Revestimento muito comentado nos últimos tempos, o Porcelanato líquido leva esse nome por conta do seu acabamento brilhoso, semelhante ao porcelanato polido.
Revestimento muito comentado nos últimos tempos, o porcelanato líquido leva esse nome por conta do seu acabamento brilhoso, semelhante ao porcelanato polido. No entanto, seu nome nada tem a ver com o material utilizado.
O “porcelanato líquido” é um tipo de resina, que pode ser Epóxi, Uretano ou Poliuretano. As três possuem características semelhantes, porém se diferenciam em alguns pontos:
Banheiro com o fundo do mar (porcelanato líquido epóxi com efeito 3d). Imagem: Vivadecora
Esse piso poder ser aplicado sobre outros pisos como cerâmica, alvenaria, granito, pisos de madeira, entre outros. Por ser líquido, possui característica autonivelante. É um piso higiênico e de fácil manutenção, por não possuir juntas e/ou emendas, não acumula sujeira. Além de ser impermeável, ou seja, não absorve gorduras, líquidos, ou produtos de limpeza que possam gerar manchas. Possui boa durabilidade e resistência, suportando produtos abrasivos e mais ácidos.
O piso feito à partir da resina Epóxi permite diversas paginações, pois há várias cores disponíveis no mercado, além de poder ser personalizado com estampas, fotografias, ilustrações, entre outros.
Existem diversas formas de aplicação, que variam conforme a resina e o modelo de piso escolhido, mas em geral, depois do piso existente ser devidamente lixado, a resina é espalhada sobre esse piso com o auxílio de um rodo até que fique totalmente nivelada (isso determinará a quantidade de camadas necessárias para aplicação). Após esse processo, é preciso deixar secar bem até endurecer completamente. A limpeza pode ser feita com água e sabão neutro.
Dormir sobre as nuvens é possível com esse porcelanato líquido adesivo. Imagem: Vivadecora