Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Casa Inteligente
VOLTAR

Robô aspirador limpando o seu lar

Automatizar a limpeza com um robô aspirador vale a pena? Nós pesquisamos.

Por: Giovana Roesler       13 de Agosto de 2021 - ATUALIZADO EM: 20 de Agosto de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 467

O que é?

O robô aspirador de pó é um equipamento de limpeza autônomo, programado para limpar casas e escritórios, que promete facilitar a vida dos usuários para deixar a casa arrumada.
 
Este equipamento, dependendo do modelo, é capaz de aspirar, varrer e até passar pano na casa. Caso o robô seja inteligente, é possível traçar o caminho a ser limpo, agendar os horários para a realização da limpeza e para que ele volte sozinho para a base de recarga quando terminar ou estiver com a bateria baixa, sem que o usuário precise fazer qualquer comando.
 
Robôs aspiradores são dispositivos que permitem automatizar a limpeza da casa. Imagem: Freepik
 

Quais as funções?

Os principais modelos apresentam a função de aspirar, varrer e passar pano no chão. Já os modelos mais inteligentes podem apresentar outras funções, como possuir sensores antiquedas e até aplicativos para consultar sobre o “trabalho” do robô.
 

Alguns modelos inteligentes contam com um sensor extra próximo a escova de limpeza, que durante a sucção consegue identificar os locais com mais sujeira e ao identificar uma pressão maior quando a sujeira sobe para a caixa, interpreta que há necessidade de passar novamente pelo local.

 
 
Os sensores de obstáculos: são capazes de identificar objetos pelo caminho, como sofá e cadeiras, de modo que o robô consegue desviá-los, sem bater e danificar.
Os sensores de escada ou sensores de Cliff:  são sinais infravermelhos emitidos pelo aspirador inteligente, que ficam o tempo todo buscando identificações na superfície. Quando não são localizados, o robô imediatamente muda de direção.
Os sensores de parede: são, como o nome sugere, sinais infravermelhos emitidos pelo aspirador inteligente para detectar as paredes. Serve para evitar batidas no rodapé do ambiente e acompanhar a limpeza das bordas e quinas.
Mapeamento: é uma tecnologia integrada nos robôs aspiradores de pó mais avançados, que utiliza lasers de detecção ou câmeras digitais acopladas no equipamento. Esta função pode auxiliar no funcionamento do aspirador inteligente e tornar a limpeza mais eficiente e precisa, pois, é capaz de coletar dados, armazenar a planta do ambiente em um software, combinar informações e construir um caminho do ambiente a ser limpo.
 
Alguns modelos de robô aspirador possuem sensores. Imagem: Pixabay
 

A bateria dura?

Os robôs aspiradores apresentam, em média, uma autonomia entre uma e duas horas de bateria. Os modelos, geralmente, informam quantos metros quadrados são capazes de aspirar com uma carga só.
 
Alguns fatores que influenciam a autonomia da bateria são: o tamanho do ambiente que receberá a limpeza, os obstáculos encontrados e o uso dos sensores. Alguns modelos conseguem retornar à base de recarrega de forma independente, facilitando a “busca” pelo equipamento sem bateria pela residência.
 
Alguns modelos voltam para a base para recarregar. Imagem: Freepik
 

Vantagens

 
 

Desvantagens

 
Existem vantagens e desvantagens: cabe a cada usuário determinar quais são suas prioridades. Imagem: Pixabay
 

Vale a pena?

O critério para decidir se vale a pena comprar um robô aspirador deve ser embasado na necessidade e rotina de cada usuário.
Uma análise considerando o tamanho da área a ser limpa, o orçamento disponível para a aquisição de um robô aspirador e qual o modelo desejado são fundamentais.
Também é interessante considerar sua rotina diária, seu tempo disponível e o quanto esta aquisição te ajudaria e traria benefícios.
Antes de decidir o modelo, pesquise quais são as funcionalidades oferecidas, preços e diferenciais.
 

É durável?

O robô aspirador é um bom produto, mas após algum tempo, em torno de um ano e meio a dois anos de uso diário, talvez uma manutenção seja necessária ou a troca de algumas peças, como a vassourinha. Antes de escolher o seu modelo, lembre-se de verificar se a empresa oferece assistência técnica no Brasil e como funciona e se há disponibilidade de reposição de peças como rodinhas, vassourinha, compartimento de pó e bateria.
 

Modelos

Os robôs com função de aspirador de pó estão disponíveis em diversos modelos e preços. Há aparelhos básicos, intermediários e avançados à venda.
 
 
 
Multilaser HO041: é um modelo capaz de limpar pisos frios, de madeira e carpetes, que aspira, varre e passa pano. Conta com uma bateria que pode durar até duas horas e possui um LED para que o usuário consiga acompanhar quanto de bateria há disponível. Por ser um modelo mais básico, não possui possibilidade de programação e controle. Disponível na Amazon, com uma classificação de 4,4 de 5 estrelas nas avaliações de clientes;
 
 
 
Wap Robot W100: é um aparelho que trabalha sozinho, apresenta uma altura ultrabaixa e consegue subir em superfícies irregulares. Apresenta três modos de limpeza (cantos, limpeza aleatória e limpeza em espiral), sensores infravermelho antiqueda e colisão, possui bateria recarregável bivolt e seu reservatório possui capacidade para 250ml. Disponível na Amazon, com uma classificação de 4,5 de 5 estrelas nas avaliações de clientes;
 
 
 
Philco PAS07P: é um robô aspirador que varre, aspira e limpa. Contém quatro funções (random, auto, spot e control), que podem ser selecionadas pelo controle remoto. Sua bateria possui autonomia de 60 minutos e seu reservatório apresenta capacidade para 200 ml. Disponível na Amazon, com uma classificação de 3,4 de 5 estrelas nas avaliações de clientes;
 
 
Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop: é um modelo mais avançado, que pode ser configurado via celular, pelo aplicativo Mi Home e pelos assistentes virtuais (Google Assistant e Alexa). Utiliza o sistema vslam, que realiza o mapeamento da sua residência em tempo real, por meio de uma câmera embutida, definindo um planejamento de limpeza. Seu design possibilita que o robô aspirador inteligente suba em um degrau de até dois centímetros de altura, sem dificuldades. Possui uma bateria de 2600mAh, que limpa uma área de 120m² e ao apresentar um baixo nível de carga, recarrega automaticamente e retorna a limpeza do mesmo lugar em que parou. Seu recipiente tem 600 ml para coletar a poeira aspirada, além de contar com uma bomba de água de alta precisão e um tanque eletrônico de 200ml. Disponível na Amazon, com uma classificação de 4,8 de 5 estrelas nas avaliações de clientes.
 
 
+ SAIBA MAIS | Casa Inteligente
como limparcasa inteligenteautomação residencialTAGS:
  RELACIONADOS
Assistente virtual inteligente: um ajudante para facilitar sua vida
Robô aspirador limpando o seu lar
Cortinas e persianas automatizadas para sua comodidade

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS