Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Tendências de Cores 2022

Renovação, esperança, um novo conceito de viver. Grandes marcas lançam suas cores para inspirar 2022

Por: Arquiteta Nadine Voitille       21 de Janeiro de 2022 - ATUALIZADO EM: 23 de Fevereiro de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 3.372

Mais um ano se passou em meio a uma pandemia global, fazendo com que a maioria das pessoas, reclusas em suas casas, iniciassem uma fase de renovação, quer seja dos seus lares, objetos de decoração, do seu próprio visual e também do seu desenvolvimento pessoal. Surgiu a necessidade de refletir sobre como vivemos, o que queremos e o que precisamos. E é nesse novo conceito de “viver” que procuramos mudanças através das cores, de como elas podem contribuir para o nosso bem estar.
 
Dentro de pesquisas realizadas pelas principais marcas de tintas, cada uma delas, procurou uma Cor 2022, que contribuísse com os anseios e novos sentimentos aflorados. Uma necessidade de aproximação com a natureza, com novas expectativas, e porque não dizer, cores que despertem a nossa humanidade, muitas vezes adormecida pela rotina virtual do dia-a-dia.
 
Como fazemos anualmente (se não viu, veja a tendência de cores para 2021 como referência) neste artigo veremos quais são as Tendências de Cores 2022, das principais marcas do mercado de tintas.
 

SUVINIL

Este ano, 2022, vem com uma nuvem de esperança, que abrirá um leque de promessas e possibilidades. Baseando-se nisso, a Suvinil, através do seu estudo anual de tendência de cores, lançou como sua Cor do Ano 2022 o Verde Eclipse.
 
Eclipse: cor do ano 2022 da Suvinil
 
Este estudo foi baseado no desempenho das pessoas e como elas mudaram seus hábitos diante da pandemia, tanto no âmbito nacional, quanto global.
 
A Suvinil Revela 2022, com a escolha de “Eclipse”, como sua cor principal e as 45 tonalidades que compõe os três grandes temas da paleta, procura externar através delas, os sentimentos de ver a vida de uma forma mais colorida, valorizando ainda mais o conceito de lar e morar.
 
É uma cor revolucionária e ao mesmo tempo acolhedora e intensa. É a cor do raio laser, cheia de energia e muito fácil de ser combinada com outras cores.
 
E assim, quando a marca completa 60 anos no mercado, ela  procurou uma cor que transmitisse um voto de recomeço e de esperança. Segundo a Suvinil: “Eclipse é um tom de verde fresco como a grama nova, é natural e digital ao mesmo tempo: representa a cor das algas, das primeiras plantas que habitaram a terra, mas também traz a cor do raio laser.”
“Viemos de um ano atípico e, com a aproximação da liberação pós-pandemia, o sentimento é de reinauguração do mundo. Há uma euforia no ar e a expectativa é que 2022 seja um grande delírio. Por isso, a maior parte das referências que usamos vem do mundo imaginário”, explica Michell Lott, consultor de cores da Suvinil.
 
O consultor de cores da Suvinil, Michell Lotte batizou a cor e a paleta 2022 de “Sensações Cromáticas”, distribuindo 45 cores dentro de três macrotemas:
 

Mundo Ideal

É uma paleta suave, que nos remete ao natural, sem ansiedade e sem negativismo, onde as cores transmitem que tudo é possível quando nos dedicamos a algo. Onde mantemos um estreito elo com os animais, as plantas e os minerais, dando valor ao que realmente importa.
 
Fazem parte de “Mundo Ideal” quatro paletas:
 
Paleta Presença Mineral - Suvinil
 
Paleta Pelo dos Bichos - Suvinil
 
Paleta Ciclo das Plantas - Suvinil
 
Paleta Romantismo Campestre - Suvinil
 

Mundo Surreal

São cores que nos remetem a fatos do passado e que nos fazem pensar sobre os mesmos, e a refletir sobre o que é importante nos dias atuais. Onde a criatividade estará aguçada, procurando inspiração para uma situação bizarra, pós- pandêmica.
 
São quatro as paletas que a integram:
 
  
Paleta Fantasia Retrô - Suvinil
 
Paleta Remix Artístico - Suvinil
 
Paleta Sombras Preciosas - Suvinil
 
Paleta Ateliê Psicodélico - Suvinil
 

Mundo Digital

Nossa existência, nosso crescimento e nosso futuro dentro de um mundo virtual diário pedem uma conexão equilibrada entre o natural e o artificial, o físico com o virtual. Onde esse companheirismo futurístico não seja impessoal, onde os ambientes nos transmitam aconchego através de paletas de cores que nos remetam a sermos tecnológicos, mas também humanos e suaves.
 
As paletas integrantes são:
 
Paleta Sonho Etério - Suvinil
 
Paleta Utopia Futurista - Suvinil
 
Paleta Delírio SCI-FI - Suvinil
 

CORAL

Dentro de um pensamento global que deseja a renovação, a reformulação para todos os aspectos da vida em um mundo pós-pandemia, a Coral, que é uma das principais marcas de tinta do país, escolheu o tema “Novos Ares e Redescobertas”, depois de uma pesquisa feitas pela Akzo Nobel, sobre tendências de cores para 2022. Segundo Heleen Van Gent, diretora de criação do Centro de  Estética Global da Akzo Nobel, “Os efeitos da pandemia realçaram todos os campos da nossa vida: social, econômico, ambiental e nos fizeram reavaliar o que realmente importa, ou seja, família, amigos, nossa casa, o mundo que nos cerca. Depois de um tempo isolados, desejamos nos encontrar, seja na natureza ou em espaços abertos, com um novo jeito de perceber o mundo e começar de novo. Nossa cor do ano é um tom claro e revigorante que tem tudo a ver com esse novo jeito de viver.”
 
 
Sob este tema, propôs como sua Cor do Ano 2022, o Melodia Suave, um tom de azul claro que remete à natureza, ao azul infinito do céu, ao sentimento de amplidão e liberdade. Uma cor que transmita ao ambiente alegria e suavidade; um local arejado e fresco.
 
Sala pintada com a cor Melodia Suave. 
 
A partir daí, foram criadas quatro paletas que combinassem com a cor Melodia Suave e que pudessem transformar os ambientes, trazendo aos mesmos, novas sensações e novas inspirações e conforto. São elas:
 
Melodia Suave, Terra do Pantanal, Rosa Puccini e Amêndoa Doce.
 
 
Horizonte, Melodia Suave, Azul Fênix e Mergulho Sereno.
 
 
Melodia Suave, Esgrima e Cinza Névoa.
 
 
Melodia Suave, Pedra Alta e Urso de Pelúcia.
 
 

Sherwin Williams

As cores produzem nas pessoas sensações de acolhimento, de bem estar, de alegria, de nostalgia e até tristeza. Vai depender do local, da situação e do momento. De acordo com isso, a Sherwin Williams, através das suas pesquisas, concluiu:” Existe muito mais no mundo das cores do que conseguimos enxergar. Elas são parte da nossa identidade, nos movem e tem o poder de mudar a essência de tudo que tocamos. A cor pode definir um humor, criar conversas, nos acalmar e nos estabilizar.
Por meio da cor navegamos no nosso mundo, o entendemos mais profundamente e colocamos nosso toque pessoal nas coisas.
 
E com esse conceito, a Sherwin Williams anunciou como sua Cor do Ano 2022, Neblina Perene (SW9130), apostando num tom de verde, com fundo acinzentado e com um grande toque de sofisticação. De uma maneira branda e multivalente, poderá ser usada em vários ambientes, quer sejam comerciais ou residenciais, em espaços externos ou internos, combinando perfeitamente com diferentes estilos de decoração.
 
 
Para acompanhar Neblina Perene, a marca criou quatro paletas, reunindo 40 tons sob a abreviação MODO. Que são elas:
 
 

LUKSCOLOR

Dentro dessa nova realidade mundial, onde todos procuram o bem-estar físico e mental, a cura e a renovação, a Lukscolor procurou uma tonalidade que exprimisse um sentimento caloroso e tranqüilo. Essa Cor do Ano 2022 é o Macau (LKS 0018), uma tonalidade de lavanda relaxante, que induz a momentos de contemplação e autoconhecimento.
 
Uma cor suave, que poderá ser combinada com outras tonalidades neutras. Podendo ser utilizada nos mais variados ambientes, internos ou externos.
 
 

RENNER\PPG

Seguindo a tendência mundial, a Renner\PPG, procuraram uma tonalidade que promovesse a conciliação da cor com materiais naturais, com elementos arquitetônicos, com móveis e decoração, de modo que fosse idealizado um espaço relaxante e ao mesmo tempo, elegante e versátil. E o Olive Sprig é tudo isso. Um verde claro, acinzentado, que transmite naturalmente paz e descontração.
 
Combina com superfícies externas ou internas, com detalhes em metal e com vários tons de madeira.
 
Olive Spring é a cor 2022 das tintas Renner.
 
 
 

PANTONE

Diante de tantas modificações e transformações globais, a Pantone, que é uma das referências de mercado quando o assunto é cores, se baseou de como as cores afetam as ideias e as emoções das pessoas para criar a Cor do Ano Veri Pery 17-3938.
 
 
Um azul que resultou da mistura de um violeta avermelhado e um azul floral vivo o qual procura transmitir uma postura alegre e confiante incentivando a inovação e a criatividade. Em época de transformação, a Pantone, através da sua cor Very Peri, transmite o momento de transição pelo qual todos estão passando, dentro de um mix entre a lealdade e a estabilidade dos azuis e a energia e inspiração dos vermelhos.
 

EUCATEX

A Eucatex procurou uma tonalidade que refletisse esperança, e para isso, inspirou-se nos tons do amanhecer. E assim nasceu, o Creme de Papaia, como Cor do Ano 2022, um laranja claro que procura refletir o brilho e o fulgor do Sol quando aparece no horizonte, no início do dia.
Ao lançar essa cor, a marca procura atingir também, um público específico: a Geração Z, os quais procuram juntar o seu gosto pela tecnologia junto com as relações humanas e a natureza.
 
 
Suas paletas complementares são:

 

 

 

 

 

 

 

 

TINTAS IQUINE

Tendo em vista que as pessoas esperam um ano melhor e cheio de boas expectativas, a Tintas Iquine lançou a Boi-Bumbá como Cor do Ano 2022. É um laranja-rosa, versátil, que combina com outras tonalidades para transformar os ambientes em locais claros alegres, motivadores e modernos.
 
 
Uma cor que poderá ser usada tanto em ambientes internos como externos, tais como em salas, quartos, escritórios, cozinhas e com a praticidade de ser lavável. Facilmente combinada com outras tonalidades, dará a qualquer projeto de decoração, sofisticação e personalidade.
 
 

Fontes Consultadas

 
+ SAIBA MAIS | Como Decorar
tendências de decoraçãocores e texturassignificado das corescorestendência em corescores na decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Como dar um toque europeu na decoração da sua casa
Como Decorar com Gravuras
Como utilizar vidro na decoração do apê
Decoração com Fotos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >