Cada tipo de cozinha tem sua particularidade, acesse o post e confira qual tipo de cozinha mais combina com você, sua casa e sua família.
A cozinha já foi um local de múltiplas funções em um apartamento, ao mesmo tempo em que servia para o preparo da comida, também era onde os familiares compartilhavam as refeições. Com a modernização dos espaços domésticos, a sala de jantar se tornou um cômodo separado, tornando muitas vezes as cozinhas mais compactas e mais direcionadas para apenas um propósito: preparo e armazenamento de alimentos e utensílios de cozinha.
A composição da cozinha deve variar de acordo com dois elementos principais:
É importante considerar os hábitos da família para adequar o ambiente às suas necessidades. Sendo assim, o morador pode usar a cozinha como um espaço para preparo de refeições, e/ou como um local de convívio e passatempo familiar.
A cozinha americana tem como a principal característica a economia de espaço, portanto é um ótimo estilo para quem possui uma área compacta. Ela dispõe de uma bancada que separa o living da área da cozinha e serve como uma mesa de refeições, ou como um local de apoio de utensílios domésticos.
Esse estilo é muito usado atualmente, por conta dos apartamentos mais compactos, contando com algumas adaptações para o pouco espaço disponível, como banquetas, prateleiras e armários instalados nas paredes.
Foto: Micasa Decoración
É um formato simples e adequado para cozinhas estreitas e longas, ideal para quem preza por facilidade e rapidez na hora de preparar uma refeição. Sua composição deve seguir uma regra principal: a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. Armários e estantes complementam o arranjo, disponibilizando um espaço para guardar panelas e utensílios de cozinha.
O modelo em “U” é prático e bem definido no aspecto de distribuição dos elementos: em um dos trechos da bancada ficam posicionados a pia e o fogão, no lado oposto a dispensa e a geladeira, e entre eles uma área disponível para apetrechos de cozinha e decoração.
Imagem: Habitissimo
Seguindo o mesmo conceito de organização da cozinha em “U”, o estilo em “L” tem como foco a amplitude, deixando um bom espaço para a circulação. Ideal para quem costuma passar muito tempo na cozinha e para quem quer incluir uma mesa de jantar no ambiente.
Imagem: reginasegura-arquitetura
A cozinha com ilha é um exemplo de cozinha gourmet, um local receptivo que proporciona a interação entre os convidados e o cozinheiro. Formada por uma bancada central com espaço disponível para decoração e instrumentos de cozinha.
Projeto: LEDS Arquitetura
Depois de avaliar suas necessidade e o espaço disponível é só escolher a cozinha perfeita para você.
* Esse post foi uma colaboração do Carlos Alberto Esteves da Tibério Construtora