Tinta látex PVA: um acabamento fosco para sua parede
O que é a tinta látex PVA, vantagens e desvantagens, onde e como aplicar
Por: Giovana Roesler 23 de Fevereiro de 2022 - ATUALIZADO EM: 31 de Março de 2022 | VISUALIZAÇÕES 12.377
Tinta PVA: acabamento fosco que proporciona beleza para espaços internos. Imagem: Philipp Berndt - Unsplash
Ao decidir repaginar algum cômodo da casa, a primeira ideia que vem a nossa mente é renovar a pintura. Esta opção permite que você mude a cor, a textura e até mesmo o conceito do ambiente a ser trabalhado, sem precisar desembolsar um alto valor.
Mas saiba que existem inúmeros tipos de tintas disponíveis no mercado, cada um com uma funcionalidade diferente e é necessário descobrir qual é a tinta indicada para a superfície que você deseja pintar, assim você garante o resultado que deseja e a durabilidade da sua pintura. Neste artigo será abordado sobre a tinta látex PVA, confira abaixo.
O que é tinta látex PVA?
A tinta látex PVA é muito utilizada no interior das residências, principalmente na pintura de tetos e paredes, pois oferece um acabamento muito bom. O nome PVA vem do acetato de polivinila, uma substância utilizada na fabricação da tinta látex.
As cores disponíveis para venda são inúmeras, mas saiba que o acabamento sempre será fosco. Mesmo com uma paleta de cores bem grande para este tipo de tinta, os mais vendidos são as opções neutras, como branco gelo, branco neve e palha.
Essa tinta tem uma base solúvel em água, o que facilita na hora de realizar a pintura, ainda mais se a tinta espirrar em um local indesejado, pois basta limpar com água para remover o respingo. Mas sempre se lembre de que você não pode lavar a superfície, deve apenas passar um pano umedecido com água, pois como ela não possui resina acrílica em sua composição, ela não apresenta a mesma resistência que a tinta acrílica.
Imagem: Jonny Gios - Unsplash
Onde podemos usar a tinta látex PVA?
A indicação de uso da tinta látex PVA é para a área interna de residências e demais construções. Como apresenta um acabamento fosco, as paredes, tetos e portas costumam ter bons resultados, pois acarretam em uma cobertura muito boa. Seu efeito proporciona um aspecto aveludado na superfície e evita o reflexo de luzes.
Por conta deste acabamento fosco, esta tinta não é indicada para ser utilizada por cima de pinturas com efeito brilhante, pois o resultado não ficará muito interessante. Também não é recomendada para ser aplicada em espaços úmidos, pois não é impermeável a água.
Como a tinta látex PVA é vendida?
A tinta látex PVA é encontrada a venda por diversas marcas e em diferentes embalagens, em geral a maioria contém 900 ml, 3,6 litros, 18 litros ou 20 litros. A recomendação é que a diluição da tinta seja feita utilizando uma proporção de 50% de água potável.
Quando você for calcular a quantidade de tinta necessária, você deve levar em conta que para uma boa cobertura e um melhor resultado, o indicado é que se aplique entre duas e três demãos de tinta. É indicado que você selecione um pedaço pequeno da parede para aplicar a tinta e verificar quantas demãos serão necessárias para que você obtenha o resultado desejado.
Independente da marca que você escolha, essa tinta costuma ter um bom rendimento. A menor embalagem rende até 19 m² por demão, o galão com 3,6 litros (que costuma ser o mais vendido) rende até 76 m² por demão e a opção com 20 litros tem rendimento de até 420 m² por demão.
Tinta PVA: boa coberturta e rendimento. Imagem: Pixabay
Quais as vantagens e desvantagens?
A tinta látex PVA é uma ótima opção para interiores e sua pintura pode durar até 5 anos (o que dependerá de vários fatores).
Vantagens
Pouco odor;
Fácil aplicação;
Secagem rápida;
Retenção de cor;
Bom alastramento;
Boa durabilidade;
Resistência ao mofo;
Alto rendimento;
Permite repintura, desde que a superfície esteja bem limpa.
Desvantagens
É solúvel em água;
Não tem tanta resistência quando comparada com a tinta acrílica;
Não é indicada para locais úmidos e molhados;
Não é impermeável.
Como é feita a aplicação da tinta látex PVA?
Caso você decida não contratar um pintor para realizar a pintura da sua parede e resolva você mesmo realizar o trabalho, saiba que é uma atividade que será tranquila, pois é ideal para quem não tem experiência com pintura. Esse tipo de tinta não tem um odor forte e como é à base de água, você consegue limpar com facilidade.
Confira este vídeo para aprender o passo a passo de como pintar uma parede com tinta látex.
Para realizar a aplicação da tinta látex PVA, o primeiro passo será preparar a superfície em que você irá pintar, você pode fazer uma limpeza com sabão, pois ela deve estar livre de mofo, poeira ou outros resíduos, como gordura ou graxa. Após deixar a parede limpa e seca, verifique se ela está firme e sem buracos.
Após esses cuidados que te auxiliarão para que a pintura da sua parede tenha uma durabilidade maior, separe a tinta, o pincel, a esponja, uma pistola ou um rolo de espuma ou de lã e dê início a aplicação da tinta na parede. Não esqueça de utilizar luvas, máscara protetora e óculos de segurança. Uma dica importante é a de deixar o cômodo bem ventilado, com portas e janelas abertas para auxiliar na ventilação durante o trabalho e na secagem da parede.
O indicado é esperar 30 dias após a pintura da parede para realizar a limpeza. Também se recomenda que não se utilize muita água durante a higienização da superfície e que não haja o uso de muita força ao esfregar a área, pois estas ações podem remover a tinta.
A limpeza, que deve ser realizada periodicamente, pode ser executada utilizando apenas uma esponja macia ou um pano umedecido com água e sabão ou detergente neutro. Evite utilizar esponjas ásperas, buchas, materiais rústicos e produtos abrasivos que podem causar danos a sua pintura.
Ideias de decoração com a tinta látex PVA
Ideia de decoração para a sala de estar. Fonte: Pinterest
Ideia de decoração para a sala de estar. Fonte: Pinterest
Ideia de decoração para a sala de jantar. Fonte: Pinterest
Ideia de decoração para a sala de jantar. Fonte: Pinterest
Ideia de decoração para a cozinha. Fonte: Pinterest
Ideia de decoração para a cozinha. Fonte: Pinterest
Ideia de decoração para o quarto. Fonte: Pinterest
Ideia de decoração para o quarto. Fonte: Pinterest