uma bancada para embutir a máquina de lavar e colocar um tanque de inóx embutido. A bancada terá a medida de 1,60m por 73 cm. Tem o espoço da máquina q se não me engano é de 60x60, agora não sei que tamanho de tanque comprar. Estou com medo de comprar 50 x 40 e ficar muito pequeno, pois a minha torneira é na parede. Por favor, quem puder me ajudar.
22. Portal Clique Arquitetura (21/02/2013)Olá Mozart,
Seria necessário ir até o local para analisar esse espaço e poder desenvolver um projeto a partir disso. Sugiro que procure um arquiteto ou designer para ajudá-lo.
21. Mozart Dias de Lima (16/02/2013)Olá estou precisando muito de dicas tenho espaço e não tenho idéias de como fazer no fundo de minha casa um banheiro, uma lavanderia e uma área de lazer com churrasqueira e com uma cobertura super moderna e de muito bom gosto, sei que podem me ajudar. Por favor, espero respostas
20. Portal Clique Arquitetura (12/01/2013)Olá Ana,
A lavanderia precisa ser facilmente acessada. Se ficar próxima da despensa poderá usar este local também como depósito de materiais de limpeza e acessórios diversos.
19. Ana (05/01/2013)Ola Boa tarde!
Estou com uma enorme duvida em relação ao local da casa onde deva posicionar a lavandaria. acozinha esta no meio e de cada lado tenho duas divisoes das quais uma vai ser a despensa e a outra ou vai ser a alavandaria ou uma churrasqueira...a outra opção da lavandaria é na garagem1
gostaria de uma opinião sff.!
Obrigado!
18. Portal Clique Arquitetura (03/12/2012)Olá Zilene,
Os móveis da lavanderia seguem o mesmo padrão da cozinha. Eles podem ter 50cm, 55cm ou 60cm (inferiores) e 35cm (os superiores).
Como isso não é uma regra, poderá, dependendo da sua necessidade e espaço, fazer móveis maiores.
17. zilene fonseca (30/11/2012)Boa Noite!
Gostaria de saber a profundidade ideal para armario de lavanderia?
Obrigada
Zilene Fonseca
16. Portal Clique Arquitetura (24/11/2012)Olá Cristiane,
Existem sim tanques/cubas de canto. E dependendo, pode ser possível. Acredito que um profissional da área poderá ajudá-la a encontrar uma solução estudando as possibilidades.
15. cristiane (21/11/2012)Ola, gostaria de uma ajuda de vcs, a minh alavanderia sera integrada com a cozinha e a medida da lavanderia sera de 1,20 por 1,20 de canto, gostaria de uma sugestão de como colocar o tanque e a maquina sendo q coloar na mesma partede tanto de um lado como o outro não cabe.existe algum jeito de planejar ou colocar um tanque de canto?
14. Portal Clique Arquitetura (12/06/2012)Olá Rose,
O ideal é que a lavanderia fique próxima da cozinha (considerando os fluxos de limpeza e também porque você poderá aproveitar o encanamento). No entanto, para não ter problemas com a Prefeitura, você precisará saber mais sobre a legislação local:
Normalmente é necessário um espaço de 1,50m de uma janela à divisa do vizinho (paralelamente). E se a parede for perpendicular ao muro do vizinho, a janela deverá estar a 75cm dele.
13. Rose Rodrigues (08/06/2012)Olá boa tarde. Comprei uma casa e ela foi construída sem área de serviço e garagem cobertas. Gostaria de ter uma dica de vocês sobre a minha área de serviço. Minha cozinha fica na frente da casa, ao lado da sala e tem uma porta de entrada pela sala e outra ao lado da casa pela porta da cozinha. Essa porta da cozinha fica em um corredor que tem 1,5 mt de largura e da para o muro da casa vizinha e leva a um espaço nos fundos da casa.
No meu caso onde é melhor fazer a minha lavanderia? Nesse corredor , ou faço nos fundos da casa? Não sei se deu para enteder como é minha casa, mas a casa foi construída a 1,5 mt do muro do vizinho e as portas para entrar na casa ficam na sala e na cozinha. A da sala é na frente da casa e a da cozinha fica na lateral da casa. Ambas ficam na frente do terreno.
Agradeço o conselho de vocês e desde já agradeço também pelo ótimo site e pelas dicas.
12. Portal Clique Arquitetura (04/05/2012)Olá Kelly,
A melhor maneira de encontrar as medidas é buscar produtos semelhantes: fogões, refrigeradores, ... você pode acessar o site de uma emrpesa, como a Brastemp, e baixar o manual do produto (assim terá as medidas, inclusive as de instalações que indicam os nichos e distâncias que devem existir).
Para móveis como aramados é a mesma coisa: a Reval, aramados, tem várias medidas no site.
Não existe uma medida fixa, padrão. E será exatamente assim que você trabalhará futuramente para um cliente: dando opções de produtos, os quais aparecerão indicados no projeto.
11. Kelly cavalcanti (03/05/2012)oi boa tarde! eu queria uma ajuda. Tô no 1º período de Design de Intereiores e tô precisando das medidas básicas dos equipamentos. Ex.: cama, fogão, sofas, centros, pias e as nomenclaturas.
Vocês podem me ajudar?
POR FAVORRRRRRRRRRRRRRR...
No aguardo!
10. Portal Clique Arquitetura (27/02/2012)Olá Mirtes,
Talvez ums solução seja uma parede de gesso verde (a qual é resistente à umidade). Ela poderá receber qualquer acabamento em sua superfície, como pintura, pastilhas, ...
Veja esta ideia de lavanderia integrada à churrasqueira:
http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/ambientes/view/lavanderia-integrada-a-churrasqueira/3
9. Mirtes de Fátima Dutra (26/02/2012)PEDIDO!!!!!!
Já revirei a net em busca de alternativas para o que preciso porém não encontrei. Resolvi então pedir-lhes ajuda.
A minha lavanderia se comunica com a àrea de churrasqueira. Quero muito fazer uma divisória entre elas porém sem eliminar a comunicação entre ambas no dia a dia. Apenas para isolá-la nos momentos em que recebo alguém para um churrasquinho. Tanto a lavanderia como a area de churrasco tem revestimento de cerâmica branca. O que poderei usar para dividi-las neste espaço de aproximadamente 2.80m, com altura de 1.80m (para deixar a ventilação circular, especialmente deixando porta de passagem e praticidade na execução?! Por favor socorram-me. Grata, Mirtes.
8. Portal Clique Arquitetura (06/01/2012)Olá Natália,
Uma ideia que poderá considerar é esta:http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/ambientes/view/lavanderia-integrada-a-churrasqueira/3
7. Natália da Comparação de Preços (05/01/2012)Olá minha lavanderia irá dividir espaço com area para churrasco e area para as crianças brincarem, o espaço não é muito grande tem uns 25 m². Como dividir estas áreas sem perder a elegância?
6. Portal Clique Arquitetura (02/01/2012)Olá Suzana,
Se vocês tem um muro alto protegendo a privacidade de vocês, não vejo problemas. O importante é que a cozinha esteja protegida, pois é um dos ambientes que mais utilizamos e não queremos que os vizinhos fiquem nos observando o tempo todo...
O importante é avaliar o tamanho das janelas e ver se são suficientes para uma boa iluminação e ventilação. Acima de tudo precisamos de conforto, seja ele físico (calor, odores, ...) seja ele psicológico (proteção e liberdade).
5. Suzana (30/12/2011)Olá, estamos reformando nossa casa e a melhor posição encontrada para a cozinha foi na frente da casa, com entrada por um hal ao lado da sala e uma saida para a lateral da casa, onde faremos a area de serviço. Não tenho espaço no fundo da casa. Gostaria de saber a sua opiniao com relação a posição da cozinha. Meu muro é alto e gostariamos de colocar a janela de frente em tamanho padrao e fariamos uma outra janela ao lado da porta para a area de serviço. Obrigada pela atenção. Adoro o site !!! Muito interessante!!!
4. Portal Clique Arquitetura (11/10/2011)Olá Andrea,
Se o espaço é pequeno e integrado, o ideal é que tenham o mesmo piso. No entanto, isso não é uma regra.
Você poderá optar por trocar a cor e neste caso estará dividindo visualmente os dois ambientes de maneira clara. Sabendo decorar, isso pode valorizar sua decoração.
3. Andrea Soares (10/10/2011)Ola.... Tenho uma dúvida... minha cozinha ficará separada da lavanderia com porta e parede... mesmo assim o piso da cozinha tem que ser o mesmo da lavanderia... por exemplo quero colocar granito preto na cozinha e revestimento de junta seca, tenho que fazer o mesmo na lavanderia.. não poderia colocar o piso de outro material ou ate mesmo outra cor? o que vcs me sugerem? Muito o brigada... adoro o site... A Nadile é super atenciosa, obrigada...
2. Portal Clique Arquitetura (21/06/2011)Olá Keila,
Mesmo sendo a cozinha, atualmente, um local também social (quando integrada à sala), o ideal é que esteja mais próxima da lavanderia e com isso dos fundos da casa. A frente da residência merece ser valorizada com espaços bem sociais e que podem ser mostrados na fachada: janelas amplas mostram parte do interior da casa e detalhes como iluminação valorizam sua arquitetura e decoração.
Se você tiver uma cozinha na frente, terá uma janela mais alta e estreita e não será nada interessante mostrar aos vizinhos este espaço de serviço.
1. keila (18/06/2011)olá, vou construir minha casa num condominio e tenho uma grande dúvida, qual melhor localizaçao da cozinha? na frente da casa ou no fundo da casa mais perto da área de lazer, e qual a desvantagem de construir na frente da casa ?