Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetos Famosos
VOLTAR

Lina Bo Bardi

Conheça uma breve biografia e as principais obras da arquiteta modernista Lina Bo Bardi.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       03 de Novembro de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 6.774

Lina Bo Bardi   05/12/1914 - 20/03/1992

Uma italiana de nascença, mas brasileira por escolha, a arquiteta modernista Achillina (Lina ) Bo Bardi trouxe seus conhecimentos do Velho Mundo, através da sua formação em Arquitetura na Universidade de Roma, para agregá-los com paixão à nossa cultura popular.

 

Lina Bo Bardi. Imagem: Editora Cosacnaify

 

A sua formação, baseada na combinação racional estética de Le Corbusier e no pensamento marxista de Antonio Gramsci, fez com que ela encontrasse no Brasil elementos abundantes para expandir sua contribuição à modernidade, extrapolando os campos da arquitetura e do urbanismo.

Sempre envolvida na área da cultura e com muitas habilidades, dedicou-se além da arquitetura, a projetos em teatro, cinema, artes plásticas e também atuou como designer de móveis, objetos e jóias, artista plástica, cenógrafa, editora, figurinista, curadora e organizadora de diversas exposições.

Uma grande oportunidade surgiu quando seu marido, o crítico de arte Pietro Maria Bardi, recebeu o convite de Assis Chateaubriand para fundar e dirigir um museu no Brasil: isso lhe possibilitou projetar o museu mais importante da América Latina, o MASP.

No Rio de Janeiro, Lina e Pietro, conhecem personalidades como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rocha Miranda e Burle Marx.
Lina Bo Bardi contribuiu imensamente para a cultura urbana moderna através do seu olhar atento às questões da convivência urbana.

Foi uma mulher de frases marcantes, com um estilo todo pessoal, independente, antifeminista, despojada de futilidades, de luxos e com um profundo desprezo pela burguesia.

Lina nasceu em Roma, Itália, no dia 5 de dezembro de 1914, e morreu em São Paulo, em sua Casa de Vidro, no dia 20 de março de 1992.

Portanto, no ano de seu centenário, várias exposições no Brasil e no mundo (Alemanha, Estados Unidos, Itália e Suíça) irão mostrar a sua arquitetura que foi voltada para o exercício da cidadania e para o convívio interclasses.

 

Principais Obras

Sua grande herança para a arquitetura brasileira foi o desenvolvimento de um desenho arrojado, o uso de novos revestimentos (concreto ou tijolo aparentes) e a exposição de fiações e conexões. Veja abaixo uma lista das suas principais obras:

 

 

Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi. Foto: Lutero Pröscholdt Almeida. Fonte: Vitruvius

 

 

MASP em São Paulo. Imagem: Blog Visite Sampa

 

 

Sesc Pompéia: projetado por Lina Bo Bardi em 1977. Imagem: Spirit of Football

 

 

Teatro Oficina em São Paulo. Projeto de Lina Bo Bardi e Edson Elito. Foto: Nelson Kon. Fonte: Vitruvius

 

 

* MAIS FOTOS: Lina Bo Bardi - Principais Obras

 

Frases de Lina Bo Bardi

 

Fontes Consultadas e das Imagens

 

 

SAIBA MAIS | Arquitetos Famosos

 

 

arquiteturaarquitetoarquitetos famososarquitetos brasileirosTAGS:
  RELACIONADOS
Lina Bo Bardi
Frank Lloyd Wright
Eero Saarinen
Le Corbusier

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS