Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Pisos de ladrilho hidráulico são tendência

Duráveis e coloridos, os ladrilhos hidráulicos estão de volta com força total na decoração.

Por: Mão Dupla Comunicação       04 de Fevereiro de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 7.537

Pisos cheios de personalidade

Com grafismos charmosos e versáteis, ladrilho hidráulico se tornou queridinho para compor o piso e enriquecer os projetos de interiores

 

A busca por materiais ecologicamente corretos, práticos e, sobretudo, originais, leva ao resgate de técnicas e revestimentos com tradição milenar. Um ótimo exemplo disso é o ladrilho hidráulico, revestimento totalmente artesanal, cuja produção não consome energia nem emite gases, evitando prejuízos ao meio ambiente. “Além da questão ecológica, o material surgido ainda no Império Bizantino faz muito sucesso graças à beleza e ao colorido que trazem aos projetos”, observa a arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura e Design.

Outra característica muito considerada pelos profissionais ao aplicar o ladrilho hidráulico é sua durabilidade. “Produzidos artesanalmente, um a um, a partir de moldes metálicos e de uma mistura de matérias primas como o cimento, o ladrilho hidráulico é um revestimento durável e por isso aplicado tanto em área interna quanto externa”, explica Marina. A partir desta característica nasceu a tendência de levar o ladrilho também para os pisos. A arquiteta Ivana Seabra enumera os locais em que o ladrilho hidráulico pode ser aplicado: “Esse revestimento cai bem em pisos de varandas, banheiros, espaços gourmet, ambientes externos e espaços mais rústicos”.

De acordo com a profissional, a única ressalva na hora de utilizar esse material no piso é em relação a harmonia do ambiente. “Devemos ter cuidado na combinação das cores e no diálogo com os móveis inseridos no local. Cuidado para não pesar o ambiente e criar desarmonia com o contexto geral. Seguir orientações de um profissional é fundamental para ser assertivo na escolha das cores e formas aplicadas”, recomenda Ivana.

A arquiteta conta que o ideal é que os móveis sejam mais neutros nos espaços em que os ladrilhos aparecem no piso. “As cores estarão sobressaindo no piso, por isso, é ideal um mobiliário mais sóbrio. Móveis em madeira, por exemplo, caem muito bem nesse tipo de piso. O ideal é que uma parede seja escolhida para acompanhar ladrilho no piso. Assim, o ambiente parecerá mais amplo e as cores se sobressairão”, indica a profissional.

Se o ambiente for pequeno, essa ideia sugerida por Ivana vira quase uma regra. “Em ambientes menores, como varanda de quarto, essa combinação é muito bem-vinda, pois amplia o espaço dando a sensação de continuidade”, reforça a arquiteta. Segunda ela, seguindo esses cuidados, a casa fica mais bonita e com toques rústicos.

Quanto à manutenção, os cuidados são simples. “Deve-se limpar os ladrilhos com água e sabão neutro. Produtos ácidos estão proibidos. Para manter o brilho e beleza por mais tempo, pode-se aplicar cera a cada 15 dias”, encerra Ivana.

 

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar

 

 

decoração de casacasa e decoraçãotendências de decoraçãodecoraçãodecoração de interioresdicas de decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Apartamento pequeno: 5 dicas infalíveis para ampliar os espaços
3 dicas para apostar no uso do MDF no teto
Espiritualidade na Decoração
Conheça os benefícios da Tela Solar

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >