Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Tintas e Texturas
VOLTAR

Tinta látex PVA: um acabamento fosco para sua parede

O que é a tinta látex PVA, vantagens e desvantagens, onde e como aplicar

Por: Giovana Roesler       23 de Fevereiro de 2022 - ATUALIZADO EM: 31 de Março de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 790

Ao decidir repaginar algum cômodo da casa, a primeira ideia que vem a nossa mente é renovar a pintura. Esta opção permite que você mude a cor, a textura e até mesmo o conceito do ambiente a ser trabalhado, sem precisar desembolsar um alto valor.
 
> Veja também: Tendências de Cores 2022
 
 
Mas saiba que existem inúmeros tipos de tintas disponíveis no mercado, cada um com uma funcionalidade diferente e é necessário descobrir qual é a tinta indicada para a superfície que você deseja pintar, assim você garante o resultado que deseja e a durabilidade da sua pintura. Neste artigo será abordado sobre a tinta látex PVA, confira abaixo.
 

O que é tinta látex PVA?

A tinta látex PVA é muito utilizada no interior das residências, principalmente na pintura de tetos e paredes, pois oferece um acabamento muito bom. O nome PVA vem do acetato de polivinila, uma substância utilizada na fabricação da tinta látex.
 
As cores disponíveis para venda são inúmeras, mas saiba que o acabamento sempre será fosco. Mesmo com uma paleta de cores bem grande para este tipo de tinta, os mais vendidos são as opções neutras, como branco gelo, branco neve e palha.
 
Essa tinta tem uma base solúvel em água, o que facilita na hora de realizar a pintura, ainda mais se a tinta espirrar em um local indesejado, pois basta limpar com água para remover o respingo. Mas sempre se lembre de que você não pode lavar a superfície, deve apenas passar um pano umedecido com água, pois como ela não possui resina acrílica em sua composição, ela não apresenta a mesma resistência que a tinta acrílica.
 
Imagem: Jonny Gios - Unsplash
 

Onde podemos usar a tinta látex PVA?

A indicação de uso da tinta látex PVA é para a área interna de residências e demais construções. Como apresenta um acabamento fosco, as paredes, tetos e portas costumam ter bons resultados, pois acarretam em uma cobertura muito boa. Seu efeito proporciona um aspecto aveludado na superfície e evita o reflexo de luzes.
 
Por conta deste acabamento fosco, esta tinta não é indicada para ser utilizada por cima de pinturas com efeito brilhante, pois o resultado não ficará muito interessante. Também não é recomendada para ser aplicada em espaços úmidos, pois não é impermeável a água.
 

Como a tinta látex PVA é vendida? 

A tinta látex PVA é encontrada a venda por diversas marcas e em diferentes embalagens, em geral a maioria contém 900 ml, 3,6 litros, 18 litros ou 20 litros. A recomendação é que a diluição da tinta seja feita utilizando uma proporção de 50% de água potável.
 
Quando você for calcular a quantidade de tinta necessária, você deve levar em conta que para uma boa cobertura e um melhor resultado, o indicado é que se aplique entre duas e três demãos de tinta. É indicado que você selecione um pedaço pequeno da parede para aplicar a tinta e verificar quantas demãos serão necessárias para que você obtenha o resultado desejado.
 
Independente da marca que você escolha, essa tinta costuma ter um bom rendimento. A menor embalagem rende até 19 m² por demão, o galão com 3,6 litros (que costuma ser o mais vendido) rende até 76 m² por demão e a opção com 20 litros tem rendimento de até 420 m² por demão.
 
Tinta PVA: boa coberturta e rendimento. Imagem: Pixabay
 

Quais as vantagens e desvantagens?

A tinta látex PVA é uma ótima opção para interiores e sua pintura pode durar até 5 anos (o que dependerá de vários fatores). 
 

Vantagens

 

Desvantagens

 

Como é feita a aplicação da tinta látex PVA?

Caso você decida não contratar um pintor para realizar a pintura da sua parede e resolva você mesmo realizar o trabalho, saiba que é uma atividade que será tranquila, pois é ideal para quem não tem experiência com pintura. Esse tipo de tinta não tem um odor forte e como é à base de água, você consegue limpar com facilidade.
 
Confira este vídeo para aprender o passo a passo de como pintar uma parede com tinta látex.
 
 
 
Para realizar a aplicação da tinta látex PVA, o primeiro passo será preparar a superfície em que você irá pintar, você pode fazer uma limpeza com sabão, pois ela deve estar livre de mofo, poeira ou outros resíduos, como gordura ou graxa. Após deixar a parede limpa e seca, verifique se ela está firme e sem buracos.
 
Após esses cuidados que te auxiliarão para que a pintura da sua parede tenha uma durabilidade maior, separe a tinta, o pincel, a esponja, uma pistola ou um rolo de espuma ou de lã e dê início a aplicação da tinta na parede. Não esqueça de utilizar luvas, máscara protetora e óculos de segurança. Uma dica importante é a de deixar o cômodo bem ventilado, c om portas e janelas abertas para auxiliar na ventilação durante o trabalho e na secagem da parede.
 
Fonte: Pixabay (https://pixabay.com/pt/photos/escada-verde-tela-verde-pintar-1977946/)
 

Como realizar a limpeza?

O indicado é esperar 30 dias após a pintura da parede para realizar a limpeza. Também se recomenda que não se utilize muita água durante a higienização da superfície e que não haja o uso de muita força ao esfregar a área, pois estas ações podem remover a tinta.
 
A limpeza, que deve ser realizada periodicamente, pode ser executada utilizando apenas uma esponja macia ou um pano umedecido com água e sabão ou detergente neutro. Evite utilizar esponjas ásperas, buchas, materiais rústicos e produtos abrasivos que podem causar danos a sua pintura.
 

Ideias de decoração com a tinta látex PVA

 
Ideia de decoração para a sala de estar. Fonte: Pinterest
 
 
Idei a de decoração para a sala de estar. Fonte: Pinterest
 
Ideia de decoração para a sala de jantar. Fonte: Pinterest
 
Ideia de decoração para a sala de jantar. Fonte: Pinterest
 
Ideia de decoração para a cozinha. Fonte: Pinterest
 
Ideia de decoração para a cozinha. Fonte: Pinterest
 
Ideia de decoração para o quarto. Fonte: Pinterest
 
Ideia de decoração para o quarto. Fonte: Pinterest
 
 
 
+ SAIBA MAIS | Tintas e Texturas
casa e decoraçãocores na decoraçãotipos de tintapintura de paredeTAGS:
  RELACIONADOS
Tinta Acrílica
Tinta antipichação
Tinta magnética: uma opção que evita furos na parede
Pintura com Cal

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >