Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Quarto Infantil
VOLTAR

Quarto Infantil - Principais Dicas

Dicas e informações para decoração de quartos para crianças. Cores, tecidos, iluminação e móveis.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       09 de Novembro de 2013   |   VISUALIZAÇÕES 70.186

Decoração de Quarto Infantil

Lúdico e Divertido - Um espaço que estimula a criatividade ao mesmo tempo que oferece conforto e segurança. Praticidade também é um fator importante: necessária para que a criança explore bastante o local, com liberdade, e para facilitar a arrumação do ambiente.

 

Quarto de criança da Colombini. Veja mais fotos: Quartos de Criança Classic

 

O quarto infantil deve ser multifuncional, pois a criança além de dormir neste local irá utilizá-lo em suas brincadeiras e até mesmo para fazer os deveres escolares. Para aqueles que tem mais espaço em casa é possível criar um local só para as brincadeiras: Brinquedotecas

O equilíbrio e a harmonia criam um ambiente estimulante para as brincadeiras ao mesmo tempo que proporciona aconchego e leveza para o descanso. Conhecer a criança ou as crianças que irão utilizar o quarto é importante para dosar o estímulo e o relaxamento produzidos na decoração.

 

Cores

Opte por uma cor neutra como base e invista em toque de cores, isto é, dê vida ao quarto aplicando cores na cortina, tapete, prateleira, brinquedos e outros objetos decorativos – como: luminárias, abajures, móbiles, adesivos de parede e quadros - leia o tópico Quartos de Criança no artigo Como Decorar com Gravuras.

 

Quarto branco com detalhes coloridos. Veja mais fotos: Quartos de Bebê Artezanal

 

Tecidos

Cortinas e almofadas podem ser de linho. Este tecido não esquenta facilmente, logo, dá conforto durante as brincadeiras. Para colchonetes e futons o poliéster é ideal, pois permite limpeza rápida e fácil.

 

Iluminação Quarto Infantil

Em qualquer ambiente a iluminação é fundamental, no quarto da criança não é diferente, tendo a vantagem de poder explorar as luzes coloridas. Estas luzes enriquecem a decoração e possibilitam a criação de vários cenários- as lâmpadas podem ser adaptadas em luminárias temáticas ou em painéis.

 

Teto com efeito de céu estrelado através do uso de fibra ótica. Casa Cor 2009 Dormitório do Bebê. Fonte: DC Arquitetura

 

O quarto deve ser sempre bem iluminado: dê preferência à iluminação natural. A entrada dos raios solares deve ser dosada: no inverno eles aquecem o ambiente e no verão podem trazer desconforto pelo excesso de calor e claridade para os olhos. Aspersianas são execelantes aliadas para conseguir o equilíbrio e criar uma atmosfera agradável.

Luz artificial: sempre deverá existir uma luz geral capaz de iluminar bem o local, ideal para os momentos de brincadeiras e durante as tarefas escolares. A iluminação indireta, que é a luz mais fraca que ilumina pequenas partes do ambiente, é ideal na hora de dormir, pois cria uma sensação de suavidade e aconchego, de maneira a acalmar a criança.Este tipo de iluminação suave é uma ajuda para todos os momentos: pode ficar acesa durante toda a noite, quando a criança tem medo do escuro, como também permite que os pais entrem no quarto de seus filhos durante a noite sem criar aquele incômodo devido ao excesso de luz gerado pela iluminação principal. Leia também: Efeitos de Iluminação

Como obter iluminação indireta: pode-se utilizar um abajur com luz fraca, utilizar um sistema de dimmerização (dimmer) aplicada na luz geral ou no abajur para controlar a intensidade de luz, pontos de luz no teto (uso de spots, fibra óptica, led), painel com pontos de luz ou ainda arandelas.

Selecionamos algumas luminárias com temática infantil e que produzem luz geral ou focada:

 

       

Mini Abajur Mickey | Mini Abajur Princesas | Luminária de mesa Mickey | Spot laranja

 

       

Luminária pendente Drakey | Luminária pendente ruby | Luminária pendente Smily | Luminária pendente Fairy

 

       

Plafon Teto Sky | Plafon princesas | Plafon Urso | Dimmer modular

 

Onde Encontrar:

 

Móveis para Crianças

Nesta etapa da vida as brincadeiras predominam, portanto deixar boa parte do local livre de móveis e objetos permitirá maior liberdade e conforto.

Estantes, prateleiras ou nichos ajudam muito na organização dos brinquedos,posicionar estes móveis de modo a deixá-los ao alcance da criança proporcionará autonomia para elas.Lembrando que o mobiliário deve ser sempre bem preso à parede para evitar possíveis quedas.

Opte por móveis modulares, pois à medida que a criança for crescendo será possível substituir partes específicas. Os móveis modulares também podem (e muitas vezes devem) ser planejados, tendo em vista que os móveis sob medida permitem a otimização do ambiente.

Há no mercado empresas que desenvolvem móveis específicos para crianças, oferecendo em um único mobiliário possibilidades de adaptações para cada etapa do crescimento.

Exemplos de algumas camas, quartos e ideias decorativas:

 

       

 

Mesa Parisiense | Cama Life Style | Cama Castelo dos Sonhos | Cama Stock Car

 

  

Vários modelos de beliches para crianças.

 

Modelos de camas infantis

 

Onde Encontrar:

 

Faixa etária - temáticas

Explorar cores e temas (borboletas, carrinhos, personagens de desenhos animados) em apenas alguns objetos decorativos facilita a troca da decoração no futuro, pois apenas alguns elementos serão substituídos - conforme o crescimento e o interesse da criança. Ambientes lúdicos e divertidos são fundamentais para estimular a criatividade e é um investimento que vale a pena por oferecer um espaço especial para cada etapa da vida.

Se a criança já demonstra interesses próprios é muito válido consultá-la sobre suas preferências, dando a ela possibilidades de escolha, mostrando duas ou três opções já predeterminadas pelos pais. Fazer com que a criança participe de escolhas que dizem respeito diretamente à vida dela ajudará no processo de formação e conscientização da identidade própria.

 

 

+ SAIBA MAIS | Decoração Quarto Infantil

 

 

decoração infantilquarto infantilquarto de meninaquarto de meninodecoração de quartoTAGS:
  RELACIONADOS
Volta às aulas começa em casa
Como renovar um quarto de criança sem descartar todos os móveis?
Quarto Montessoriano
Quarto Infantil: Decoração com Adesivos

7 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS