Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Pastilhas
VOLTAR

Pastilhas autoadesivas podem modernizar a sua casa

Renove facilmente a decoração de banheiros, cozinhas, varandas... conheça as pastilhas autoadesivas

Por: Giovana Roesler       25 de Maio de 2022 - ATUALIZADO EM: 15 de Junho de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 173

Se você decorou e mobiliou sua residência há algum tempo e deseja dar uma modernizada, mas não quer fazer uma obra grande, contratar pedreiro e gastar um valor elevado, saiba que você pode adicionar pastilhas autoadesivas no ambiente e com isso repaginar todo o seu espaço.
 
As pastilhas adesivas são uma excelente opção para fazer uma transformação nos cômodos da sua casa. Com elas, é possível alterar o layout, sem precisar quebrar nada, além de não fazer sujeira, você não vai precisar ter um alto custo para conseguir um bom resultado. 
 

O que são pastilhas autoadesivas?

As pastilhas autoadesivas são um tipo de pastilha adesiva que é considerado uma ótima alternativa para decorar a sua casa, pois além de ser de fácil instalação (basta remover a película e a colar no local desejado), é uma transformação rápida e prática, sem um alto custo.
 
As pastilhas podem ser encontradas com facilidade no varejo e apresentam um valor atrativo quando comparada a materiais convencionais. Ao optar por utilizar as pastilhas autoadesivas em sua decoração, você não precisará se preocupar com a poeira ou em contratar mão de obra especializada. É possível que você mesmo efetue a instalação das pastilhas e ainda que você crie desenhos personalizados conforme o seu estilo.
 

Tipos de pastilhas adesivas

Existe disponível no mercado uma grande variedade de pastilhas adesivas. Independe do seu estilo de decoração, você pode encontrar diferentes modelos, tamanhos, acabamentos, cores, formas e preços. Saiba mais sobre em: Pastilhas: Modelos e Aplicações
 
Você pode encontrar à venda dois tipos de pastilhas adesivas: as pastilhas autoadesivas, que como o nome sugere, são apenas adesivas e as pastilhas resinadas, que além de serem adesivas, também apresentam resina em sua composição.
 
Ao comparar esses dois tipos, a pastilha resinada, apesar de apresentar um custo maior, possui uma qualidade melhor, oferece uma durabilidade maior, além de ser resistente à água. 
 
Com relação aos tipos de materiais de pastilhas autoadesivas, existem as pastilhas de vidro, que estão disponíveis em apenas uma cor ou em uma mescla de várias cores. Também é possível encontrar as pastilhas de metal, que apresentam formatos, tamanhos e tons diferentes.
 
Na hora de escolher o material a ser utilizado, você deve levar em consideração qual o local em que realizará a instalação. As pastilhas de metal, como as de alumínio, são consideradas mais sofisticadas, por isso tem um custo mais elevado e são bastante aplicadas em ambientes comerciais, como restaurantes e bares.
 
Fonte: Unsplash
 

Onde podemos usar?

As pastilhas autoadesivas podem ser utilizadas em diferentes ambientes, sendo comumente aplicadas para decorar e revestir paredes em cômodos internos como cozinhas, banheiros, lavanderias ou até mesmo no hall de entrada e em varandas.
 
É importante se atentar as informações e indicações do fabricante no momento de escolher a melhor pastilha para o seu ambiente. As pastilhas autoadesivas podem ser aplicadas sobre diversos materiais, como em azulejos, metal, MDF, madeira, fórmica, fibra de vidro, vidro, vinil e paredes com pintura ou massa.
 
Você deve escolher o material das pastilhas adesivas de acordo com sua finalidade, pois existem opções disponíveis que resistem ao sol, ao calor e a temperatura, podendo aguentar até 60º C. Outra opção é para as áreas externas, que precisam ser à prova d’água e podem ser instaladas no interior de uma piscina, de modo que podem molhar sem problemas.
 
Fonte: Pixabay
 

Vantagens e desvantagens

Vantagens

 

Desvantagens

 

Como podemos usar?

Como são fáceis de aplicar, as pastilhas autoadesivas podem ser utilizadas em diferentes superfícies, como em cerâmica, vidro, MDF, madeira e gesso. Porém, é importante verificar as demandas do ambiente em que você deseja realizar a instalação das pastilhas e avaliar qual será o seu uso, antes de escolher o seu modelo favorito.
 
Algumas pastilhas precisam ser resinadas para poder ter contato direto com a água, outras apresentam especificações que só permitem a sua colocação em ambientes internos e secos. Por isso, é de extrema importância pesquisar estas informações antes de efetuar a compra e colocação, desta forma, você não irá se decepcionar com o resultado final.
 
Fonte: Unsplash
 

Como é feita a instalação?

Antes de instalar as pastilhas autoadesivas, você deve limpar a superfície na qual deseja realizar a aplicação e verificar se ela está seca e plana. Caso você encontre imperfeições, é possível lixar e adequar a parede para que fique lisa.
 
Para iniciar a transformação do seu ambiente, você precisa retirar os acabamentos, interruptores, espelhos das tomadas, suportes ou outro objeto que esteja instalado na superfície em que a pastilha será colocada. 
 
Cada modelo de pastilha possui um manual de instruções, então leia com atenção e sempre siga as recomendações do fabricante. Para realizar a instalação das pastilhas autoadesivas você não irá precisar de muita coisa, basta um lápis, uma trena e um estilete ou uma tesoura.
 
Com o auxílio da trena, tire a medida do local em que pretende instalar as pastilhas adesivas e caso necessário, com o estilete faça os recortes na peça para adequar as medidas. Você pode conferir aqui, como realizar a instalação de pastilhas adesivas:
 
Fonte: Youtube
 
 
Como as pastilhas autoadesivas já apresentam uma camada adesiva de alta aderência, não será necessário utilizar rejunte, argamassa, cola ou outro fixador. Seguindo o passo a passo do manual, você garante a durabilidade do material e um bom resultado.
 

Manutenção, limpeza e cuidados

As pastilhas autoadesivas podem durar cerca de cinco anos em espaços secos e dois anos em ambientes úmidos. Para manter a beleza e não perder o acabamento brilhoso, é preciso realizar a limpeza frequentemente, de preferência utilizando uma esponja macia e um detergente neutro.
 
Ao executar a higienização, você deve evitar o lado áspero da esponja, o uso de alvejante ou de materiais abrasivos, pois estes podem danificar as pastilhas, desbotar a cor ou até mesmo remover a cola.
 
 
+ SAIBA MAIS | Pastilhas
pastilhasdicas de decoraçãodecoração cozinhaTAGS:
  RELACIONADOS
Pastilhas de Coco
Pastilhas valorizam Casa Conceito da Barbie
Pastilhas: Modelos e Aplicações
Pastilhas de Bambu

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >