Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Tintas e Texturas
VOLTAR

Tinta magnética: uma opção que evita furos na parede

Parece uma parede normal...mas não é! Saiba tudo sobre a tinta magnética e suas aplicações

Por: Giovana Roesler       31 de Março de 2022 - ATUALIZADO EM: 29 de Abril de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 366

Se você deseja modificar a aparência da sua casa, a alternativa mais rápida e barata disponível é aplicar algumas demãos de tinta para pintar a parede. No mercado há uma infinidade de possibilidades, com diferentes cores, texturas e tecnologia.
 
Uma opção muito interessante é a tinta magnética, que permite que você pendure imãs e outros materiais magnéticos na parede, criando um espaço interativo na sua casa, que pode ser dedicado, por exemplo, ao lazer das crianças ou para as suas atribuições do trabalho em home office.
 

O que é a tinta magnética?

A tinta magnética é uma tinta com a base imantada, ou seja, é misturada na tinta minúsculas partículas de ferro não enferrujáveis. Esta tinta apresenta a cor cinza e transforma qualquer parede na sua casa em uma superfície imantada e permite a criação de painéis, murais e quadros de avisos, permitindo o uso de ímãs, tanto de letras e números, como de figuras e personalizados.
 
Essa tinta também recebe o nome de “fundo magnético” ou “primer magnético”, visto que geralmente outra tinta é aplicada sobre ela, pois seu acabamento não aceita muitas combinações com o ambiente. Como a tinta magnética deixa a parede na cor cinza, é possível aplicar uma tinta acrílica de qualquer cor para criar uma harmonia entre os elementos presentes no seu cômodo.
 
A tinta magnética pode ser usada em quartos e brinquedotecas. Imagem: Pinterest
 
Esta combinação de tinta magnética e tinta lousa é perfeita para anotações e lembranças. Imagem: Pinterest
 

Como a tinta magnética é vendida? 

É possível encontrar a tinta magnética a venda com bastante facilidade no mercado, ainda mais considerando que existem várias marcas disponíveis. Dentre os diversos tamanhos de embalagens, as alternativas mais comuns são as de 450 ml, 900 ml, 2,4 litros e 3,6 litros.
 
Cada litro de tinta magnética é suficiente para uma camada de tinta de 6 m² ou até três demãos de 3 m². Quando você for calcular a quantidade de tinta necessária, você deve levar em conta que são necessárias para uma boa atração magnética, ao menos, duas demãos de tinta.
 
O recomendado é que você realize a aplicação em uma superfície pequena para verificar qual a quantidade necessária para se obter o resultado que você deseja.
Quanto mais camadas de tinta magnética, maior será a capacidade de fixação dos ímãs, que precisam ser leves e apresentar uma base imantada.
 

Quais as vantagens e desvantagens?

 

Vantagens

 
 

Desvantagens

 
Fonte: Pixabay
 

Onde podemos usar a tinta magnética?

A tinta magnética pode ser aplicada tanto em paredes de alvenaria, como em superfícies de madeira e gesso. É frequentemente utilizada em paredes da cozinha, do escritório, do quarto das crianças e até mesmo em salas da residência.
 
Com a aplicação desta tinta, é possível colocar pequenos ímãs ou objetos magnéticas na parede, de modo a criar painéis e murais com fotos, desenhos, imagens ou o que desejar exibir. Também há a possibilidade de criar um quadro com avisos e informações importantes, adicionar receitas e lembretes.
 
Se você deseja inovar, além de aplicar a tinta magnética, você pode combiná-la com a tinta para quadro-negro e desta forma, consegue desenhar e escrever na parede utilizando giz colorido, proporcionando mais funcionalidades para o seu ambiente.
 
Na cozinha, a tinta magnética pode ajudar a organizar a rotina. Imagem: Pinterest
 
Escritórios ficam muito mais charmosos com o uso de tinta magnética ao invés de painéis. Imagem: Pinterest
 

Como é feita a aplicação da tinta magnética?

A aplicação da tinta magnética é bem fácil e não é necessária nenhuma preparação específica para iniciar o processo. Você deve preparar a parede em que deseja realizar a aplicação com a mesma base que utilizaria se fosse fazer uma pintura com a tinta convencional. O recomendado é que você utilize um rolo de lã de carneiro ou de espuma para aplicar a tinta e que passe pelo menos duas demãos da base.
 
Como a tinta magnética é um primer, o indicado é usar uma tinta acrílica após aplicar a superfície magnética, de modo que você consiga obter um acabamento mais bonito. Antes de aplicar a tinta acrílica com a coloração desejada, se atente para que o produto aplicado anteriormente esteja totalmente seco. Outra dica para conseguir um acabamento superior é o de aplicar uma fina camada de massa acrílica entre a tinta magnética e a acrílica.
 
Para realizar a pintura da superfície desejada, leia atentamente as recomendações do fabricante e siga as instruções contidas na embalagem. Veja o vídeo sobre como fazer uma parede magnética para colocar porta temperos para te auxiliar na sua pintura.
 
Fonte: Thais Teixeira - Youtube
 
 

Como realizar a limpeza?

Para realizar a higienização da parede ena qual foi aplicada a tinta magnética basta passar um pano úmido com água. Evite o uso de produtos corrosivos e faça a limpeza periodicamente, desta forma você conservará a sua superfície com um efeito duradouro.
 
 
+ SAIBA MAIS | Tintas e Texturas
decoração de escritóriodecoração de interiorescomo decorartipos de tintacomo decorar quartoTAGS:
  RELACIONADOS
Tinta a Óleo
Pintura com Cal
Tinta Esmalte
Tinta Acrílica

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >