Santos Arquidecor 2011 expõe tendências na Ambientação de Hotéis. Confira dicas.
Até o bonde do estande da Secretaria de Turismo de Santos (Setur) estacionou no saguão para se despedir do Hotel Maracanã. Antes de se retirar da cena hospedeira da cidade, o hotel cedeu suas dependências para a instalação da 17ª Santos Arquidecor – Casa Natal.
Evento oficial do Calendário Turístico do município, a exposição reuniu 69 profissionais de Santos e região em 48 espaços divididos em três andares e inspirados na temática “hospedagem”. Assim, este ano (2011) a mostra tornou-se vitrine de novas tendências na ambientação de interiores da hotelaria de alta qualidade. Segundo o prefeito João Paulo Papa, “ o momento é muito oportuno, em vista do crescente interesse do setor em se estabelecer em Santos”.
Na 17ª Arquidecor observa-se o contraste entre a luminosidade de alguns espaços e a predominância do negro e da penumbra em outros.
Tudo bem claro no lobby (Carla Arigón), onde foi criado um “chão de estrelas” no tapete iraniano de seda pura, sob o qual se ocultou fiação de fibra ótica, que não oferece risco de choques por não estar ligada à energia elétrica. O forro de gesso esconde a fiação dos 26 plafons de três tamanhos diferentes, acionados alternadamente por automação. O capitonê em seda pura que forra uma das paredes torna o ambiente mais aconchegante.
Lobby - Carla Arigón. Mostra Santos Arquidecor 2011. Foto: Andreson Bianchi/PMS.
Os profissionais brincaram com cores e formas no Espaço Kids (Guilherme Huss e André Sant’Ana), onde a pintura das paredes se inspira em peças de quebra-cabeças. A geometria do círculo, do hexágono e do triângulo abriga lâmpadas led. A um simples toque, elas vão do azul ao rosa, do verde ao amarelo, do branco ao vermelho.
Suavidade curvilínea e branca emerge na bancada do Bar (Márcia Ferreira e Bianca Pellegrini), em gesso acartonado, e no estrado de madeira do DJ (disc jockey) . Colados na parede, copos e taças de diversos feitios e cores compõem uma espécie de painel.
Florzinhas vermelhas e azuis no tecido e molduras em marcenaria branca (boiserie) cobrem as paredes do Lavabo Feminino (Mª Eugênia Luvisotto e Lívia Ferraz), levantando a bandeira da atemporalidade. A gradinha de ferro foi aproveitada como arremate para a jardineira.
Lavabo Feminino - Maria Eugência Luvisotto e Lívia Ferraz. Destaque para as paredes revestidas por tecido floral. Mostra Santos Arquidecor 2011. Foto: Andreson Bianchi/PMS.
Tudo a meia luz...,como convém a qualquer Piano Bar que se preza (Luiz Fernando Franco e Paulo Roberto Evangelista), uma penumbra azulada domina o turquesa e cinza de poltronas e carpete, ao lado da camurça sintética clara dos sofás. O grande desnível existente no piso do balcão recebeu escadinha de piscina e revestimento de pastilha vitrificada azul. Escondendo a pia e toda a parte de serviço, ele confere movimento ao espaço, em consonância com o teto rebaixado em formato triangular.
Piano Bar - Luiz Fernando e Paulo Roberto Evangelista. Mostra Santos Arquidecor 2011. Foto: Andreson Bianchi/PMS.
O Restaurante (Adriana Mantovani) usa e abusa da diversidade no revestimento das paredes: tinta, papel, cerâmica de cataventos. E até madeira de demolição cortada a laser e com nomes de vinhos incrustados: Savignon Blanc Bordeau / Pinot Noir Borgona / Cabernet France etc. Gotas de vermelho alegram o negro de mesas e cadeiras. Harmonizando o preto com o dourado, o portão de ferro abre-se para o jantar, depois das 19 horas.
O logotipo na Suíte Saint Laurent (Cecília Figueiredo) serve como sugestão para a substituição pelo logotipo do hotel, na parede da cabeceira e em roupas de cama, toalhas e roupões. A escultura laqueada (Waldir Bataglia) faz o papel de divisória entre o quarto e o banho, onde a banheira inglesa de rocha vulcânica conserva a água aquecida por mais tempo e pode ser polida, quando necessário.
Suíte Saint Laurent - Cecília Figueiredo. Destaque para a banheira inglesa de rocha vulcânica. Mostra Santos Arquidecor 2011. Foto: Andreson Bianchi/PMS.
Marrom, cinza, bege, marfim, uma réstia de branco e uma gota de negro são recorrentes nos aposentos da Arquidecor 2011.
Na Suíte 40 (Fernanda Meneghello , Leda e Leonardo Nardella), a cabeceira da cama foi valorizada pelo papel de parede que alcança o teto. Auto-higienização, Televisão, DVD e som na banheira com cromoterapia e na cabine de banho, que inclui chuveiro, sauna e ducha escocesa.
O aproveitamento de cada metro quadrado conta pontos nas duas suítes menores. Colocada no meio do quarto, a cama divide o ambiente e cede a parte posterior da cabeceira para acomodação da escrivaninha, reservando a parede em frente à cama para a televisão. Na Suíte 42 (Layla Ferreira Lolla Abdouni), o dormitório é separado do banho por painel de aço inox vazado. Na Suíte 41 (Adriana Paiva, Renata Valeiro, Karla Guisande ), a divisória é o armário de roupas.
O day office, escritório por um dia em um hotel, tornou-se a alternativa para executivos e empresários que viajam a negócios ou necessitam de um local fora da empresa para encontros mais reservados.
Os da Arquidecor têm como denominador comum a sobriedade do negro, quebrada por pinceladas de vermelho, laranja ou azul. O preto reaparece em outros espaços como o Cinema (Fernanda Mello), muito apropriadamente. Ali, posters de pares românticos de filmes famosos forram as paredes laterais, presenteando os olhos com Richard Gere e Julia Roberts, Brad Pitt e Angelina Jolie, Kevin Costner e Whitney Houston.
A Santos Arquidecor também expõe boas propostas para a decoração de lounges, galerias, lavabos, espaço gourmet etc. Como tendências, continuam na crista da onda ou começam a despontar:
Alguns detalhes merecem nossa atenção: