Estamos no começo de 2020 e as grandes marcas de tinta já lançaram as cores que serão tendência para este ano.
Inspire-se nas Cores do Ano:
Suvinil
A consultora de cores da Suvinil, Ana Kreutzer, assina a Suvinil Revela para 2020. De uma forma desafiadora, ela procurou não apenas uma cor, mas cores que acompanhem a grande transformação pela qual passamos diariamente, que nos completem e que personalizem nossos ambientes. Por causa desse ritmo frenético, fica difícil a opção por um único tom.
Com base nisso, a Suvinil Revela 2020 batizou sua cor do ano de Mantra. Dois subtons a acompanham: Horizonte e Contemplação. Juntas, trouxeram 35 tonalidades para compor a cartela de combinações, divididas em três temas: Repenso, Adapto e Equilíbrio.
"O Mantra é uma cor que traz a gente para onde precisamos estar.' - Ana Kreutzer, consultora da Suvinil.
Imagem: catálogo Suvinil
Repenso
Foi inspirada nas cores da natureza, buscando através de tons neutros, a intensidade e a suavidade da mesma. Temos as cores: fórmica, cinza urbano, calda de maple, canela, marrom bombom, chapéu de sol, pudim de leite, creme de canela, chão batido, hena, rouge, geleia de amora, frapê de uva, mantra e amazonita.
Imagem: catálogo Suvinil
Adapto
É uma paleta alegre, colorida; a cor em movimento. Temos as cores: fórmica, pão de ló, simplicidade, anos setenta, rouge, pudim de leite, açucena, rosa vibrante, ikebana, céu nublado, sombra azul, igarapé, amazonita, cinza urbano e horizonte.
Imagem: catálogo Suvinil
Equilíbrio
Como o nome já diz, nuances suaves, sutis, como a Cor do ano, Mantra. E temos também: regata, igarapê, azul infinito, rio ebro, contemplação, horizonte, azulejo de casa, cor do céu, ikebana, uva rosada, frapê de uva, açucena, suco de maça, simplicidade e cesto de palha.
Imagem: catálogo Suvinil
Coral
A partir de um estudo que buscou não apenas oferecer uma nova cor ao mercado, mas uma tendência de comportamento, a Coral lançou a cor Praça no Inverno, um verde acinzentado, suavemente inspirado nas cores de um amanhecer sereno e ao mesmo tempo dinâmico e inovador.
Imagem: Coral
Com o tema "o que nos faz humanos" a AlzoNobel, empresa que detém a marca Coral, procurou através da sua Cor 2020 resgatar sentimentos que nos façam nos importar mais com a natureza e com as pessoas que estão à nossa volta, transformando nossas casas em lugares alegres e acolhedores.
O objetivo da cor é permitir que possamos nos desconectar, sair do online por algum momento, para refletirmos sobre tudo que nos rodeia, aproveitando o simples, o natural, deixando a tecnologia um pouco de lado e, desta forma, nos tornar mais calmos e vivos.
Junto com sua Cor principal, temos as quatro paletas que a acompanha:
Tendência 1: as pessoas querem se importar
Utilizamos a tecnologia diariamente e estamos o tempo todo conectados na internet. Isso criou uma necessidade de nos reaproximarmos mais das pessoas, da natureza, das nossas casas, da sociedade. Apostar mais nas relações afetivas que realmente importam para nós.
#1 – Uma casa para cuidar
Dessa necessidade, surgiu a paleta Cuidar. Criada com cores gostosas, confortáveis, acolhedoras e suaves.
Imagem: Coral
Tendência 2: as pessoas querem se divertir
Estar todo o tempo conectado nas redes sociais também nos faz querer ter instantes de diversão, sem ter que levar a vida muito a sério. E se a casa puder ser nosso refúgio, transformando-se num lugar que propicia estas experiências, fazendo nos sentir verdadeiramente vivos?
#2 – Uma casa para se divertir
A paleta Divertir traz uma energia transformadora para a casa, criando espaços que nos permitem estar abertos a experiências lúdicas. É uma paleta com astral jovem e vital, moderno e casual. Ela mistura cores suaves e cores mais carregadas.
Imagem: Coral
Tendência 3: as pessoas querem se reconectar
Toda essa conexão digital, esse mundo entre máquinas, teclas e telas, têm causados nas pessoas, um desassossego, uma inquietação diária que não as deixam desligar e relaxar.
Por esse motivo, elas estão tentando se equilibrar num processo de descontração e contemplação, resgatando coisas simples do ser humano.
Procuram tranquilidade para que possam se inspirar e procurar valores que as façam felizes. Para isso, se faz necessário que nossas casas se tornem atraentes, que possamos voltar depois de um dia de trabalho e renovarmos nossas energias.
#3 – Uma casa para se reconectar
A paleta Reconectar mostra tons de cinza que vão da delicadeza, até o mais carregado, passando pela Praça no Inverno, como cor central. Cores que aguçam os sentidos de modo a mostrar uma forma simples de viver, mas ao mesmo tempo ostensiva e deslumbrante.
Imagem: Coral
Tendência 4: as pessoas querem ser criativas
Esse mundo conectado e tecnológico está nos afastando da nossa capacidade de agir como nossos antepassados; precisamos ter ambientes que demonstrem que somos únicos, que possamos expressar nossos sentimentos e contar nossas histórias.
#4 – Uma casa para criar
A paleta Criar foi inspirada nos tons de um dia quente de Outono. Com cores verde-floresta e ocres da terra, mesclados com cores mais suaves como a Praça no Inverno.
Imagem: Coral
Pantone/2020
A Pantone escolheu como sua Cor do Ano a Classic Blue, ref 19-4052. Partiu da premissa que o azul é uma cor simples, que a maioria das pessoas gosta e que combina facilmente com outras cores. Existem mais de 111 tons de azul e a escolhida foi um tom mais escuro, que lembra o céu no final do dia, uma cor que passa tranquilidade e elegância.
"O Pantone 19-4052 Classic Blue, expressa confiança, fé e constância, além de oferecer proteção – qualidades que nos fornecem a presença tranquilizadora e sentimentos de calma e confiança que almejamos quando cruzamos o limiar para esta nova era”, diz Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, em entrevista à Forbes.
Sherwin Willians
Completando 75 anos no Brasil, a Sherwin-Williams escolheu o azul Naval SW 6244 como sua cor do ano 2020. Um tom de azul que nos remete à natureza, ao céu, ao mar, onde nos dividimos entre a serenidade do anoitecer e a ousadia do mar profundo.
O Naval pode ser usado sozinho ou combinando com outras cores em residências ou em espaços comerciais. Ele gera uma sensação de bem estar, seja para relaxar, seja para trabalhar. Ele combina com acabamentos luxuosos e ajuda a destacar itens de design sofisticado, combinando com materiais naturais, como couro, vegetação e tapetes.
“Utilize o Naval com materiais naturais, como couro, vegetação e tapetes de fibras orgânicas, para criar um oásis de tranquilidade em sua casa. Os móveis e a decoração podem ser misturados em camadas para brincar com volumes e sombras, ou mesmo produzir uma aparência minimalista. O tom de ouro polido como Palha de Babaçu SW 9026 e verdes biofílicos como Azeitona Madura SW 6209 complementam a riqueza do Naval, enquanto neutros claros como Bola de Neve SW 7004 e Toque de Areia SW 9085 compõem uma paleta de cores mais tradicional e permitem que Naval se destaque,” recomenda Fecci.
Além da sua Cor do Ano, o Colormix da Sherwin-William lança 45 cores exclusivas, inspiradas na Mandala e distribuidas em cinco paletas que completam sua cor principal.
-
Vida - cores mais intensas que transmitem aconchego, segurança e tranquilidade.
Cores: Azeitona Madura SW 6209 (217-C7), Naval SW 6244 (253-C6), Sonho Azul SW 6225 (220-C1), Pendão Decorativo SW 6369 (128-C5), Mar Sem-Fim SW 9150 (223-C7), Caverna SW 7701 (290-C6), Toque de Areia SW 9085 (199-C1), Caminhos de Areia SW 6052 (194-C3) e Arte em Argila SW 6054 (194-C6).
-
Mantra - cores que transmitem suavidade, simplicidade, tudo que é essencial.
Cores: Linha do Tempo SW 6001 (240-C1), De Tirar O Fôlego SW 6022 (191-C1), Simpatia da Vovó SW 6276 (226-C3), Software SW 7074 (235-C5), Caminho do Céu SW 6232 (222-C1), Fogão a Lenha SW 6039 (232-C5), Formosura SW 6031 (192-C3), Branco Individual SW 6008 (231-C1) e Tela em Branco SW 6259 (273-C6).
-
Diversão - tons alegres, bem humorados e calorosos.
Cores: Calda de Amoras SW 6573 (103-C6), Branco Puro SW 7005 (255-C1), Rosa Sedução SW 6860 (105-C5), Aposta Dourada SW 6690 (136-C5), Melodia do Mar SW 6496-(172-C7), Serenata ao Luar SW 6231 (257-C6), Sabor de Ouro SW 6692 (136-C7), Aquário SW 6767 (164-C5) e Caviar SW 6990 (251-C2).
-
Refúgio - celebra nuances da natureza em cores que traduzem "como é bom voltar para casa."
Cores: Brumas de Acácia SW 9132 (217-C4), Bege Intenso SW 9096 (202-C3), Estratégia Militar SW 6208 (217-C6), Pérola Negra SW 9154 (226-C7), Darma SW 7014 (256-C5), Orvalho das Estrelas SW 9138 (221-C3), Reino Dourado SW 6698 (137-C5), Gravado na Pedra SW 6250 (225-C6) e Cinza Funcional SW 7024 (241-C3).
-
Apreço - tons neutros quentes, simples e modernos.
Cores: Angorá SW 6036 (232-C1), Areia Fofa SW 6058 (195-C2), Meu Caminho SW 9081 (195-C4), Branco Original SW 7077 (274-C6), Milk-Shake SW 9084 (198-C4), Beleza Africana SW 9183 (114-C4), Recheio de Goiaba SW 9005 (114-C4), Bege Sutil SW 6079 (198-C2) e Ximango SW 9124 (209-C6).
Eucatex
Nossa rotina acelerada pede momentos de acolhimento, ternura, conforto e prosperidade. E foi pensando nisso que a Eucatex lançou para 2020 a sua Cor do Ano: Modernismo 2199E, um tom de rosa claro, sofisticado e gostoso, que externa todos esses sentimentos acima descritos.
Também baseou-se na nossa história, na nossa arquitetura colonial e no Modernismo, o qual foi muito importante para o Brasil.
Foram analisados quatro grupos de consumidores no cenário brasileiro, fazendo surgir quatro diferentes paletas de cores:
-
Olhar Sutil: um grupo com um olhar mais apurado, mais refinado e sofisticado.
-
Natureza Exuberante: exalta a grande variedade de tons naturais existentes em nosso país.
-
Luzes da Cidade: baseada em tons urbanos, que procura na praticidade facilitar a vida nos grandes centros.
-
Beleza Nativa: explora a riqueza das origens portuguesas e africadas.
Veja também:
Fontes Consultadas
-
Coral. Cor do Ano 2020. Acesso em: janeiro, 2020
-
Eucatex. Acesso em: janeiro, 2020
-
Olhares.News. Rosa claro é a aposta da Eucatex para 2020.
-
Pantone. Classic Blue. Acesso em: janeiro, 2020
-
Sherwin-Williams. Cores de tintas que serão tendência em 2020. Acesso em: janeiro, 2020
-
Suvinil. Suvinil Revela. Acesso em: janeiro, 2020