Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Pastilhas
VOLTAR

Pastilhas de vidro: uma opção impermeável

Conheça as características das pastilhas de vidro e saiba como e onde aplicá-las

Por: Giovana Roesler       22 de Julho de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 108

A instalação de pastilhas na decoração da sua casa é uma ótima forma de reformar algum cômodo, sem ter muito trabalho. É possível encontrar no mercado uma grande variedade de pastilhas, como as autoadesivas, as de cerâmicas, entre outras, saiba mais em: Pastilhas: modelos e aplicações
 
As pastilhas de vidro são uma opção para você renovar os ambientes da sua casa, obtendo um resultado duradouro sem precisar fazer uma grande obra. Com estas pastilhas, você consegue criar um espaço totalmente personalizado com o seu estilo, fazendo combinações únicas e brincando com as cores.
 

O que são pastilhas de vidro?

As pastilhas de vidro são um tipo de revestimento, em que peças pequenas, quadradas ou hexagonais, são colocadas em uma tela ou em um papel para serem aplicadas na superfície. Seu resultado é semelhante ao de um ambiente decorado com um mosaico e é comumente aplicado em áreas como cozinha, banheiro e lavanderia.
 
Na hora de escolher as suas pastilhas de vidro, você precisa pensar na paleta de cores do ambiente que foi escolhido para passar pela transformação. É necessário criar um espaço harmonioso, seja utilizando cores semelhantes ou criando espaços de contraste, com cores mais fortes e vibrantes.
 
Banheiro com pastilhas de vidro preta. Imagem: Depositphotos
 

Quais as medidas das pastilhas de vidro?

As placas de pastilhas de vidro podem ser encontradas a venda em algumas medidas, como 2,5 x 2,5 cm, 5 x 5 cm e a medida mais comum, que é 30 x 30 cm. Você pode optar por cobrir apenas uma faixa, fazendo um pequeno detalhe em uma parede, como também pode preferir revestir toda a área; apenas se lembre de manter a harmonia do local.
 
O recomendado é que o tamanho das pastilhas escolhidas sejam proporcionais ao tamanho do ambiente, ou seja, para cômodos menores, tenha preferência por pastilhas menores e para espaços maiores, escolha pastilhas com a mesma proporção.
 

Onde podemos usar?

As pastilhas de vidro são muito utilizadas nas residências, tanto em ambientes internos como em externos. São instaladas em cozinhas, lavanderia, banheiros e piscinas, pois são muito resistentes a produtos alcalinos e ácidos. Como é um tipo de revestimento que também resiste a umidade e a temperatura, acaba sendo uma opção que se destaca quando comparada a outros tipos de materiais.
 
É considerada um revestimento delicado, por isso pode ser utilizada em espaços com superfícies curvas e arredondadas, pequenas dimensões ou até mesmo em bancadas, nichos e pilares. Se a parede em que as pastilhas de vidro forem aplicadas estiver bem vedada, você terá um isolante térmico e elétrico, além de uma parede impermeável, com quase nenhuma chance de ter problemas com mofo ou umidade.
 
As pastilhas de vidro só não são indicadas para serem instaladas no piso, pois como são produzidas em um material mais escorregadio, podem ocasionar quedas, especialmente se estiverem molhadas.
 
Banheiro com pastilhas de vidro preta aplicadas em nichos e no espaço da banheira. Imagem: Depositphotos
 

Quais as vantagens e desvantagens?

 

Vantagens

 

Desvantagens

 

Como podemos usar as pastilhas de vidro?

As pastilhas de vidro podem ser utilizadas em toda a superfície das paredes, em faixas horizontais e verticais ou ainda em nichos de banheiros. É um modo de adicionar cor e trazer modernidade na decoração da sua casa.
 
Estas pastilhas possuem uma ampla paleta de cores, disponibilizando opções que não podem ser encontradas em outros revestimentos, como em azulejos. Também é possível encontrar opções com desenhos, estampas, além se modelos mais artesanais, com aplicações de pétalas, folhas, frutas, pedras e até mesmo bolhas de ar no vidro.
 
Além de adicionar estilo, as pastilhas são indicadas para serem instaladas como backsplash (parte posterior) das pias, tanto em cozinhas como em banheiros. Desta forma, você consegue proteger as áreas em que há contato direto com a água de problemas com o excesso de umidade.
 
Piscina com pastilhas de vidro azuis. Imagem: Engin Akyurt - Pixabay 
 

Como é feita a instalação das pastilhas de vidro?

Para realizar a instalação das pastilhas de vidro o indicado é contratar mão de obra especializada, pois qualquer descuido pode ocasionar em um acabamento defeituoso e um resultado insatisfatório. Por serem peças delicadas, pequenas e de pouca espessura, é necessário utilizar uma argamassa específica, além de um rejunte certificado para o material utilizado.
 
Caso você decida tentar realizar a instalação das pastilhas sozinho, saiba que é um procedimento simples, similar ao realizado para instalar o azulejo. Porém, é preciso acertar o assentamento da pastilha, de modo que ela não saia do prumo, perca o alinhamento e fique torta. Siga as recomendações que se encontram no manual de instruções das pastilhas para conseguir o melhor resultado.
 
Antes de iniciar a sua instalação, você irá precisar limpar a área em que deseja realizar a aplicação das pastilhas, retirando qualquer resíduo que possa prejudicar, principalmente de tinta ou de óleo. Veja este vídeo de como instalar pastilha de vidro para te auxiliar no passo a passo do processo:
 
Como instalar pastilha de vidro. Paloma Cipriano - Youtube
 
 

Como higienizar as pastilhas de vidro?

As pastilhas de vidro devem ser higienizadas frequentemente e de modo adequado para manter o seu brilho, beleza e durabilidade. Para não provocar riscos nas peças, evite o uso de saponáceos, escovas, lã de aço e buchas.
 
Para a limpeza do rejunte e a conservação das pastilhas, a recomendação da maioria dos fabricantes é a de utilizar uma solução de ácido muriático diluído em água, considerando a proporção de um para um para não causar manchas. É importante utilizar luvas e máscara, pois está mistura é agressiva e pode ser prejudicial à saúde.
 
 
+ SAIBA MAIS | Pastilhas
pastilhaspastilha de vidrodecoração de interioresdicas de decoraçãocomo decorarTAGS:
  RELACIONADOS
Pastilhas autoadesivas podem modernizar a sua casa
Pastilhas valorizam Casa Conceito da Barbie
Pastilhas de vidro: uma opção impermeável
Pastilhas de Bambu

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >