Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

Os benefícios da jardinagem para a saúde física e mental

Cuidar de um jardim pode ser uma poderosa ferramenta de autocuidado

Por: Arquiteta Nadine Voitille       11 de Abril de 2023 - ATUALIZADO EM: 15 de Janeiro de 2024   |   VISUALIZAÇÕES 32.992

Os jardins são espaços especiais que existem desde que os humanos começaram a cultivar alimentos. Eles se tornaram mais do que apenas um espaço para cultivar plantas, convertendo-se em um lugar para as pessoas relaxarem, se concentrarem e se conectarem com a natureza e uns com os outros. Eles podem melhorar nosso bem-estar e saúde de muitas maneiras, ajudando-nos a nos sentir calmos e dando-nos um objetivo.
 
Muitas pessoas se acostumam à sua vida cotidiana corrida e conectada, esquecendo-se de parar e contemplar a natureza. Estar em um jardim pode ser uma poderosa ferramenta de autocuidado, exigindo que os indivíduos se concentrem apenas em uma coisa de cada vez e estejam totalmente presentes no momento.
 
Há anos os especialistas vêm dizendo que estar ao ar livre é benéfico para nós. Só sair e caminhar um pouco, especialmente em um espaço verde, é uma das formas mais rápidas de aumentar a saúde e a felicidade. É uma experiência sensorial completa, ajudando as pessoas a se sentirem mais conectadas com o planeta, com os pés no chão e parte de algo muito maior do que elas mesmas.
 
Você obtém aquela dose necessária de vitamina D graças à exposição à luz solar, que melhora não só seu humor, mas também beneficia seus ossos e seu sistema imunológico. É provável que você também esteja em movimento quando está ao ar livre, o que é bom para sua saúde física. Além disso, não será bombardeado com estímulos das telas e da vida cotidiana, o que pode ajudar a reduzir os sintomas de estresse.
 
Portanto, não é nenhuma surpresa que a jardinagem nos faça bem. Uma série de estudos científicos sobre os efeitos da jardinagem já foi feita. Eles relataram resultados da chamada terapia horticultural na saúde e melhoraram o bem-estar mental. Pesquisas publicadas na revista Preventative Medicine Reports descobriram que a jardinagem tem uma ampla gama de benefícios, incluindo combateà depressão, à ansiedade e controle do IMC (índice de massa corporal), assim como um aumento na qualidade de vida, satisfação e senso de comunidade.
 
O trabalho manual traz benefícios físicos- toda a escavação, plantio e capina - que queima calorias e fortalece o coração. E há também os benefícios psicológicos. Algumas pessoas acreditam que colocar sujeira sob suas unhas enquanto escavam no chão pode fazer você feliz. A escavação na terra agita os micróbios no solo, o que, quando inalado, pode estimular a produção de serotonina, fazendo você se sentir relaxado e mais feliz.
 
A jardinagem tem também sido usada para ajudar as pessoas em recuperação de um vício, seja ele em drogas, álcool, ou comportamental. De acordo com dados deste site, depressão e ansiedade muitas vezes andam de mãos dadas com vícios como abuso de substâncias e jogo patológico, assim como perda de ambições e objetivos. Acredita-se que a jardinagem pode se tornar uma distração dos pensamentos negativos e anseios, ajudando a prevenir uma recaída. As novas habilidades aprendidas na criação de um jardim também podem promover a autoconfiança, criando um importante senso de propósito, algo que pode ser perdido no ciclo do vício.
 
Mesmo aqueles que não estão se recuperando do vício, mas que sofrem de estresse, ansiedade e depressão na vida diária, poderiam se beneficiar da jardinagem. Ter um propósito, uma oportunidade de se concentrar em algo e colocar sua mente para trabalhar com uma tarefa em mente pode ser extremamente benéfico para alguém que luta contra problemas de saúde mental. Ver algo crescer e prosperar, sabendo que você a cultivou, pode levar a sentimentos de realização.
 
Ter um jardim é um luxo, e para alguns, especialmente aqueles em áreas mais urbanas, eles não são uma opção. E cultivar plantas dentro de casa, em parapeitos ou varandas, não é bem o mesmo que ficar do lado de fora em um espaço verde. É aqui que os jardins e hortas comunitários podem ajudar. Desde a pandemia eles tem crescido em popularidade. Estes não só fomentam o sentimento de comunidade e oferecem um espaço para socializar, mas também dão àqueles que não têm acesso ao seu próprio jardim uma oportunidade de sentir os benefícios da jardinagem.
 
Da próxima vez que precisar de um empurrão, saia e brinque na sujeira. Cultive frutas, vegetais ou temperos, veja uma planta se desenvolver desde a semente até a floração. E veja os benefícios florescerem dentro e diante de você.
 
 
+ SAIBA MAIS :: Dicas e Curiosidades sobre Jardins
arquitetura e bem-estarcasa e jardimdicas de jardinagemjardinagem e paisagismodecoração de jardimTAGS:
  RELACIONADOS
Plantas Resistentes
Plante 3 ervas em vasos e economize R$233,00 por ano
Jardins: Detalhes Importantes
Verão com flores e plantas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >