Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Notícias & Novidades
VOLTAR

MOVE CINE ARCH, edição dedicada a Arquitetura

Em março, com apoio do CAU /SP, o festival Move Cine Arte exibe um programa especial em universidades, escolas e instituições culturais com sessões na FAAP, SENAC e IAB SP 

Por: LUMIÈRE EVENTOS       08 de Março de 2019 - ATUALIZADO EM: 12 de Abril de 2019   |   VISUALIZAÇÕES 1.609

O MOVE CINE ARTE é um festival internacional de cinema dedicado exclusivamente à exibição de filmes de arte e sobre arte com curadoria realizada por Andre Fratti Costa (Brasil) e Steve Bisson (Itália).
 
"My Playground" de Kaspar Astrup Schroder   
 
 
Em sintonia com a Bienal de Arquitetura de Veneza, a 3a. edição do MOVE dedicado a Arquitetura e Urbanismo, respectivamente, MOVE CINE ARCH, contribui para diminuir a lacuna de festivais no Brasil e exterior, ampliando o debate acerca do espaço urbano e das principais questões relacionadas à vida nas cidades.
 
A iniciativa voltada para estes temas tão relevantes e contemporâneos, ganha agora uma atração especial: o Programa CAU, que será apresentado de 11 à 21 de março na FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, no IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil e no SENAC Lapa Faustolo. A entrada é franca e está sujeita à lotação das salas.
 
Em sua 3a. edição o Move selecionou entre curtas, médias e longas metragens, 27 filmes de 15 países e premiou 4 filmes que foram exibidos na abertura do festival em Veneza durante a prestigiada Bienal de Arquitetura que acontece na cidade italiana.
 
 

PROGRAMA ESPECIAL MOVE CINE ARCH e CAU-SP

Março de 2019 em São Paulo.
Entrada gratuita (garantir ingresso 45 minutos antes das sessões)
Filmes legendados (sujeita a lotação das salas de exibição)
*Completando a edição de 2018 do MOVE CINE ARCH  dedicada a Arquitetura
 
 
11/03/2019 (segunda), 11:00 (330 lugares)
FAAP  (auditório 01)
Rua Alagoas 903
 
“Do More With Less”  de Katerina Kliwadenko e Mario Novas  
Espanha/Chile/Equador, 2017 
01:24:12 
 
Sinopse: “Do More With Less”  mostra como jovens arquitetos estão trazendo uma mudança de paradigma ao oferecerem uma nova compreensão da maneira como essa profissão interage com a sociedade. 
 
+ Bate-papo com Curadores e convidados professores de Arquitetura da FAAP. 
 
 
12/03/2019 (terça), 19:30 (60 lugares)
IAB-SP  
Rua Bento Freitas 306
 
“Cartucho” de Andrés Chaves Sanchez
Colômbia, 2017
00:54:00
 
Sinopse: Reconstrói a memória corrompida do Bairro Cartucho em Bogotá. É uma história sobre a degradação como marca de uma sociedade que tenta varrer a sujeira para debaixo do tapete.
 
+ Bate-papo com curador e convidados do IAB. 
 
 
19/03/2019 (terça), 19:30 (120 lugares)
SENAC LAPA FAUSTOLO
Rua Faustolo 1347
 
“The Karamazoffs (A walk on the SoHo years)” de Juan Gamero and Carmen Rodríguez.
Espanha, 2016.
85’51’’
 
Na década de 1960, fábricas abandonadas no bairro de SoHo em Nova York era ocupadas por artistas de todo o mundo, transformando o bairro no coração da arte experimental, com o crescimento rápido de estúdios, arte conceitual, acontecimentos, performaces e vídeo arte. Os Karamazoffs é um grupo de artistas renomados de Barcelona (Muntadas, Miralda, Zush e Rober Llimós, entre outros) que começaram suas carreiras em Nova York no começo dos anos 70 e construíram uma amizade que existe até hoje. Juntos e com outros pioneiros daquela época como Jonas Mekas e Jaime Davidovich, eles relembram as origens e a ascensão e a queda de um dos períodos mais coloridos na arte contemporânea. Com a ajuda de cenas excepcionais vintages contando com Charlotte Moorman, Yoko Ono, Nam June Park, Fluxus, Lou Reed e Velvet Underground, Andy Warhol, Mekas, Davidovich, SoHo cable Tv, George Maciunas, Laurie Anderson e os Karamazoffs.
Trailer: https://vimeo.com/186322864
 
+ Bate-papo com o curador e professores convidados do SENAC
 
 
21/03/2019 (quinta), 19:30 (120 lugares)
SENAC LAPA FAUSTOLO
Rua Faustolo 1347
 
“Sculpt the Motion” de Devis Venturelli 
Itália, 2017
6 min
 
Videoarte performática mostra as transformações contínuas de corpos metálicos por meio de diferentes planos urbanos.
 
“My Playground” de Kaspar Astrup Schroder 
Dinamarca 
50 min.
 
Escalar e subir a arquitetura avant-garde – o que poderia ser mais divertido? Meu Playground explora a forma pela qual o esporte parkour vem mudando a percepção do espaço urbano e da Arquitetura. O filme acompanha o Team JiYo, um grupo dinamarquês de parkour, enquanto eles desvendam a cidade e os obstáculos que elas apresentam. Fascinado pela maneira como o Team JiYo frui a arquitetura, o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels leva a equipe para alguns dos edifícios construidos por seu escritório chamado BIG para explorar e inspirar suas habilidades, o que resulta numa experiência de re-significação da arquitetura construída. O filme viaja o mundo: da Dinamarca aos EUA, passando pelo o Reino Unido, China e Japão, apresentando o parkour como um esporte que dialoga com a performance, a dança, o happening e a arquitetura. 
trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2wf2ylyTDVE
 
+ Bate-papo com o curador e professores convidados do SENAC
 
 

Realizadores

Andre Fratti Costa, Cineasta formado pela FAAP e Mestre FAUUSP. Pesquisador e curador que atua em projetos de intersecção entre o Cinema, as Artes, a Arquitetura e o Urbanismo. É curador e idealizador do MOVE CINE ARTE Festival Internacional de Filmes sobre Arte, apoiado por diversas instituições culturais internacionais.
 
Steve Bisson, Diretor de arte, curador, com atuações no campo do urbanismo e da antropologia visual. Formação no Istituto Universitario di Architettura, Veneza, Itália, MBA Kansas University, EUA.
 

Incentivo:

Termo de Fomento CAU/SP - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SP: [ http://www.causp.gov.br/apresentacao/ ]
 

Correalização:

FilmEssay [ http://www.filmessay.com ], é uma plataforma de vídeos dedicada principalmente a Arte, que apresenta através de festivais e sessões de projeção o trabalho de artistas e produtores de vídeo para de pessoas apaixonadas por artes e cultura visual.
 
IBEFEST - Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais [ http://ibefest-on-line.blogspot.com/ ], é uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de ações de reflexão e produção de conhecimento no campo de atuação dos eventos audiovisuais brasileiros: festivais, mostras, circuitos alternativos de exibição, modos informais de difusão, dentre outras iniciativas que visam promover o acesso da sociedade brasileira à cultura audiovisual.
 

Parceria:

ARCHCine - Festival Internacional de Cinema de Arquitetura [ http://archcine.com ]
 
Texto: Magali Martucci
 
+ SAIBA MAIS | Notícias e Novidades
feiras e eventosnotícias de arquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
Santos Arquidecor - Casa Natal
Casa Cor SC 2017
Spoga+gafa: Jardins e hortas urbanas são destaque na maior feira de jardinagem da Europa
Espaço formidável planejado para idosos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS