Neste artigo falaremos sobre o Limestone: o que é, quais suas vantagens e desvantagens, onde podemos usá-lo e responderemos a questionamentos comuns como: Limestone mancha? Posso usá-lo na bancada da minha cozinha? E da churrasqueira? Posso usá-lo como piso?
Cansado das mesmas pedras? Granito e mármore são as mais utilizadas e com tantas opções no mercado ficamos na dúvida: será que devo mudar e usar outro tipo de pedra na bancada da minha cozinha ou mesmo do banheiro? Será que estas pedras diferentes são duráveis e resistentes?
Como as dúvidas são muitas é necessário buscar informações sobre quais são as possibilidades e quais as características de cada uma delas. Por isso, neste artigo falaremos sobre o Limestone: o que é, quais suas vantagens e desvantagens, onde podemos usá-lo e responderemos a questionamentos comuns como: Limestone mancha? Posso usá-lo na bancada da minha cozinha? E da churrasqueira? Posso usá-lo como piso?
Aqui você encontrará as informações de que precisa para fazer a melhor escolha. Um bom projeto precisa ser funcional e belo. E lembre-se: a escolha correta dos materiais faz com que o dinheiro e o tempo investidos tenham valido a pena, resultando em algo durável e de qualidade, ou seja, em um projeto sustentável. Leia também: Dicas de Sustentabilidade para seu Projeto
O limestone é uma rocha composta em sua maioria por calcite mineral, que lembra a pedra mármore. Sua formação calcária oferece uma rusticidade natural, suave e com pouco brilho.
O Limestone pode ser composto, além do calcite mineral, por diferentes proporções de argila, areia e óxido de ferro. Isso irá determinar a sua cor, tonalidade, porosidade, dureza e textura.
Quando não há esta "contaminação" pelos elementos citados acima, sua tendência é ter uma tonalidade branca, a qual pode variar do bege alaranjado ao cinza escuro. Esta variação irá depender da fonte onde o limestone foi extraído.
Comumente é vendido em chapas nas espessuras de 2 a 3 cm e encontramos também na forma de ladrilhos de 90x80cm, 80x80cm e 50x50cm.
Estas são algumas das cores de Limestone. Imagem: Shopping Pedras
Peças de limestone podem ser utilizadas para criar pisos rústicos. Imagens: Stone Deals
Vantagens do Limestone
Desvantagens do Limestone
E qual o preço do Limestone?
O preço desse revestimento varia de acordo com a região e o local de extração. Na maioria das vezes, o Limestone é importado, mas é possível encontrar a pedra nacional a um preço médio de R$ 350,00/m² e a pedra importada ao preço médio de R$ 600,00/m².
Este revestimento poderá ser utilizado tanto em ambientes internos como externos, em residências ou locais corporativos.
Exemplos do seu uso: para fazer obras de artes, monumentos, revestimentos de paredes, fachadas, muros, pisos, soleiras, peitoris, decks, bordas de piscinas, etc.
Por ser uma pedra com natureza porosa, não é aconselhável utilizá-la em pias de cozinha, bancadas de banheiro (em contato direto com água), lavanderias e demais locais úmidos. E um detalhe importante é fazer uma boa impermeabilização.
Considere estas questões antes de utilizá-lo em seu projeto:
Neste exemplo, o Limestone Vermont foi aplicado em um espaço gourmet. Provavelmente, para sua proteção, foi realizada sua impermeabilização. Imagem: NPK Mármores. Projeto: Lupatini.
O Limestone Vermont é uma ótima opção de revestimento para lareiras. Projeto: João Armentano. Imagem: NPK Mármores
O Limestone pode ser aplicado em pisos, conferindo requinte e ao mesmo tempo um aspecto rústico suave (neste exemplo: limestone Vermont). Imagem: NPK Mármores
Devido a sua porosidade, ele deverá ser limpo (eliminando todo pó) e com um detergente específico remover as impurezas. Depois disso, deverá ser impermeabilizado dos dois lados, antes de ser assentado. Assim será reduzida a possibilidade de infiltração de resíduos como água e óleo.
Para o seu assentamento é utilizada argamassa cola branca.
O Limestone é uma rocha cujas cores e tamanhos permite a sua utilização em acabamentos nobres podendo a sua superfície ser colocada de várias maneiras, entre elas: