Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

Reforma? Aposte no planejamento

Reformar exige muito planejamento e paciência.

Por: Portal Clique Arquitetura       21 de Novembro de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 9.086

Reforma sem dores de cabeça? Aposte no planejamento

Este artigo foi produzido pela equipe Tecnisa (www.tecnisa.com.br) especialmente para o site Clique Arquitetura. * Agência Casa Comunicação

 

Geralmente, reformar a casa é sinônimo de dor de cabeça, para muitas pessoas. Mas, acredite ou não, é possível realizar os reparos em uma obra com o mínimo de aborrecimentos e preocupações. Para tanto, é preciso muito planejamento e paciência, principalmente em relação aos profissionais a serem contratados para os serviços no imóvel e aos materiais utilizados na obra.

Para entender melhor, confira algumas dicas valiosas que farão com que a reforma de seu imóvel seja tranquila e satisfatória.

Reformar exige muita paciência e um bom planejamento. Imagem: Free Digital Photos

 

Projeto

Primeira regra para a reforma: não a inicie sem um projeto de qualidade. Isso porque um projeto mal feito é capaz de encarecer e atrasar qualquer obra, sem contar que com ele pronto e em mãos, fica muito mais fácil ter uma ideia de como ficará o imóvel quando tudo estiver pronto.

Outra dica: especifique tudo o que deseja modificar e reformar no projeto, incluindo novos acabamentos e assim que aprovado, parta para o orçamento e contratação dos serviços.

 

Orçamento

Após a conclusão do projeto, o profissional responsável pela obra deve então fazer o orçamento dos itens que serão utilizados na reforma, o que inclui material e mão de obra. Em seguida, para deixar tudo o mais organizado possível, peça para ele montar uma planilha com as etapas do processo e prazo de entrega.

Se estiver inseguro em relação ao custo disso tudo, faça você mesmo uma pesquisa entre os materiais mais em conta e empresas que prestam serviços de qualidade, mas com um preço bom. Afinal, de nada adianta economizar nos itens e mão de obra se o resultado final não for o esperado.

Prefira fazer o pagamento à vista se for possível. Assim, as chances de conseguir um bom desconto são bem maiores.

 

Orçar os materiais e a mão de obra é essencial. Imagem: Free Digital Photos

 

Profissional

Vale ressaltar a importância de contratar um bom profissional para sua reforma, seja ele arquiteto, engenheiro civil, ou designer de interiores.

Para deixar mais fácil, vamos usar um exemplo: no momento da demolição de uma parede, um bom profissional saberá exatamente como lidar com a situação para não prejudicar o sistema hidráulico e elétrico da casa. Por isso, é melhor não correr riscos contratando alguém que ofereça serviços mais baratos, porém sem apresentar qualquer garantia de qualidade.

Investir em um trabalhador eficiente e qualificado para a reforma de sua casa, portanto, é a mais importante de todas as etapas.

 

Finalizando

Depois de finalizados todos os serviços na obra, não dispense o profissional responsável até verificar se está tudo certo e de acordo com o combinado. Teste cada reparação e observe se há algo fora do lugar, sem medo de reclamar, caso algo não agrade.

É sua casa ou apartamento que está em jogo e, por isso, não custa ter um pouco mais de cautela. Dessa forma, com as devidas precauções tomadas e o investimento de tempo e dinheiro sob medida, sua reforma tem tudo para dar certo. Aproveite!

 

 

+ SAIBA MAIS | Ao Construir e Reformar

 

 

construção civilarquitetura e construçãoTAGS:
  RELACIONADOS
A importância de um Arquiteto
Guia Amarela: consulte e entenda
Introdução aos Princípios Arquitetônicos
O que é Automação?

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS