Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Livros: Dicas de Leitura
VOLTAR

O livro O ABC da Bauhaus

Por que todos deveriam saber o que é a Bauhaus? Este livro ajuda a entender sua importância nos dias de hoje.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       07 de Setembro de 2019 - ATUALIZADO EM: 15 de Setembro de 2019   |   VISUALIZAÇÕES 840

Se seu objetivo é apenas saber um pouco mais sobre a Bauhaus, o livro O ABC da Bauhaus não é para você. Aconselho que aprenda o básico sobre ela e então leia o livro: uma verdadeira imersão na sua teoria.
 
 
 
Seu conteúdo é teórico e explora historicamente o surgimento da escola. Acredito que o grande mérito desta obra (que foi originalmente publicada em 1991 e agora está sendo republicada em comemoração aos 100 anos da Bauhaus), seja explicar, através de ensaios de diferentes autores, detalhes da sua metodologia.
 
 
Isso me fez perceber o quanto recebi deste conteúdo na época da faculdade de arquitetura e não sabia. Um exemplo? Certa vez nos foi solicitado que conseguíssemos blocos de madeira (cubos, triângulos e cubos com uma face arredondada) para estudar a volumetria de edificações. E esta foi uma técnica trabalhada por Froebel entre 1835 e 1850 - "dons e ocupações", como chamava, e que se tornaria a peça central de sua teoria pedagógica. Quem foi Froebel? Um educador alemão que viria a influenciar a Bauhaus.
Um detalhe interessante: você tem filhos? Provavelmente eles também receberão em sua educação escolar princípios que vem da Bauhaus.
 
 

Como o livro é organizado

No total, são 11 títulos (onde estiver representado 3 quadradinhos, leia triângulo, quadrado, círculo):
 
 
Diferentes estudiosos apresentam seus ensaios, como por exemplo:"O Dicionário visual de Ellen Lupton examina algumas estratégias formais do design da Bauhaus quanto ao ideal de uma "linguagem" universal da visão, uma escrita autônoma livre das limitações culturais da escrita alfabética." Já "o físico Alan Wolf nos convida a imaginar como seria viver em um espaço com mais ou com menos de três dimensões, ..."
 
 
 
 
 

Opinião sobre o livro

Ler o livro me proporcionou uma visão mais detalhada da Bauhaus, permitindo a compreensão de aspectos que antes me passavam despercebidos.
Vejo mais claramente o quanto a experimentação muda a visão que a pessoa tem sobre determinado assunto.
Resumindo: o livro O ABC da Bauhaus não é um livro de fácil leitura, pois exige atenção e estudo. Mas é exatamente por isso que ele cumpre o que promete: foi estruturado para transmitir teoricamente e graficamente seu conteúdo.
 

Indicação

 
      
 
+ SAIBA MAIS | Livros: Dicas de Leitura
livros de arquiteturahistória da arquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
Livros sobre Decoração
Livro Sketching para Arquitetura e Design de Interiores
O livro Desenhe primeiro, pense depois
O livro A linguagem das cidades

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS