Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Notícias & Novidades
VOLTAR

2020 é o ano certo para se fazer um financiamento imobiliário
Perspectivas para o mercado nos próximos anos são positivas e a modalidade está em alta.
Por: Arquiteta Nadine Voitille       06 de Maio de 2020 - ATUALIZADO EM: 14 de Junho de 2020   |   VISUALIZAÇÕES 594

Com um primeiro semestre de 2020 caminhando lentamente na economia e com o isolamento social nos principais centros urbanos do mundo sem data para acabar, ainda é muito cedo para prever qualquer consequência que esse período terá sobre nossas vidas. Ainda assim, o FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê uma reação que nos levará dos 3% de contração econômica em 2020 para um aumento global de 5,8% até o final do ano seguinte.
 
Seguindo a lógica e refletindo sobre o atual momento do mercado de imóveis, a baixa na economia dos próximos meses poderá se transformar em uma grande oportunidade para quem busca realizar um financiamento de imóvel.
Nesse artigo iremos explicar o porquê.
 

Otimismo do setor no Brasil

Até fevereiro de 2020, o valor da soma de todos os financiamentos no país era de quase R$ 6,4 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O número corresponde a um aumento de 31% em comparação com o mesmo período de 2019.
Além disso, a Caixa Econômica Federal ampliou os incentivos para o financiamento de imóveis com o objetivo de estimular a construção civil em meio à crise gerada pelo Covid-19. O conjunto de ações que compreende desde a redução das taxas de juros até a suspensão de parcelas por até três meses além da carência de seis meses para o pagamento da primeira parcela de novos financiamentos injetará R$ 43 bilhões na economia.
 

Postura de bancos privados é atraente

Com medidas que tornam mais fácil e que fazem valer a pena um financiamento, os bancos estatais influenciaram bancos privados a seguirem estratégia parecida. Existem opções no mercado que oferecem de 2 a 4 meses no congelamento das parcelas, entre outros benefícios.
 

Financiamento x pagamento à vista

De olho na forma como a economia tem se desdobrado, é importante sempre contar com uma reserva para situações emergenciais. Dessa forma, é natural pensar que a quitação de um imóvel em prestações traz mais segurança a longo prazo do que a utilização de todo ou grande parte dos seus fundos em um investimento.
Além disso, você sempre pode deixar o seu novo imóvel “se pagando” por um tempo colocando-o disponível para contratos de aluguel. Assim você ganha tempo para levantar um capital caso tenha a intenção de renovar o espaço com uma grande reforma, por exemplo.
 

Grandes passos merecem grandes reflexões

Ainda que o financiamento seja uma ótima saída para quem deseja ter acesso rápido a um novo imóvel, é importante levar em consideração que contratos de financiamentos se estendem por vários anos ou até mesmo décadas.
Procure entender como será a sua vida nos próximos anos. Leve em profunda consideração questões como a sua solidez profissional ou planos de aumentar a família antes de qualquer decisão.
 
Com a mente tranquila e decidida sobre qual apartamento deseja financiar, pesquise sobre os prós e os contras não só da modalidade, mas também de que forma cada opção do mercado pode te ajudar na realização desse investimento.
 
Que independente do panorama, 2020 seja um ano de grandes realizações para você. Sucesso em sua busca!
 
 
+ SAIBA MAIS | Notícias e Novidades
imóveisTAGS:
  RELACIONADOS
Adeus aos medos de contratar um arquiteto
Casa Cor SC 2017
Mostra Artefacto Curitiba 2017 Décor+Fashion
Spoga+gafa: Jardins e hortas urbanas são destaque na maior feira de jardinagem da Europa

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS