Como desenhar a figura humana? Este é um desafio que pode ser vencido em etapas.
Sou apaixonada pela arte do desenho e representar a figura humana sempre foi um desafio.
Quando a editora GG perguntou se eu aceitava o livro “Desenhar a figura humana”, de Peter Boerboom e Tim Proetel, não tive dúvidas: sim! Quero muito aprimorar minhas técnicas e conseguir desenhar o corpo humano com suas proporções e detalhes.
Como todo amante de livros, adorei a capa dura, suas 190 páginas muito bem ilustradas e as várias técnicas explicadas de maneira simples e didática.
Primeiramente os autores convidam o leitor a desenhar livremente a figura humana, fazendo testes, posicionando os pés em diferentes posições, conferindo movimento ao desenho e principalmente estimulando nossa imaginação.
Depois somos convidados a desenhar contornos, uma maneira de separar a figura humana do seu entorno. Neste tópico, o que mais me surpreendeu foi conseguir desenhar um perfil usando apenas uma linha contínua... foi interessante e divertido \ ** /
O próximo passo é desenhar as chamadas “figura fundo”, conferindo destaque ao contorno e trabalhando o claro e o escuro (é intrigante ver as formas surgindo a partir da pintura do fundo e nosso sentimento de, intuitivamente, saber o que fazer para atingir nosso objetivo).
Os próximos capítulos irão explorar vários aspectos como: estabilidade do desenho da figura humana, sua estrutura, proporções, expressões corporais e faciais, e muito mais.
Com isso, o livro caminha do simples para o complexo, explicando, em etapas, a arte do desenho da figura humana. Algumas técnicas são fáceis, outras nem tanto e exigem treino.
Fiz alguns "rabiscos" iniciando meu treino, para sentir o que os autores queriam ensinar. Comecei tímida e fui "soltando" aos poucos. Percebi que a imaginação gostou muito de ser treinada, enquanto que o lado racional se surpreendia com os resultados.
E foi então que percebi: este livro não é para ser "consumido rapidamente": é necessário praticar e muito!. Desenhos: Arq. Nadine Voitille.
Não é um livro para ser “consumido rapidamente”: para aprender é necessário ir, passo a passo, lendo os capítulos e praticando a arte de desenhar.
Apenas reunindo conhecimento e prática é que podemos melhorar nossa técnica de desenho. E neste sentido, este livro é muito útil: são vários exemplos que podem ser copiados e que podem servir como start para um novo desenho.
O fato de indicar posições e expressões corporais, assim como trazer medidas e proporções, faz com que o desenho se torne, aos poucos, muito mais preciso. Isso gera a sensação de segurança e de que sabemos o que estamos fazendo.
Se você quer saber como desenhar a figura humana, tenho certeza de que irá encontrar nesta obra várias respostas para suas dúvidas e a orientação que tanto busca.
* Veja também: Leia isso se quer fazer desenhos incríveis | Sketching para Arquitetura e Design de Interiores