O que é o Feng Shui e como esta ciência natural pode trazer equilíbrio e bem-estar.
Onde quer que o homem esteja, sua preocupação é sentir-se bem. Sendo assim, tudo que compõe uma residência, loja ou escritório, desde o início da sua construção, montagem, até o seu mobiliário, deverá estar voltada para o bem estar de quem o utiliza e de quem o frequenta. É a isso que muitos chamam de equilíbrio. Este acontece quando as pessoas o procuram através das forças benéficas da Natureza, atraindo assim, boa saúde, sorte e prosperidade. Veja também: Feng Shui funciona?
A sensação é de maior leveza na sua vida, ambientes mais aconchegantes e a impressão de estar mais perto da realização de seus sonhos e da solução dos problemas. E muitos procuram este equilíbrio através do Feng Shui (pronuncia-se fon suei).
Tendo origem chinesa, com uma corrente de pensamento com mais de 4000 anos, sua tradução literal é “vento-água”. O Feng Shui trabalha com uma combinação de forças que se associa à energia vital que percorre a casa. Os chineses dizem que esta está em constante movimento, circula invisível como o vento e desliza suave como a água.
Atualmente, a vida é muito atribulada, repleta de preocupações de todo tipo. Como receita de sabedoria oriental, o Feng Shui veio substituir a velha e boa intuição procurando entender e modificar as vibrações presentes nos ambientes e ao seu redor, resultando para quem o pratica, em maior bem-estar, conforto e praticidade. Estimulando conquistas, interesses e ainda incentivando a espiritualidade.
Não existem provas científicas de tais influências “visíveis ou invisíveis” nos ambientes. Mas de forma intuitiva, hoje em dia, é encarado como um bálsamo pronto para ajudar as pessoas a preservarem o seu bem-estar físico e mental. Não se trata de uma fórmula que por si só vai resolver todos os problemas; no entanto, pode-se dizer que unir os ensinamentos do Feng Shui a uma atitude positiva diante da vida é meio caminho andado para melhorar nossa condição de vida.
Elemento Fogo. Fonte: Atelier de Arquitetura Bianca e Bárbara Lehmkuhl
Para aplicar o Feng shui em interiores é fundamental conhecer um pouco sobre cores, iluminação, disposição de mobiliário, circulação funcional e ter senso estético. Não é necessário comprar móveis novos ou realizar obras na casa. É possível fazer um bom trabalho de harmonização, mudando os móveis de lugar ou colocando novas cores e assim estaremos estimulando o subconsciente das pessoas e provocando mudanças positivas.
O Feng Shui tem a capacidade de evitar a estagnação de energia em áreas de interesses importantes em nossas vidas. Basta conhecer alguns princípios básicos, saber como funciona e unir esse conhecimento ao bom senso e à intuição. Tudo é muito simbólico. Não existe um método único, pois as pessoas estão em constante mutação e não pensam ou agem de modo igual. Para umas, o objeto, a cor ou o canto escolhido tem certa conotação, que, para outras, não simboliza absolutamente nada. Cada pessoa tem o seu mundo particular, vivências e experiências únicas.
Principais Escolas de Feng Shui
Esta arte foi adaptada ao mundo ocidental, onde foram criadas metodologias a serem seguidas. Duas escolas se destacam: a da Forma e a da Bússola. Cada qual com suas técnicas mas com fundamentos e leis comuns. Os princípios da escola da Forma inspiraram a escola do Chapéu Preto, a qual é muito utilizada no Ocidente.
Clique na Imagem para saber como usar o Baguá - Site Tintas Suvinil
Exemplo de Baguá. Fonte: Tintas Suvinil
Chi é o sopro vital, é a energia ativa que dá vida a tudo, que está no ar que as pessoas respiram. Ela está presente em todos os elementos que compõem a vida na terra: água, vento, ar e matérias densas e fluidas. É a energia que se bem compreendida e administrada pelo homem, pode lhe garantir longevidade, saúde e bem-estar físico e emocional.
Sha é o oposto do Chi, é tudo aquilo que pode nos causar mal. O Chi circula durante as horas em que a luz é ascendente, ou seja, durante o dia, o outro corresponde ao decrescer da luz do dia. Não é a toa que os exercícios de Tai Chi Chuan e meditação são feitos nas primeiras horas da manhã.
Elemento Vento. Fonte: Symbolom
O Feng Shui é fácil de ser aplicado e não exige grandes mudanças. Conheça mais alguns detalhes:
Você também poderá gostar de outros assuntos relacionados. Confira abaixo algumas indicações:
Onde Comprar? Pesquise preços: Feng Shui no Trabalho | Arrume a bagunça com o Feng Shui | Feng Shui: Harmonia dos Espaços - Buscapé