Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Pedras Naturais | Sintéticas
VOLTAR

Paredes de Pedra

Conheça as vantagens e desvantagens de uma parede de pedra, detalhes e dicas importantes.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       24 de Maio de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 68.573

Decoração de paredes com pedra

As pedras são velhas companheiras dos seres humanos. Desde o começo dos tempos, serviram para a construção de casas, pontes, muros e uma infinidade de coisas.

Devido à grande variedade e beleza das mesmas, são muito utilizadas na construção ou no revestimento de paredes, atribuindo aos ambientes um toque rústico diferenciado.

 

Vantagens

Desvantagens

 

Onde Utilizá-las

Passando da área externa para a interna da casa, as pedras são cada vez mais utilizadas para decorar paredes. O visual rústico, remetendo à natureza, contrasta com elementos modernos e sofisticados, gerando ambientes confortáveis e muito  interessantes.

Seu uso é versátil e permite que seja aplicada tanto em espaços mais tradicionais, como em contemporâneos. Por isso, pode ser usada em salas, lavabos, banheiros, quartos, cozinhas, adegas e varandas, proporcionando um aspecto robusto e sólido ao ambiente.

Lembre-se que seu efeito proporciona mais peso e frieza à decoração e sua presença é marcante. Para valorizar detalhes, poderá ser utilizada iluminação de destaque, como o efeito wall wash. Leia mais: Efeitos de Iluminação

 

Iluminação valoriza o relevo bruto da pedra. Projeto: Erick Figueira. Veja mais fotos: Casa de Pedra | Figueira

 

Esta lareira de pedra é um belo exemplo do uso do material como revestimento e estrutura. Projeto: CCY Architects. Mais fotos: Casa de Campo CCY

 

Como Escolher

A escolha da cor, do tamanho e do tipo de pedra irá depender do gosto pessoal, do local onde será colocada, do estilo da decoração e do efeito desejado. O ideal é solicitar a orientação de um profissional (arquiteto ou designer de interiores), assim será mais fácil estudar o ambiente e usar o material na medida certa.

Se o revestimento for em paredes externas, as pedras maiores são mais aconselháveis, por conferir ao ambiente mais rusticidade. Já se seu objetivo é algo mais suave, opte por pedras de pouco relevo e cores mais suaves. Pedras grandes, com relevo e cores fortes, são mais impactantes.

Como acontece com as tintas, as pedras com cores claras deixarão o ambiente mais leve, assim como, as de cores mais carregadas ou escuras, exigirão um reforço da iluminação.

 

Perceba que a cor clara da pedra confere leveza ao revestimento, o qual foi aplicado tanto em um ambiente interno, como em um externo. O contraste entre materiais é o grande destaque: o frio da pedra é balanceado pelo quente da madeira, enquanto que o vidro e a TV constrastam por sua delicadeza ao lado da rusticidade da pedra. Projeto: Arquitetos Dado Comini e e Augusto Perez. Mais fotos: Casa Legno

 

Variedade de Pedras

No mercado, existem muitos tipos de pedra que poderão ser usados para construção de paredes ou simplesmente para revestimentos.

Podemos encontrá-las em lojas de pedras, expostas em grandes dimensões ou cortadas em filetes, ou em lojas de revestimentos / material de construção.

Abaixo estão relacionados alguns tipos mais utilizados para esse fim:

 

 

Pequenos seixos brancos utilizados no revestimento de parede externa na Residência Belotti, do Arquiteto Lolô Cornelsen. Mais fotos: Residência Belotti

 

 

Pedra São Tomé aplicada na parede de uma escada (com técnica canjiquinha), constrastando harmoniosamente com o piso de madeira dos degraus. Projeto: Miliauskas Arquitetura. Mais fotos: Residência Horto Florestal

 

 

Parede de pedra ferro filetada. Projeto: Studio MK27. Veja mais fotos: Casa V4

 

Aplicadas em ambientes internos, as pedras decorativas possuem uma grande durabilidade, podendo revestir as paredes em filetes - técnica chamada “canjiquinha” (nesta técnica as pedras são encaixadas uma sobre a outra em tirinhas), em pedaços irregulares ou beneficiados (podendo ser cortadas em diversos tamanhos).

Um ótimo efeito é proporcionado pelos mosaicos, que são pedras que recebem corte geométrico. Os mais comuns são os chamados mosaicos portugueses, de grande beleza e sofisticação.

 

A pedra amarelada, combinada com o verde, ganha destaque e chama a atenção. Projeto: Studio MK27. Mais fotos: Casa das Mirindibas

 

Colocação e Mão de Obra

Após a escolha da pedra, é importante a contratação de um bom profissional especializado na colocação da mesma. Assim você estará garantindo que o resultado final seja o esperado. É um trabalho demorado, meticuloso e detalhista.

A aplicação poderá ser feita com a utilização de rejunte ou com junta seca, dependendo da escolha da pedra e do resultado desejado. Para isso, a superfície da parede deverá estar limpa, sem umidade e prumada.

 

Manutenção

Apesar de ser um elemento rústico, as pedras exigirão manutenção e limpeza. Existem à venda, em lojas especializadas, produtos para serem aplicados nas mesmas, os quais irão protegê-las da umidade, impermeabilizando-as, e da proliferação de micro organismos que podem surgir com o passar do tempo.

Nas áreas externas é mais fácil a limpeza, pois poderá ser utilizada água e sabão.

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Pedras Naturais e Sintéticas

 

 

pedra naturalpedras naturaisarquiteturapedras decorativaspedra para paredeparede com pedrarevestimento de paredeTAGS:
  RELACIONADOS
Paredes de Pedra
Limestone
Mármore
Superfícies de Quartzo

2 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS