A Tinta Acrílica
É uma tinta muito versátil, criada na década de 40 e aperfeiçoada até hoje. Por sua constituição ser à base de água, possui uma ótima aderência às paredes, é muito fácil de ser aplicada, sua secagem é rápida e oferece um bom acabamento, unindo economia com qualidade.
A tinta acrílica oferece um bom rendimento nas aplicações.
Onde Utilizá-la
Devido a sua natureza mais elástica, que lhe concede a propriedade de expandir e contrair com facilidade, resistindo melhor às intempéries e mudança de temperatura, poderá ser utilizada em pinturas de interiores e exteriores, tais como: em paredes externas, fachadas, áreas molhadas, sobre concreto, fibrocimento, reboco, massa acrílica, gesso, madeira, estuque, amianto, blocos e cerâmica não vitrificada.
Ela também é muito utilizada em cozinhas e lavabos por sua impermeabilidade.
Acabamentos
A tinta acrílica possui os seguintes acabamentos:
- Fosco: esse tipo de acabamento é indicado para paredes que possuem algumas imperfeições. Por ser fosca, disfarça defeitos existentes, mas, em contrapartida, é menos resistente à limpeza. Indicada para paredes que não exigem cuidados constantes.
- Semi-brilho: esse tipo de tinta irá exigir uma parede sem imperfeições, pois possui algum brilho e este tipo de acabamento mostrará os possíveis defeitos existentes. No entanto, resiste melhor à limpeza do que a Fosca.
- Acetinada: em paredes bem acabadas, sem imperfeições, ela é o ideal. A acetinada proporciona às mesmas um acabamento mais suave, refinado e sofisticado. Com relação à limpeza, ela resiste bem mais do que as versões anteriores (fosca e semi-brilho).
Além dos três acabamentos básicos citados acima, podemos encontrar a tinta acrílica nas seguintes versões:
- Emborrachada: indicada como revestimento de paredes externas de alvenaria ou tijolos à vista; para pintura de telhas de fibrocimento, barro, galvanizadas, de alumínio ou zinco; bem como aplicação em sacadas, fachadas e muros, conferindo às mesmas um acabamento de ótima qualidade e durável. Ela possui o acabamento fosco e a propriedade de acompanhar os movimentos de dilatação (devido às variações de temperatura e à ação das chuvas, do sol e maresia) e retração da parede, cobrindo trincas e fissuras. Forma uma camada impermeável que protege e aumenta a resistência da parede contra a umidade, alcalinidade, mofo e descascamento da mesma.
- Lavável: por possuir mais resina, que torna a pintura mais resistente, ela permite que a parede seja lavada mais frequentemente. Por esse motivo, ela é recomendada para áreas com grande tráfego de pessoas ou locais frequentados por crianças. Ela pode ser aplicada em áreas internas ou externas.
- Sem cheiro: o cheiro característico de tinta é bem menor e se dissipa em até três horas após a aplicação. Ela serve tanto para ambientes internos como externos, podendo ser fosca ou acetinada.
Como escolher a cor
A escolha da cor poderá ser feita de acordo com diferentes critérios: através de uma consulta da tendência de cores para aquele o ano; em função da decoração já existente; da preferência do morador; ou até mesmo consultando os catálogos de cores existentes das mais diversas empresas do ramo.
Ao comprar é muito importante verificar se as latas de tinta são do mesmo lote para que não haja diferença de tonalidade.
Acompanhar as tendências de cores do ano pode ser uma ótima ideia para inspirar sua decoração. Casa Cor Rio Grande do Sul 2011: Chris Padilha. Fonte da imagem: Tintas Suvinil
Fontes Pesquisadas
- Construir mais por menos - http://construirmaispormenos.uol.com.br. Acesso em: abril, 2014
- Hagah - casa e jardim - www.hagah.com.br/especial/rs/decoracao-rs. Acesso em: abril, 2014
- Portal Educação - www.portaleducacao.com.br. Acesso em: abril, 2014
- Tintas Renner - Pinte Você mesmo - www.pintevocemesmo.com.br. Acesso em: abril, 2014