Dúvidas na hora de construir ou reformar sua cozinha? Nossa lista de "perguntas e respostas" poderá lhe ajudar.
Na hora de construir ou reformar a cozinha sempre surgem dúvidas: quais cores escolher? Como combinar este elemento com aquele? Qual o tamanho ideal? etc.
Por isso reunimos neste artigo as 15 dúvidas mais comuns. Confira:
É possível criar inúmeras composições, inclusive considerando que existem muitos estilos decorativos, assim como materiais e texturas. No entanto, a dica para quem não quer errar, é optar por uma base neutra no piso e nas paredes, deixando a cor mais forte para detalhes. Quais as combinações mais comuns?
- Piso bege ou cinza claro combinado com azulejos brancos. Neste caso, poderá optar por uma faixa de cor diferenciada em locais nobres, como próximo do fogão, pia ou mesmo ao lado da bancada americana. O piso bege combina com bancada preta? Sim. O contraste é elegante e combina inclusive com eletrodomésticos em aço inox;
- Bancada em granito Verde Ubatuba: combina com móveis brancos ou mesmo amadeirados. Se deseja fazer uma faixa de material diferente na parede, faça o teste de amostras: coloque os dois materiais lado a lado e sinta a combinação (ela precisa ter harmonia... um contraste muito grande poderá ser cansativo com o tempo);
- Bancada em granito claro (Itaúnas, Siena, Ceará, Branco Dallas, ...): combinam com móveis brancos e amadeirados. Caso queira uma cozinha bem clarinha e leve, opte por cores claras para os móveis. Mas caso precise de mais presença, poderá facilmente escolher móveis com cor mais forte e escura, pois combinarão com estes granitos;
- Bancadas pretas: a escolha das cores segue o mesmo princípio citado acima. A grande diferença é que uma bancada escura tem um peso bem maior na decoração do ambiente, transmitindo a sensação de presença e forte personalidade.
* Leia mais (neste artigo poderá visualizar vários tipos de granito combinados com móveis de diferentres cores): Bancadas de Cozinha em Granito
O branco quase sempre é muito bem aceito. Para conferir um toque de cor, é possível usar um tamponamento (moldura) com cor mais forte.
Para escolher a cor dos móveis, pense no piso, paredes e bancada: se possível, escolha a cor usando amostras e coloque-as lado a lado com a amostra do material da bancada.
Use no máximo duas cores para os móveis, assim a chance de criar uma composição harmoniosa será maior.
Sim! Para criar um ambiente harmonioso você precisa pensar no conjunto: como o piso preto é um elemento marcante e de grande peso na decoração, usar móveis brancos pode ser uma boa escolha para iluminar o espaço e equilibrar a composição. Antes de optar por ele, analise a sua personalidade: o preto em excesso não é indicado para quem sofre de depressão, pois favorece o isolamento e a introspecção. Quando utilizado de maneira adequada, gera a sensação de poder e sobriedade.
Aqui mostramos que o piso preto pode ser combinado com móveis de cor clara ou escura: a escolha dependerá do estilo almejado. Fotos: Apartment Therapy | Storyblog.
Se o seu objetivo é integrar os ambientes, para que o espaço pareça maior, não use (neste caso, você deve ter o mesmo piso nos dois ambientes). Agora, se quer marcar a separação entre a cozinha e a sala, poderá sim usar uma soleira (especialmente se você tiver dois pisos diferentes em cada espaço - a soleira irá criar um bom acabamento de transição entre eles).
De que cor a soleira? Poderá ser de uma cor semelhante ao piso ou ainda constrastando com este. No primeiro caso você estará criando um detalhe sutil e delicado, já no segundo, algo mais marcante. Exemplo: piso bege com soleira em mármore travertivo (é elegante e sutil). Piso bege contrastando com granito preto absoluto, é forte e nobre.
* Leia mais: Decoração de Cozinha Integrada: Piso | Soleira em Granito Preto
Sala e cozinha possuem o mesmo piso, ampliando a sensação do tamanho do ambiente. Projeto: Arq. Cristina Mioranza.
Utilize materiais de cor clara, integre os ambiente (inclusive com o exterior, usando janelas amplas) e tenha uma boa iluminação, tanto natural, quanto artificial. Saiba mais: Como Ampliar Pequenos Ambientes
A tonalidade das pedras naturais, assim como dos revestimentos cerâmicos, sofre alterações de acordo com o lote. Por isso, instalar um novo material semelhante a outro já antigo lado a lado pode gerar a sensação de erro ou mesmo de reforma não planejada. Existem duas opções neste caso: se o material for homogêneo e você conseguir encontrar algo muito semelhante, pode ser que esta diferença não seja notada (exemplo: Granito Preto Absoluto - mas mesmo neste caso, é preciso estudar e analisar a possibilidade). Caso contrário, escolha um novo material, de cor diferente e que combine. É melhor mostrar a diferença do que tentar camuflar e mesmo assim ser notada.
Não necessariamente. O que precisa existir na composição é harmonia. Por isso, ao escolher os materiais, coloque-os lado a lado para sentir se combinam por semelhança ou por contraste. Exemplo: granito branco Ceará com Preto Absoluto (existe contraste, mas combinam), podem ser usados em ambientes próximos, como bancada da cozinha e escada na sala.
O material mais comum utilizado é o granito, por sua resistência e preço acessível. Também podem ser utilizados porcelanatos, marmoglass, superfícies de quartzo, aço inox, madeira, ...
Lembre-se que o mármore não deve ser utilizado em cozinha, pois é um material poroso, que mancha com facilidade e tem pouca resistência. Saiba mais: Bancadas de Cozinha
As duas opções são possíveis, mas para um acabamento melhor, instale a bancada depois dos móveis.
Se ela for instalada antes, será fixada na parede com a ajuda de mão francesa e dois problemas poderão ocorrer: a posição da mão francesa pode interferir no acabamento dos móveis e/ou ainda poderá ser necessário ajustes de altura do móvel usando cunhas.
Ela pode ser feita de alvenaria ou de madeira. Sendo feita de madeira, como uma extensão dos móveis, existe a vantagem do aproveitamento de espaço. Para saber mais, leia: Bancadas de Cozinha e Cozinha: Ergonomia e Circulação
É uma solução que permite passar a luminosidade e cria um belo efeito. No entanto, se seu objetivo é uma decoração elegante, não utilize. O bloco de vidro é algo mais despojado e combina com decorações descontraídas.
Não. O azulejo deve ser usado especialmente na parede da pia, para protegê-la da umidade. Além disso, ele tem maior durabilidade do que pinturas e gera a sensação de limpeza e ordem.
Se sua cozinha é integrada a outro ambiente, como uma copa ou sala, poderá usar apenas uma pintura nestas paredes. Se o azulejo for usado apenas em uma parte da parede, poderá usar um outro revestimento, como uma faixa de pastilhas, para criar um bom acabamento no encontro dos dois revestimentos, suavizando esta divisão.
A grande vantagem do sóculo (base, geralmente de alvenaria, sobre a qual os móveis são apoiados) é a facilidade de limpeza, pois não será necessário se abaixar para varrer ou passar pano embaixo dos móveis.
Dica: caso não queira fazer o sóculo de alvenaria, poderá fazê-lo de compensado naval (que resiste à umidade) e revesti-lo de cerâmica ou do mesmo material da bancada, usando silicone para isolar as frestas. Neste caso, converse com o seu marceneiro.
Sóculo: não apenas confere apoio e acabamento aos móveis, como também facilita a limpeza. Imagem: Portal Cique Arquitetura
Ele pode ser revestido com o mesmo piso da cozinha ou ainda do mesmo material da bancada.
Não existe uma medida exata: o importante é que o rodapia proteja a parede e os móveis que estão logo abaixo.
Um rodapia maior tem mais presença. No entanto, nem sempre é possível (devido à posição de tomadas, janelas, torneiras, ...). Por isso, o ideal é estudar cada caso.
Uma medida muito usada é de aproximadamente 15cm.
Ainda tem dúvidas? Faça sua pergunta nos comentários que, sempre que possível, tentaremos ajudar ;)