O Arquiteto
O Arquiteto é o profissional que planeja o espaço e busca a união entre a função e a forma. Seu objetivo é conciliar a beleza às necessidades funcionais, idealizando a melhor solução para o projeto. Ao propor intervenções considera o contexto social, econômico, histórico e cultural.
Sua graduação baseia-se no estudo da forma e composição, estudo de estruturas e tecnologias construtivas, história da arquitetura e da arte, desenho, assim como paisagismo, projetos de interiores, restauro e urbanismo (podendo haver pequenas alterações na sua formação em função da grade curricular de cada universidade).
Etapas do seu Trabalho
Confira as etapas do trabalho do Arquiteto e sua relação com o cliente:
1º: contato com o cliente
-
Qual o tipo de obra? (construção? reforma? interiores? paisagismo?)
-
Onde está localizado o terreno/edifício (ruídos, vistas, fluxos de pessoas e carros, orientação solar, ventos,...)
-
Quais as necessidades funcionais do cliente (o que ele quer? O que ele sonha? O que ele precisa?)
-
Quais suas necessidades psicológicas (quem usa o ambiente? Como o utiliza? Como é sua rotina? Qual o seu perfil? É agitado? É tranquilo?)
2º: desenvolve o “partido”
O partido é uma ideia geral que norteará todo o desenvolvimento do seu projeto. O Arquiteto conhece os detalhes, cria um objetivo geral que deve atingir e realiza seu trabalho sempre considerando a parte e o todo dialeticamente.
3º: Estudo Preliminar
Estudos através de plantas, elevações, perspectivas... (leia mais “O Projeto”) que buscam atender às expectativas do cliente. Desenvolve estes estudos nas versões 1, 2, 3,... seja qual for a quantidade necessária até chegarem ao resultado almejado;
Imagem: Daniel McCullough - Unsplash
4º: Anteprojeto
O Anteprojeto é a versão final do estudo, apresentando de maneira clara a proposta do projeto;
5º: Projeto Legal
É o projeto com as informações necessárias para aprovação junto à Prefeitura;
6º: Projeto Executivo
Apresenta o detalhamento necessário para que se possa executar o projeto (piso, forro, móveis, acabamentos diversos...) assim como memorial indicando especificações e tabelas quantitativas.
7º: Projetos Complementares
São desenvolvidos os projetos: estrutural, elétrico/telefônico/TV, segurança, hidráulico, ar condicionado, iluminação e de impermeabilização.
Áreas de Atuação
Quais as áreas de atuação do Arquiteto?
-
Construção, reforma e regularização: desde pequenos projetos a grandiosas obras (responsável legal pelo projeto arquitetônico);
-
Planejamento de interiores (projeto, acompanhamento da obra e inclusive escolha dos materiais e acabamentos). Leia mais: O Designer de Interiores
-
Detalhamento (seja de elementos construtivos, seja de móveis e peças especiais);
-
Paisagismo;
-
Urbanismo;
-
Acompanhamento de obras (responsável técnico da obra);
-
Administrar a obra (Leia mais – custo/benefício).
Dicas de Contratação
Confira algumas dicas de como contratar um Arquiteto:
-
1º Passo: escolher o profissional - O melhor é conversar com amigos que já tenham utilizado os serviços de algum arquiteto. Analise se o que ele queria foi planejado e executado da maneira como idealizou. Outra dica é visitar o site do profissional e conhecer os trabalhos realizados por ele, pois poderá ter uma noção de como são seus projetos. Verifique qual o perfil do profissional e se ele se adéqua ao tipo de projeto que você quer (por exemplo: se busca algo moderno e o escritório realiza muitos projetos neoclássicos, a afinidade com este estilo que você busca poderá ser menor). Outra dica é observar as obras no seu bairro e das regiões que costuma freqüentar. Se gostar do estilo, peça para visitar a obra (normalmente é permitido), anote os dados da placa da obra, visite o site... nada melhor do que ver “ao vivo” um exemplo de projeto executado.
-
2º Passo: Marcar uma reunião (a qual normalmente é gratuita). Neste momento você deve expor o que você quer, conhecer o perfil do profissional, dizer o quanto espera gastar e saber quanto ele cobrará por tal serviço.
-
3º Passo: Verifique se o profissional está cadastrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) - você também poderá pedir um acervo técnico (que apresenta os projetos/obras já realizados por este profissional).
-
4º Passo: Tenha um contrato com o profissional. Neste deve constar de maneira clara os direitos e deveres de cada parte, valores, prazos, formas de pagamento e conseqüências no caso de uma rescisão contratual. Deve também ficar claro de quem é a responsabilidade pela escolha dos materiais e da mão-de-obra.
COMENTÁRIOS DESATIVADOSfale com a Arquiteta pelo Instagram
5. Jayana (24/08/2013)Ameeei o site, mt interessante !Tenho 18 anos e estou no segundo periodo do curso de arquitetura e este site irá me ajudar muito.Parabéns ao administrador!
4. Portal Clique Arquitetura (05/08/2013)Olá Cynthia,
Sempre é muito importante decidir valores e detalhes com um contrato, assim muitos problemas não ocorrem.
Cabe ao arquiteto ouvir o cliente e ajudá-lo a escolher o melhor projeto em função das suas necessidades. Não podemos generalizar a atitude de um profissional.
3. Cynthia (05/08/2013)O projeto da minha casa já está pronto, não achei uma maravilha, mas tudo bem. Foi aprovado pela prefeitura. Porém antes eu já estava meio desgostosa com o arquiteto, pois nenhuma sugestão minha era levada em conta, pensei que isso mudaria com o tempo, mas me enganei. Pra piorar a situação, na reunião em que o construtor nos passou o orçamento, foi um susto imenso, o valor foi muito alto e quando nos pronunciamos a respeito dessa questão, o arquiteto fez com que parecêssemos uns miseráveis, reforçando aquele preço abusivo.
2. Portal Clique Arquitetura (20/02/2013)Olá Luciano,
O ideal é que peça orientação a um profissional, que possa visitar o local, e assim lhe propor uma solução.
1. LUCIANO LUCAS (09/02/2013)É que estou com dificuldade na reforma da minha casa recentemente adquirida. Na cozinha como vou fazer embaixo da bancada que está apenas pregada aos cachorros de cantoneira de ferro.