Decidir a melhor cor para a decoração nem sempre é fácil. Mesmo sabendo o que dizem sobre cada uma delas (que o vermelho é sensual, mas pode estimular a raiva, que o amarelo abre o apetite, que o laranja estimula a comunicação, que o azul acalma, ... ), a sensação que tenho é a de que falta um embasamento teórico que comprove isso para os mais céticos.
E finalmente encontrei este material: o livro A psicologia das cores.
Ele foi escrito com base em uma pesquisa que entrevistou 2 mil pessoas de 14 a 97 anos na Alemanha, pedindo que relacionassem as cores com sentimentos e qualidades.
-
Título: A psicologia das cores :: como as cores afetam a emoção e a razão
-
Autora: Eva Heller
-
Editora: Olhares
-
Nº. de páginas: 311
Como o livro é organizado
Logo ao abrirmos, podemos ver duas tabelas interessantes que listam
as cores preferidas e menos apreciadas das pessoas.
A cor azul é apontada por
45% como a cor preferida! E se você gosta,
convido-o a assistir ao vídeo que criei, mostrando através de imagens como ela vem da natureza para dentro dos projetos arquitetônicos, decorativos e do paisagismo:
O azul é a cor predileta, enquanto que o marrom é a menos apreciada.
Depois é apresentada uma sessão com combinações de cores e sua relação com sentimentos. E então o livro é dividido pelas cores, trazendo tópicos interessantes sobre cada uma delas.
Existem várias combinações de cores, cada uma resultando num efeito psicológico.
O livro é dividido pelas cores, abordando diferentes aspectos, inclusive políticos e históricos.
AZUL
"A cor predileta. Cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante. A cor feminina e das virtudes intelectuais. Do azul real ao azul jeans."
São poucas as páginas coloridas do livro, mas nesta seção encontramos um pouco sobre cada cor. Nesta página: "exemplos e impressões relacionados com a cor azul".
VERMELHO
"A cor de todas as paixões - do amor ao ódio. A cor dos reis e do comunismo. A cor da felicidade e do perigo."
AMARELO
"A cor mais contraditória. Otimismo e ciúme. A cor da recreação, do entendimento e da traição. O amarelo do ouro e o amarelo do enxofre."
Nesta página: "exemplo e impressões relacionados com a cor vermelha" (à esquerda) e "amarela" (à direita).
VERDE
"A cor da fertilidade, da esperança e da burguesia. O verde sagrado e o verde venenoso. A cor intermediária."
PRETO
"A cor do poder, da violência e da morte. A cor predileta dos designers e dos jovens. Cor da negação e da elegância. Aliás, o preto é uma cor?"
BRANCO
"A cor feminina da inocência. Cor do bem e dos espíritos. A cor mais importante dos pintores."
LARANJA
"A cor da recreação e do budismo. Exótica e penetrante - e no entanto subestimada."
VIOLETA
"Do púrpura do poder à cor da teologia, da magia, do feminino e do movimento gay."
ROSA
"Doce e delicado, chocante e kitsch. Do rosa masculino ao rosa feminino."
OURO
"Dinheiro, sorte, luxo. Muito mais do que uma cor."
PRATA
"A cor da velocidade, do dinheiro e da lua."
MARROM
"Cor do aconchego, do pequeno-burguês e da burrice."
CINZA
"Cor do tédio, do antiquado e da crueldade. Os testes psicológicos com cores e a Teoria das Cores de Goethe."
Minha Opinião - por Arq. Nadine Voitille
A maneira como o conteúdo é exposto torna o assunto interessante: são narrados aspectos históricos e políticos; as cores são associadas a sentimentos; as cores são associadas ao comportamento dos animais; as cores são associadas à cura; as cores são associadas às formas; as cores são nomes e sobrenomes.
Para quem trabalha na área da arquitetura e do design, assim como na área de comunicação, este livro é uma peça chave sobre o entendimento das cores. Ele vai muito além do que encontramos nas leituras da internet e por isso vale cada centavo.
E para quem ama conhecimentos gerais, é um livro e tanto: você sabia que os meninos usavam rosa e as meninas azul? Para os curiosos como eu, vale ler a história contada nas páginas 214 à 217.
Dentre as muitas informações que traz, uma lição importante é perceber que as cores prediletas mudam com o tempo e ganham novos significados.
Só não espere ver muitas imagens: ele é essencialmente composto por palavras, ou melhor, ele é preto no branco.
Indicação