Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sala
VOLTAR

Sala de Refeições - Casa Cor PR 2012

Inspirada no movimento art déco, a Arq. Keyla Kinder desenvolveu um projeto diferenciado.

Por: Keyla Kinder Arquitetura Interiores Design       01 de Junho de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 9.380

Sala de Refeições - Casa Cor Paraná 2012

Keyla Kinder traduz em seu projeto para a Sala de Refeições da Casa Cor Paraná 2012 uma proposta contemporânea, com elementos retrô e cores fortes, mas sem deixar de lado a sustentabilidade.

 

Em sua segunda participação da mostra, a arquiteta Keyla Kinder buscou inspiração no tema nacional da Casa Cor: “Moda. Estilo. Tecnologia.”, levando em conta a proposta da mostra em Curitiba que é o retrofit, conceito que significa reutilizar algum equipamento ou edificação antiga, porém sem perder suas características originais.

Pensando nisso, Keyla encontrou no desfile da marca Gucci, na semana de moda de Milão 2012, uma tendência que, inspirada no movimento “art déco”, norteou a escolha dos elementos para o projeto dos 12m² da Sala de Refeições. Assim como no desfile da maison italiana, a arquiteta utilizou em seu projeto uma base predominantemente preta emoldurada com elementos geométricos em preto e branco, pontuada com cores vibrantes e toques metalizados, que conferem um ar retrô.

 

Sala de Refeições da Casa Cor Paraná 2012. Projeto: Arq. Keyla Kinder

 

Seguindo as tendências do mundo da moda, que a cada temporada invadem as lojas e as nossas casas, não apenas nas roupas que usamos, mas também na mobília, nos utensílios domésticos, nos objetos de uso pessoal e em equipamentos eletrônicos, Keyla Kinder escolheu para a parede de entrada de seu ambiente a cor FOGO, uma das cores apontadas pela Suvinil, marca patrocinadora nacional da Casa Cor, como tendência para 2012. Outro elemento de destaque no projeto é a parede preta, que tem função de quadro negro. Para conseguir esse efeito foi utilizada a tinta esmalte preta fosca em toda a parede.

 

Um dos destaques do projeto é uma parede preta que tem a função de quadro negro - Arq. Keyla Kinder Casa Cor Paraná 2012

 

Seguindo a linha que conduz seus projetos, Keyla mais uma vez reforçou a importância de buscar elementos sustentáveis em seus projetos. “A sustentabilidade não vale somente para a utilização de materiais reciclados, ou com selo de certificação ambiental, mas em todo o processo de criação, desde a busca pela mão de obra, até na preferência pela utilização de materiais existentes em nossa região e na destinação correta para os resíduos de uma obra”, diz a arquiteta. No projeto da Casa Cor, Keyla utilizou elementos como a madeira de demolição no móvel e no painel, além do piso cimentício e o ladrilho hidráulico, que não passam pelo processo de queima como os porcelanatos e cerâmicas comuns.

Através da utilização do ladrilho hidráulico, criou-se um efeito de geometria em preto, branco e cinza, no nicho formado sobre o móvel. Esse efeito foi valorizado através de um recurso de iluminação que consiste em “lavar” a parede de luz, com lâmpadas fluorescentes.

Ainda falando em efeitos de iluminação, destaca-se sobre a mesa o pendente semicilíndrico KS, disponível na Grey House Iluminação. O pendente, que possui formato orgânico, é fabricado em lâminas de madeira certificada, com acabamento em acrílico. Através de suas linhas sinuosas, o pendente agrega à Sala de Refeições um efeito de luz e sombra que torna a decoração ainda mais interessante.

Para compor o ambiente da Sala de Refeições, a arquiteta Keyla Kinder utilizou uma linha de mobiliário contemporâneo da loja Mundo Egípcio Casa. O destaque é a torre da linha Comics, que combina um pouco do estilo art déco com tirinhas de gibi com personagens conhecidos de Walt Disney e garante mais um toque de cor e um pouco de ar lúdico ao ambiente.

 

Outro destaque é a torre da linha Comics da loja Mundo Egípsio (à esquerda).

 

Para finalizar a composição do ambiente, foram escolhidas fotografias e gravuras do Espaço Moldura Minuto. Entre elas duas fotografias da artista curitibana Dea Fylyk, duas fotografias artísticas em preto e branco do paulistano Alexandre Urch e uma gravura de Washington Silveira.

A proposta da arquiteta para a Sala de Refeições foi criar um ambiente bem descontraído, para reunir a família e os amigos. Um espaço interativo que sirva como uma transição entre a cozinha e as áreas sociais de um apartamento ou de uma residência.

 

Fornecedores

Mobiliário Solto (mesa, cadeiras e torre “gibi”) – Mundo Egípcio Casa – www.mundoegipcio.com.br / Mobiliário sob medida e Madeira de Demolição – DRGoinski - http://drgoinski.blogspot.com / Obras de arte (fotografias e gravuras) – Espaço Moldura Minuto – www.molduraminuto.com.br / Iluminação - Grey House  - http://www.greyhouse.com.br / Automação – My Way / Domótica – www.sistemamyway.com.br / Piso cimentício – G Baraldi / Palazzo - www.gbaraldi.com.br - http://www.palazzo.ind.br / Ladrilho Hidráulico – G Baraldi / Ornatos - www.gbaraldi.com.br - http://www.ornatos.com.br / Papel de Parede - Espaço Goya – www.goyarevestimentos.com.br / Rodapés – Moldurama / Objetos de Decoração – Tok Stok / Materiais de Construção - Balaroti - http://www.balaroti.com.br / Tintas - Suvinil - http://www.suvinil.com.br

 

Keyla Kinder

Keyla Kinder é arquiteta, formada pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Design de Interiores. Durante a faculdade fez um intercâmbio na Universidade de Karlsruhe, a universidade técnica mais antiga da Alemanha e a quarta mais antiga da Europa. Durante esses meses teve a oportunidade de viajar e conhecer diversas cidades e monumentos arquitetônicos. Trabalha com projetos arquitetônicos e de interiores nas áreas residencial, comercial e corporativa. Utiliza o conceito de sustentabilidade como base para seus projetos, mas sempre buscando inovação.contato@keylakinder.com.br Contato: Av. Anita Garibaldi, 2480 L38/39 - São Lourenço - Curitiba - Paraná / Fone: (41)3076-2480

 

Fonte do Texto e das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Decoração de Salas

 

 

sala de jantar salasdecoraçãodecoração de interioresTAGS:
  RELACIONADOS
7 dicas de como decorar sua sala gastando pouco
5 Dicas Importantes para Planejar uma Sala de TV
Varanda de Convivência Casa Cor Minas 2011
Quadros na Decoração de Salas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >