Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

Qual o aroma ideal para a casa?

Especialista em aromatização de ambientes da Mels Brushes dá dicas de como escolher a melhor fragrância para perfumar a casa

Por: A CASAA       04 de Novembro de 2021 - ATUALIZADO EM: 18 de Novembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 365

Para trazer conforto aos espaços internos – residenciais ou comerciais – é preciso aguçar ao máximo os sentidos, seja no tato, no visual e também no apelo olfativo. Afinal, o conforto não está apenas associado ao mobiliário, textura e iluminação. Os aromas contam muito nessa equação e imprimem personalidade aos ambientes.
 
É o que defende a empresária especialista no assunto Scheila Gonçalves Froehner, uma das sócias à frente da Mels Brushes, que compartilha algumas dicas para ajudar na hora de escolher a fragrância para a morada. A marca esteve presente na CASACOR – Santa Catarina, na Casa de Aromas assinada pelo arquiteto Leandro Sumar.
 

A fragrância deve respeitar o estilo do morador

Assim como as cores escolhidas para decorar, pode-se dizer que a fragrância também desperta sensações diferentes conforme suas notas e intensidades. Por exemplo, moradores que optam por cores mais claras tendem a gostar de aromas mais frescos e mais leves como o Dolce Vita e Alecrim Supreme. 
 
Por outro lado, pessoas que apostam numa paleta mais escura, com cores sóbrias e mobiliário clássico, costumam escolher fragrâncias mais encorpadas, com notas de especiarias, madeira, couro como o Black Leather e Monet. Para ambientes com estilo romântico e provençal, uma ótima pedida são os aromas florais, que costumam agradar facilmente. As sugestões são Tulipa ou Cedro e Magnólia.
 
Projeto: Leandro Sumar - Casa Cor Florianópolis 2021 - Casa de Aromas
 

Escolher a forma mais adequada para perfumar cada ambiente

Um ambiente pode ser perfumado de várias maneiras e deve ser levada em conta informações como tamanho do cômodo, ventilação/fluxo de ar, etc. Para estes casos os difusores de varetas são preferência da maioria das pessoas por conta da praticidade de perfumação contínua sem esforço. Basta virar algumas vezes ao dia as varetas - dependendo da intensidade de perfumação desejada. Esta opção tem desempenho muito bom em ambientes de até 20m², em ambientes maiores e que o proprietário realmente deseja perfumar com Difusor de Varetas, recomenda-se o uso de mais frascos espalhados em locais estratégicos.
 
Os difusores elétricos ou umidificadores são indicados para ambientes com cerca de 30m2, também indicados o uso de mais de uma unidade em casos de ambientes muito grandes ou com o pé direito alto.
 
O home spray causa uma aromatização intensa por curto tempo e exige um pouco mais de esforço para manter o ambiente perfumado. É perfeito para momentos em que se deseja uma perfumação pontual. E pode ser utilizado em qualquer tamanho de ambiente.
 
Água para tecidos, como o próprio nome diz, proporciona perfume aos tecidos. Muito utilizada em roupas de cama, almofadas, cortinas, tapetes, toalhas. Esta modalidade normalmente é utilizada em conjunto com algum difusor de varetas, ou home spray, na mesma fragrância quando a intenção é deixar a fragrância bem marcada no ambiente.
 
Projeto: Leandro Sumar - Casa Cor Florianópolis 2021 - Casa de Aromas
 

Definir quais os objetivos desejados com a aromatização de cada ambiente

Para quartos e ambientes para relaxar sugiro utilizar fragrâncias que trazem sensação de conforto e calma, como é o caso da Lavanda e do Bambu. Cozinhas e áreas gourmet normalmente são usadas fragrâncias mais cítricas, pois esse estilo costuma "camuflar" o cheiro de comida como por exemplo o Chá Branco. Tem também os adeptos de cheirinhos que atiçam o perfume de alguns alimentos como o Chocolate com Laranja, que vai muito bem em um cantinho de café.
 
Salas costumam ser o ambiente que mais chama atenção, tanto na decoração quanto no perfume, pois é o local onde normalmente os amigos e familiares são recebidos, pessoas com os mais variados gostos. Por isso, a indicação é por fragrâncias versáteis, que agradam facilmente, evitando os cheiros de gosto específico, como por exemplo a fragrância canela - têm pessoas que amam e outras que detestam.
 
Alguns frutais costumam agradar facilmente como é o caso do Cereja e Avelã ou do Figo e Bergamota, florais amadeirados também costumam fazer sucesso nesse tipo de ambiente como o Cedro e Magnólia.
 
Em banheiros e lavabos indica-se ter sempre à mão sobre a bancada um sabonete líquido super cheiroso na mesma fragrância do difusor de varetas. Assim, sempre que lavar as mãos, todo o espaço ficará envolto com o delicioso perfume. Sugestão de sabonete líquido e difusor de aromas Alecrim Supreme.
 

Prestar atenção ao clima ou estação do ano

Como o Brasil é bastante extenso, percebe-se nitidamente as diferenças de fragrâncias escolhidas pelas cidades em regiões quentes com relação às do sul ou da serra, onde predomina o clima mais ameno.
 
Cidades quentes costumam consumir fragrâncias que trazem frescor, leveza, como os cítricos Capim Limão. Enquanto que moradores de cidades mais frias, procuram por fragrâncias mais encorpadas, especiarias, amadeiradas, que tornam o ambiente mais "quente" como a Whisky.
 

Acomodação olfativa

Quem nunca se deixou iludir pela acomodação olfativa? Várias vezes pensamos que nossa casa já não está mais tão cheirosa, mesmo usando o aromatizador de sempre. Isso acontece não apenas com fragrâncias para casa, mas também com perfume de uso pessoal, pois o olfato se "acostuma" com o aroma.  Por isso, não se iluda borrifando mais e mais home spray, pois o efeito pode ser insuportável para alguém que não esteja acostumado e entre na sua casa. Acredite, ela continua sim tão cheirosa quanto antes.
 
Projeto: Leandro Sumar - Casa Cor Florianópolis 2021 - Casa de Aromas
 

Sobre o Projeto Casa de Aromas

O perfumado projeto é obra do Arquiteto Leandro Sumar, de Florianópolis, que participou pela quarta vez da mostra catarinense. O espaço, com elementos industriais e rústicos, acabamentos nobres e sofisticados, e reaproveitamento de pedras, que seriam descartadas, ganhou tons monocromáticos, onde não se distinguem as cores, o que traz harmonia ao ambiente.
 
Nos 50 m² da loja a proposta é surpreender os visitantes! O aroma foi materializado através da arte produzida pelo artista Lucas Gonçalves. Todo o projeto é direcionado para os produtos da marca através de expositores, totens, balcões luminosos e uma serralheria que acomoda as fragrâncias.
 
Longe dos estereótipos de gênero, Leandro foca na experiência dos visitantes com a marca e faz uso de tecnologias para apresentar a gama de produtos oferecidos pela grife. Na Casa de Aromas, destaque para a automação, que está presente na tecnologia por comando de voz, através de uma assistente virtual. A programação permite mexer na iluminação e no difusor de aromas.
 
PATROCINADORES CASACOR / SANTA CATARINA 2021
Deca, Tintas Coral, Espaço +UM, SCGás, Unifique, SETUR, Favretto, SEVEG.
 

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
 
Artigo: Luciana de Moraes :: jornalista e videógrafa. A CASAA
 
+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades de Decoração 
casa corconfortodicas de decoraçãocomo decorarcasa inteligenteTAGS:
  RELACIONADOS
Tendência de Cores 2013
Churrasqueira e forno de pizza no seu apartamento
O preto na Decoração
Como escolher a melhor casinha para coelho

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >