Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Livros: Dicas de Leitura
VOLTAR

O livro Cor, Espaço e Estilo

Um guia para quem quer projetar com segurança e qualidade

Por: Arquiteta Nadine Voitille       03 de Junho de 2022 - ATUALIZADO EM: 22 de Junho de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 168

Se você, profissional ou leigo, procura um manual de projeto e também um livro com inspirações de design, encontrou o material certo: o livro Cor, Espaço e Estilo traz informações teóricas que podem facilmente ser aplicadas para o planejamento e execução de um projeto.
 
Este é o tipo de livro que queremos ter para organizar todo o processo: como devemos começar? Quais informações precisamos coletar? Como organizar um cronograma e orçamento? Como gerenciar um projeto e evitar erros comuns, como em relação ao contrato.
 
Por isso, este livro também é uma ótima opção de presente para arquitetos e designers de interiores que estão começando #ficaadica ;)
 
 

Como o livro é organizado

O livro é dividido em 6 partes:
 
 

1. Fundamentos: aborda o começo de um projeto de design de interiores (um passo a passo), traz informações sobre gerenciamento de projeto, representação gráfica, apresentação e comunicação;

 

 

 

2. Espaços: trata de questões importantes para a análise dos espaços, falando sobre proporções, plantas, cortes, tipos de cozinhas, layouts de salas, medidas mínimas para salas de jantar, quartos, etc, e questões funcionais e de segurança dos usuários, como medidas para uma cozinha acessível;

 

 

3. Superfícies: cores, texturas e padrões são os assuntos explorados neste tópico, que trará informações interessantes sobre tipos de pisos (inclusive detalhes executivos), carpetes, revestimentos laminados, tipos de forros e paletas de cores e texturas;

 

 

 

 

4. Habitabilidade: luz natural, luz artificial e instalações prediais que geralmente não são vistas mas interferem diretamente no conforto do usuário, são os assuntos abordados neste capítulo. Os designers de interiores não projetam estas instalações, mas precisam saber como lidar com elas para que o resultado final do seu trabalho seja harmonioso e funcional;

5. Elementos: neste capítulo os autores trabalham o assunto sobre detalhes decorativos, móveis e acessórios, essenciais para personalizar um projeto de interiores;

6. Recursos: Traz diretrizes de acessibilidade, bibliografias complementares e recursos digitais, finalizando o livro com estas indicações de pesquisa.

 

Minha Opinião - por Arq. Nadine Voitille

O livro é bonito, tem capa dura e um bom tamanho. A impressão também surpreende, é bem organizado e visualmente interessante.
O fato de ser um guia torna o livro Cor, Espaço e Estilo uma obra que vale a pena ter na biblioteca de um profissional de arquitetura e design. O que mais gostei é o fato de ter detalhes executivos e medidas, porque isso o torna muito prático.
 
Como este é um assunto muito amplo, é claro que o livro não consegue abordar tudo (eles mesmos avisam na introdução sobre isso), mas consegue direcionar a partir de um primeiro passo, o caminho que deve ser seguido. Ah! E lembrando que o primeiro passo que eles trazem não é aquele básico, apenas teórico, que te informa mas te deixa perdido... pelo contrário: é consistente e realmente te ajuda.
Isso traz segurança para quem está projetando, facilitando a organização e o planejamento de cada etapa.
 
E para concluir esta análise, digo que este conteúdo é importante para a formação de bons profissionais, aqueles que não apenas fazem um bom trabalho, mas ensinam o cliente:
 
“Um bom designer de interiores dará a seus clientes o poder de tomar suas próprias decisões em relação à escolha dos elementos durante muito tempo após o término do projeto”. Livro Cor, Espaço e Estilo, pág. 237.
 

Indicação - Onde comprar

 
 
+ SAIBA MAIS | Dicas de Leitura
livros de arquiteturalivros de decoraçãolivros de designTAGS:
  RELACIONADOS
O livro Desenhe primeiro, pense depois
Livro: dimensionamento humano para espaços interiores
Livro Sketching para Arquitetura e Design de Interiores
Archidoodle: livro de desenho para Arquitetos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >