Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

O amarelo na arquitetura e na decoração

Explore o potêncial desta cor iluminada e alegre na decoração, na arquitetura e no paisagismo.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       01 de Julho de 2021 - ATUALIZADO EM: 12 de Julho de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 953

O Significado da cor amarela

Todas as cores costumam ter um significado, e a cor amarela não é diferente. Ela é associada principalmente ao Sol e consequentemente, relacionada a calor, luz, verão e a todos os sentimentos que advém: alegria, felicidade, otimismo, descontração, energia, espontaneidade, prosperidade, ouro e riqueza.
Mas esta é uma cor contraditória, como diz o livro A Psicologia das Cores: é a cor do otimismo, mas também do ciúme. É o amarelo do ouro, mas também do enxofre.
 
:: Veja também: A cor Azul (e assista a um vídeo incrível que o fará sentir esta cor, aprendendo a explorar seus diferentes tons usando a natureza como referência)
 

Como usar o amarelo na Arquitetura e na Decoração

O amarelo possui várias nuances e podemos explorá-lo para criar ambientes modernos e luxuosos, iluminando e trazendo energia para os espaços.
 
Por ser uma cor marcante, deve ser explorado com cautela. Costuma-se usá-lo em itens de decoração, como móveis, cortinas, lustres, tapetes, almofadas, pintura de paredes, peças decorativas, etc.
 
É indicado combiná-lo com cores como o cinza, o roxo, o laranja e o azul.
 
Detalhes decorativos amarelos animam a decoração. Imagem: Laura Chouette - Unsplash
 

Sensações que o amarelo transmite e como combiná-lo com outras cores

O amarelo é uma cor feliz, que estimula a criatividade e o raciocínio (por isso está relacionado à inteligência e à sabedoria).
É a cor do otimismo, da abundância e da coragem, mas é também a cor associada a traidores (segundo o livro A Psicologia das Cores) e a cor da advertência (por isso utilizada em semáforos).
 
Semáforos pintados de amarelo para simbolizar alerta e atenção (assim como a cor entre o verde siga e o vermelho pare). Imagem: marra - Unsplash
 

Diversos tons de amarelo

Segundo o livro Psicologia das Cores, existem 115 tons de amarelo, como o amarelo canário, o manteiga, o milho, a mostarda, o banana, o abacaxi, o mel, ...
 
Conhecer estas nuances nos permite explorá-las na decoração e na arquitetura. Exemplos:
 
 
Sofá amarelo em sala com piso bege, decorado com almofadas com toque azul. Imagem: Christelle Bourgeois - Unsplash
 

Cores que combinam com o amarelo

A combinação irá depender do estilo que você quer dar à sua decoração.
 

 

Amarelo e azul combiandos: um toque de diversão na decoração. Imagem: Tamanna Rumee - Unsplash

 

Um toque de amarelo e de dourado na sala com cores neutras e contrastando com o preto: sofisticação e luxo. Imagem: Kam Idris- Unsplash

 

 

Amarelo na Decoração de Interiores Residenciais

Agora que você já conhece as principais características da cor amarela e como criar algumas combinações com outras cores, vamos ver algumas dicas de como explorar seu uso em cada ambiente da casa:
 

 

Cozinha rústica amarela. Imagem:  Megan (Markham) Bucknall - Unsplash

 

Cozinha retrô amarela com preto. Imagem: Jonathan Borba - Unsplash

 

 

Amarelo na almofada e no dourado da arandela, contrastando com o preto = luxo. Imagem: Kam Idris - Unsplash

 

 

Sala com amarelo e dourado: detalhes ganham presença. Imagem: Ralph (Ravi) Kayden - Unsplash

 

 

Detalhes dourados aquecem a decoração e conferem requinte. Imagem: Spacejoy - Unsplash

 

 
Naturalmente, para se obter o resultado esperado, será necessário um estudo de cores complementares, bem como dos objetos a serem utilizados. Detalhes sutis farão toda a diferença, quer seja num armário, numa luminária, num sofá, cadeiras, cortinas, almofadas, em um vaso, objetos de porcelana, roupas de cama, mantas para sofá, e por aí afora.
 
    
Poltrona amarela. Imagem: Laura Chouette - Unsplash
 
Nas áreas externas da casa, a decoração deverá seguir o mesmo contexto: combinações com cores neutras, usar móveis e itens decorativos, como vasos e objetos que causem uma sensação de descontração, um lugar que seja agradável aos olhos e que seja bom de se estar.
 

Amarelo na Decoração de Interiores Comerciais

Sendo uma cor que se sobressai, é necessário ter cautela ao usá-lo na decoração, quer seja ela residencial ou comercial. Sabemos que as cores possuem o poder de influenciar no que diz respeito a sentimentos e sensações. Sendo assim, quando pensamos em decorar um estabelecimento comercial com amarelo, temos que levar em conta qual o perfil do público-alvo, o estilo da marca, tido de produto vendido, entre outros.
 
O amarelo estimula a criatividade. Imagem: Georgie Cobbs - Unsplash
 
O amarelo traz aos ambientes mais calor, energia, iluminação, aumentando a concentração, comunicação e atenção, influenciando a conduta das pessoas, quer sejam elas funcionários ou clientes. Na dosagem certa, o amarelo pode deixar o ambiente mais claro, agradável, criativo, com boas vibrações e bonito.
 
Em ambientes escuros, o amarelo ilumina. Imagem: Jiayou Sun - Unsplash
 

Amarelo no Paisagismo

Um jardim pode ter várias formas e várias plantas. Para que ele fique bonito e harmônico, temos que idealizá-lo antes. É importante planejar as cores das plantas, afim de combinar tons, cores e texturas. Seu jardim poderá ser mais suave ou mais impactante. Pois as cores escolhidas, irão atuar sobre as pessoas, podendo provocar alterações no seu temperamento.
 
Plantas ornamentais e flores na cor amarela, aliadas a outras, de cores complementares, irão impressionar bastante pela vivacidade e contraste, resultando num jardim com movimento, volume e vida.
 
Jardim com flores amarelas. Imagem: Matt Chen - Unsplash
 
Cozinha com um toque de flores amarelas. Imagem: Simona Sergi - Unsplash
 
O amarelo poderá ser utilizado em vasos e floreiras: plantando espécies com esta cor ou pintando o vaso/floreira com esta tonalidade (neste caso irá marcar o formato do recipiente).
 
Flores amarelas. Imagem: Behzad Ghaffarian - Unsplash
 

Amarelo na Arquitetura

Quando uma obra arquitetônica é planejada, sua cor deve ser pensada em conjunto, levando-se em conta a finalidade do imóvel, seja ele residencial ou comercial.
 
Barracão amarelo ganha vida e toque divertido e alegre com o uso da cor amarela. Imagem: Oleg Laptev - Unsplash
 
Fachada amarela residencial. Imagem: Zach Rowlandson - Unsplash
 
Sendo assim, os efeitos visuais irão determinar como o imóvel será visto por quem o frequenta: se ele transmite alegria, paz, calma, criatividade, calor etc.
 
O amarelo conduz a uma sensação quente, de alegria, otimismo, jovialidade, atenção e criatividade. Sendo uma cor estimulante é ideal para ambientes que usem atividades intelectuais, sendo o amarelo, muito utilizado em ambientes maiores, proporcionando uma sensação agradável e aconchegante.
 
 

Fontes Consultadas

 

+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades
corescores na decoraçãocomo decorarTAGS:
  RELACIONADOS
Prepare a casa para o outono
Você sabe como instalar cortinas?
Qual o aroma ideal para a casa?
Decore a casa com fotos de viagens e souvenirs

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >