Conheça as características do MDF e saiba como melhor utilizá-lo: acabamentos e formas.
O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma placa de média densidade feita a partir das fibras de madeira reflorestada (pinus e eucalipto), com adição de resina sintética e submetida à ação de pressão e calor. O MDF é um material equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima. Os painéis são superfícies grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa e uniforme ao toque.
No mercado existe uma grande variedade de tamanhos de chapas (as placas podem ser produzidas com medidas diferentes, de acordo com a empresa que as fabrica). As espessuras variam geralmente entre 9 a 28 mm.
O MDF possui um preço um pouco maior do que os outros painéis, mas esse valor é justificável pela qualidade do produto.
No MDF pode ser utilizado acabamentos como os de baixa pressão (BP), finish foil (FF) - prensagem do papel impresso sobre a chapa de MDF, ou ser revestido com lâminas de madeira, laminados de alta-pressão (fórmica), pintura, PVC e impressão.
O MDF permite maior criatividade no design, pois a placa pode receber desde formas arredondadas, com riqueza de contornos, até peças de usinagens, baixa relevo, entalhes, cantos arredondados, entre outros.
Exemplo de formas curvas: suporte para bolo em MDF. Fonte: Kako´s
O MDF é utilizado no mobiliário em geral, em portas, brinquedos, displays, divisórias e também na construção civil.
Painel em MDF da Lambrix. Fonte: Patazas. | Rodapé de MDF com frisos. Fonte: Mil Classificados