Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Banheiro & Lavabo
VOLTAR

O Banheiro: Perguntas Importantes

Definições, curiosidades históricas e funções. Dicas e informações sobre banheiros.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       11 de Março de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 52.138

Definição e Curiosidades Históricas

O banheiro é muitas vezes chamado de casa de banho. Esta simples definição esconde uma gama de significados que as civilizações já deram e dão a este local.
Seu uso e seu espaço físico sempre evoluíram em função dos conhecimentos técnicos, de materiais e de acordo com as crenças de cada época.

Enquanto na Antiguidade seu uso ocorria de maneira principalmente pública, atualmente é um espaço de grande intimidade. Antes, tal como era construído, funcionava de maneira a atrair seus usuários para momentos sociais: haviam banhos públicos, latrinas públicas e, em povos como os árabes, locais para massagem, depilação e outras atividades relacionadas.

Com a Revolução Industrial e o aumento do conforto doméstico o banheiro (que se tornou um local muito mais limpo) passou a fazer parte do corpo da casa principal. Inicialmente era apenas um cômodo ao lado da cozinha geralmente com acesso externo, mas depois aumentou em quantidade e se diferenciou em banheiro para o casal, para os filhos e para as visitas, assim como também em lavatório.

Cada vez mais, em uma sociedade urbana, este espaço vem se tornando uma espécie de refúgio contra o estresse diário. Passou-se a criar ambientes mais amplos, com áudio e vídeo, e a se valorizar a independência de cada indivíduo neste espaço estritamente íntimo. Até mesmo nos banheiros de casais passaram a surgir duas pias e duas duchas e atualmente muitos já criam banheiros duplos, mas interligados, um para o homem e outro para a mulher.

Este é um fenômeno que vem ocorrendo nos grandes centros urbanos do Brasil e de países como os Estados Unidos. Devemos ressaltar que em locais como a Europa muitos velhos hábitos ainda permanecem, como uma menor frequência de banhos. Até mesmo a estrutura é diferente, pois em muitos hotéis, nos mais baratos, há apenas um banheiro comunitário. Outra diferença, neste caso cultural, é o sistema de chuveiro, pois valorizam muito mais a ducha de mão.

Atualmente os banheiros também são pensados para serem acessíveis a quem precisa de auxílio. São desenvolvidos novos designes que transformam estes espaços adaptados em locais harmoniosos e bonitos (confira dicas e ideias: Banheiro Adaptado).

 

Lavabo P.N.E. (Portador de Necessidades Especiais) - Casa Cor Mato Grosso do Sul, assinado pelos designers de interiores Roberto Araújo e Grace Bello. Fonte: Casa.com.br

 

Analisar o banheiro exige entender a história de cada povo e a maneira como vive seu dia-a-dia. É difícil para nós, acostumados com o hábito do banho, entender culturas que ainda nos dias atuais não valorizam os mesmos hábitos de higiene. É até mesmo devido a isto que aqui no Brasil este espaço vem ganhando cada vez mais importância, já que culturalmente a água sempre foi vista com bons olhos e como algo que ajuda a relaxar e a entrar em contato com a calma e a tranqüilidade interior necessária.

O banheiro é um local que vem se tornando um ambiente de paz nos dias conturbados atuais. Estar nele permite descansar e ter a certeza de que dificilmente alguém irá interromper esta calma. É um local respeitado e que, por esta importância, vem adquirindo maior complexidade.

 

Função

O banheiro é o cômodo utilizado para a higiene pessoal. Possui os utensílios e a estrutura necessária para este propósito. Atualmente sua função vai além e passou a funcionar como refúgio do estresse do dia-a-dia, garantindo momentos de lazer e sossego. Saiba Mais: Como Planejar um Banheiro

 

Como a banheiro é utilizado?

A escolha da quantidade dos banheiros e de sua dimensão deve ser feita baseada em respostas a perguntas como estas:

Planejar o funcionamento do banheiro pode torná-lo um local de descanso e refúgio dentro da residência, conferindo qualidade de vida e valorizando os minutos “gastos” com a higiene pessoal.

 

>> Próximo Passo: Banheiro: Aspectos Construtivos

 

Fontes Consultadas e Imagem Título

 

 

+ SAIBA MAIS | Banheiros

 

 

banheiros residenciaisarquitetura e construçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Conheça os diferentes tipos de cubas de banheiro
Banheiro/Lavabo: Escolhendo o Mobiliário
Banheiro: Aspectos Construtivos
O Banheiro: Perguntas Importantes

4 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS