Quer saber mais sobre a tinta a óleo? Conheça suas características, onde utilizá-la e dicas importantes.
A tinta a óleo pode ser utilizada na decoração de ambientes externos e internos, obtendo ótimos resultados: paredes mais belas e com grande durabilidade.
Apesar de ser uma tinta de secagem lenta, por ser oleosa, ela possui uma boa impermeabilidade e com isso torna-se ideal para ser utilizada em móveis, janelas, portas, esquadrias, portões, beirais, portões e cercas de madeira, treliças, lambris, ferro ou aço. É também muito utilizada na pintura de barcos, navios e barcaças.
Por sua natureza lavável, é recomendada na decoração de banheiros, cozinhas, casas de banho, saunas, câmaras frigoríficas, deques, azulejos, pisos, etc.
A tinta a óleo pode ser aplicada em áreas úmidas, como banheiros. Imagem: Coral
Apresentamos abaixo uma visão geral com as principais características deste tipo de tinta:
O rendimento mínimo por demão:
Ela já vem pronta e podemos encontrá-la nas lojas especializadas ou em lojas de material de construção em geral.
Existe no mercado uma variedade grande de cores: branca, amarela, camurça, salmão, vermelho, gelo, tangerina, verde, etc. Uma certamente irá proporcionar o efeito desejado em sua decoração.
Para acertar na cor, faça testes: você poderá usar mostruários para comparar as tonalidades e antes de aplicar em todas as paredes, poderá fazer áreas de testes para sentir como será o resultado final no seu ambiente.
Existem várias opções de cores, como mostam estas imagens da Suvinil.
A tinta a óleo possui uma mistura de partículas, que usa óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, óleo de linhaça, etc., que lhe permite uma maior penetração e que devido a isso, aumenta a impermeabilidade no local onde é usada, proporcionando uma maior durabilidade.
Por este motivo, são recomendadas para locais de alto tráfego que possuem um grande uso ou que estão expostas a condições extremas.
Tintas de óleo contêm compostos orgânicos voláteis (COVs), sendo prejudiciais e considerados um poluente do ar. E devido a isso, todas as tintas à base de óleo e os materiais utilizados na pintura deverão ser descartados corretamente.