Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

O melhor tipo de cozinha para você

Cada tipo de cozinha tem sua particularidade, acesse o post e confira qual tipo de cozinha mais combina com você, sua casa e sua família.

Por: Tibério Construtora       30 de Junho de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 8.641

A cozinha já foi um local de múltiplas funções em um apartamento, ao mesmo tempo em que servia para o preparo da comida, também era onde os familiares compartilhavam as refeições. Com a modernização dos espaços domésticos, a sala de jantar se tornou um cômodo separado, tornando muitas vezes as cozinhas mais compactas e mais direcionadas para apenas um propósito: preparo e armazenamento de alimentos e utensílios de cozinha.

A composição da cozinha deve variar de acordo com dois elementos principais:

  1. O espaço disponível;
  2. A frequência com que o morador usa o espaço.

 

É importante considerar os hábitos da família para adequar o ambiente às suas necessidades. Sendo assim, o morador pode usar a cozinha como um espaço para preparo de refeições, e/ou como um local de convívio e passatempo familiar.

 

Cozinha americana

A cozinha americana tem como a principal característica a economia de espaço, portanto é um ótimo estilo para quem possui uma área compacta. Ela dispõe de uma bancada que separa o living da área da cozinha e serve como uma mesa de refeições, ou como um local de apoio de utensílios domésticos.

Esse estilo é muito usado atualmente, por conta dos apartamentos mais compactos, contando com algumas adaptações para o pouco espaço disponível, como banquetas, prateleiras e armários instalados nas paredes.

 

* Saiba mais: Cozinha Americana  |  Como Escolher as Banquetas

 


Cozinha Americana

Foto: Micasa Decoración


Cozinha Linear

É um formato simples e adequado para cozinhas estreitas e longas, ideal para quem preza por facilidade e rapidez na hora de preparar uma refeição. Sua composição deve seguir uma regra principal: a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. Armários e estantes complementam o arranjo, disponibilizando um espaço para guardar panelas e utensílios de cozinha.

 

* Saiba mais: Tipos de Cozinha

 


Cozinha Linear


Cozinha em “U”

O modelo em “U” é prático e bem definido no aspecto de distribuição dos elementos: em um dos trechos da bancada ficam posicionados a pia e o fogão, no lado oposto a dispensa e a geladeira, e entre eles uma área disponível para apetrechos de cozinha e decoração.

 


Cozinha em U

Imagem: Habitissimo


Cozinha em “L”

Seguindo o mesmo conceito de organização da cozinha em “U”, o estilo em “L” tem como foco a amplitude, deixando um bom espaço para a circulação. Ideal para quem costuma passar muito tempo na cozinha e para quem quer incluir uma mesa de jantar no ambiente.

 


Cozinha em L

Imagem: reginasegura-arquitetura


Cozinha com Ilha

A cozinha com ilha é um exemplo de cozinha gourmet, um local receptivo que proporciona a interação entre os convidados e o cozinheiro. Formada por uma bancada central com espaço disponível para decoração e instrumentos de cozinha.

 


Cozinha Ilha

Projeto: LEDS Arquitetura


Depois de avaliar suas necessidade e o espaço disponível é só escolher a cozinha perfeita para você.

* Esse post foi uma colaboração do Carlos Alberto Esteves da Tibério Construtora

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas

 

 

cozinha americanaTAGS:
  RELACIONADOS
Cozinha Americana em alta
Cozinhas sem risco
Como Montar uma Cozinha Provisória
Cozinha: Ergonomia & Circulação

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS