Arquitetas explicam como usar o preto na decoração para conferir luxo e requinte aos ambientes.
As arquitetas Flávia Bonet e Roberta Bonet mostram como a cor personifica e moderniza os ambientes quando bem usada
Altamente utilizado na moda, o preto está sempre em alta no mundo fashion. Mas, depois das roupas e acessórios, é a vez de usá-lo com mais força na decoração dos ambientes. Quando é aplicado de forma correta, a cor pode deixar o cômodo mais aconchegante, luxuoso e moderno. Para as arquitetas Flávia Bonet e Roberta Bonet (www.bonetarquitetura.com.br), o tom pode ser pensado para diversos espaços da casa, variando de acordo com a intensidade que aparece em cada ambiente. “O preto fica ótimo em cozinhas, banheiros, salões de festas e até quartos de crianças”, diz Flávia. Mas é preciso cautela, alerta a profissional. “O preto deixa o cômodo mais escuro e, consequentemente, pesado.”
A facilidade no momento de combinar o tom com outras cores e materiais é um dos pontos positivos e favoráveis para a escolha do preto. “A tonalidade pode estar em qualquer objeto, revestimento ou acabamento. Uma boa ideia é compor com bege, cinza e marrom”, recomenda Roberta.
Para quem tem receio de usar a cor em uma parede inteira e não quer ousar na decoração, as profissionais explicam que o ideal é aplicar em pequenas quantidades, acrescentando um ou dois objetos na sala de jantar, por exemplo. “Não há um limite para o uso do preto, mas é bom seguir uma proporção, para evitar a sensação de diminuição dos espaços”, orienta a arquiteta.
É importante que o cômodo seja decorado especificamente para o uso da cor negra. “Neste projeto, a cor da marcenaria dominou o ambiente, dando muito destaque ao móvel. O preto tem o inconveniente de não aparecerem os detalhes de frisos e acabamentos, mas, neste caso, era mesmo o nosso objetivo: somente destacar o preto e o brilho do material”, relata Flávia.