Devo me lançar no escuro como freelancer ou construir pouco a pouco? Como posso me organizar para alavancar minha carreira? O que faço primeiro?
Amei receber e ler o livro O Grande Salto, de Martina Flor. Seu subtítulo já diz tudo: “Guia para você se lançar como Freelancer nas indústrias criativas”.
A autora, Martina Flor, é designer e ilustradora especializada em lettering e design de tipos; então imagine um livro muito bem diagramado e ilustrado.
-
Título: O Grande Salto
-
Autora: Martina Flor
-
Editora: GG
-
Número de páginas: 159
Como o livro é organizado
O livro é dividido em 8 capítulos:
Vamos ver um pouquinho sobre cada um deles:
1. Ser Freelancer
Martina começa o livro falando sobre “ser freelancer”, quais os benefícios e desafios e trabalha a ideia de “as coisas que você pode fazer” e “as coisas que você quer fazer”.
2. Primeiros Passos
Como começar? É importante definir a sua biografia, criar seu portfólio e saber como fazer sua divulgação. Estes são os principais tópicos abordados neste capítulo.
3. Gerar Renda
A principal dica deste capítulo é sobre diversificar suas fontes de renda. E é surpreendente como existem alternativas!
4. Encontrar Clientes
Um freelancer precisa atuar como um empreendedor e existem muitos meios para se conseguir clientes, seja nas redes sociais, seja em palestras, ... as alternativas são várias.
5. O dia a dia
É possível trabalhar em casa, em um coworking... e como organizar seus dias? Quando tirar férias? E como ficam as licenças médicas? Saber administrar seu tempo será o diferencial para o sucesso e para manter uma boa saúde.
6. Ser profissional 1: preparando um trabalho
Você recebeu a consulta de um potencial cliente. E agora? Marina fornece um passo a passo para interagir com este cliente, dando dicas principalmente para elaborar um orçamento.
7. Ser profissional 2: executando um trabalhho
Você conseguiu um cliente: como conduzir o processo de maneira organizada e profissional? Como cobrar pelo trabalho?
8. Crescimento sustentável
O cliente precisa ter uma boa experiência de trabalho durante o projeto. E para isso você precisa definir seus padrões e dar tudo de si se optar por aceitar o trabalho oferecido. Lembre-se de que é importante saber crescer e cuidar de si.
Minha Opinião sobre o Livro O Grande Salto
Este livro veio em boa hora: com a pandemia, muitas pessoas estão pensando em como voltar a ter renda ou mesmo em como aumentar sua renda e o trabalho de freelancer é uma alternativa para muitos profissionais (seu conteúdo facilmente se aplica a arquitetos, designers e engenheiros civis).
Como é também o sonho de muitas pessoas que desejam ter maior controle sobre as horas do seu dia, este livro é de fato um guia que indico: os temas abordados são pontuais e certeiros; a linguagem é fácil e simples e as atividades propostas ao final de cada capítulo ajudam o leitor a organizar suas ideias e quem sabe o início de uma nova carreira.
Conclusão: se no início da minha carreira, como arquiteta, tivesse sido possível ler este livro, com certeza a trilha teria sido mais fácil. Nota 10 para o livro O Grande Salto.
Indicação