Conheça uma solução simples e prática para combater as pichações de grades, muros, equipamentos urbanos, etc.
É muito comum encontrarmos imóveis e monumentos com pichações. Elas acontecem tanto nas pequenas cidades como nos grandes centros, deixando tudo feio, com aspecto sujo, diminuindo a vida útil dos mesmos e causando prejuízos financeiros.
Psicologicamente, a pichação cria a sensação de que o local não é seguro, de que há violência e desordem.
Para eliminar as consequências desses atos de vandalismo, empresas passaram a pesquisar tintas que fossem antiaderentes, que dificultassem a fixação das tintas utilizadas nas pichações e deixassem os locais impermeáveis, possibilitando sua limpeza com água e sabão ou por solvente.
Este tipo de tinta pode ser utilizado tanto interna, como externamente, e em qualquer local que necessite de proteção contra pichadores: fachadas de residências ou edifícios, muros, portas e portões (mesmo os metálicos), paredes de concreto, de tijolinho ou revestidas com cerâmicas ou com pedras decorativas. Para a proteção de monumentos e obras de arte, locais públicos como viadutos, passarelas, pontos de ônibus, cabines telefônicas, estações de trens e metrôs, paredes de escolas, pontes, hotéis e faculdades.
O Viaduto do Capanema, em Curitiba, ganhou tinta antipichação. Foto: Luis Costa (SMCS). Fonte: Prefeitura de Curitiba
Este vídeo da Sherwin-Williams mostra a aplicação da pintura antipichação e a fácil limpeza da parede, caso ocorra o vandalismo. Fonte: Sherwin-Williams - Youtube
Poderão ser encontradas nas lojas de material de construção ou naquelas que vendem apenas tintas.
Vários fabricantes possuem esse tipo de tinta, entre eles:
Outras soluções antipichações: na luta contra as pichações, algumas empresa como a Fórmica produz o TS Exterior, um laminado de alta densidade que é protegido por um filme impermeável, no qual pode-se usar um removedor para tirar a pichação. Já a Pertech possui a linha Pertech Exterior, produzindo painéis compactos com tecnologia anti-pichação e resistência a umidade, produtos químicos, temperaturas elevadas e maresia.
Este tipo de proteção pode ser encontrado em tintas esmalte e verniz.
É possível encontrá-las nas mais diversas cores, como amarelo, areia, azul, concreto, branco, verde, vermelho, etc.
O produto pode ser aplicado com pistola, rolo, pincel ou trincha.
Os especialistas alertam que geralmente os rejuntes não possuem proteção antipichação, e sendo assim, recomenda-se que eles sejam escuros.