Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Tipos de Cozinhas

Conheça os 5 tipos de cozinhas: linear, com ilha, paralela, em U e em L

Por: Arquiteta Nadine Voitille       02 de Setembro de 2014 - ATUALIZADO EM: 04 de Agosto de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 356.786

Este conteúdo também está no Youtube

 

Se gostou deste vídeo, deixe seu Like e siga o Clique Arquitetura no Youtube. Isso apoia o nosso trabalho ;)

 

Se você já conhece bem o seu perfil e o da sua família, então fica mais fácil decidir qual o melhor tipo de cozinha para vocês. Listar o que é importante considerar no seu projeto, resultará em economia de tempo e dinheiro. O artigo A Cozinha: Perguntas Importantes pode auxiliá-lo nesta tarefa que considero ser o primeiro passo para o planejamento de uma cozinha inteligente.

Então nos perguntamos:

 

1º :: Conhecendo os Tipos de Cozinhas

Para planejarmos melhor a cozinha podemos levar em consideração os tipos de disposição que podemos formar em função do espaço disponível. Devemos considerar os elementos determinantes existentes em nosso espaço (veja mais: Como Planejar a Cozinha) e as circulações (veja mais: Cozinha: Ergonomia e Circulação).

E quais são os principais elementos determinantes? São eles: a geladeira, o fogão e a pia, os quais formam um triângulo de trabalho.

 

Basicamente, existem 5 modelos de cozinha: cozinha linear, cozinha linear com ilha, cozinha paralela, cozinha em U, cozinha em L.

 

Tipos de Cozinhas. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha Linear

Normalmente este modelo é utilizado quando a cozinha é estreita e longa. O ideal é que a pia fique no meio (entre fogão e geladeira) permitindo que estes dois fiquem separados e o meio funcione como espaço de apoio para estas duas áreas.

 

 

Cozinha Linear. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha linear: nela, todos os elementos estão lado a lado. Imagem: Unsplash

 

Cozinha Linear com Ilha

Neste modelo é possível criar o triângulo distribuindo as circulações adequadamente. Caso a cozinha tenha espaço, esta bancada pode também funcionar como mesa de refeições. Mas deve-se notar que ao deixar o fogão longe da pia a tarefa de levar panelas e condimentos de um local para o outro se torna muito mais demorada, exigindo maior movimentação.

Ela se aplica bem às cozinhas gourmets, cujo objetivo é permitir que o cozinheiro interaja com seus convidados, conversando naturalmente, enquanto estes assistem ao preparo dos alimentos e degustam porções.
 

Cozinha Linear com Ilha. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha com ilha: perfeita para quem gosta de ambientes integrados e de cozinhar conversando com seus familiares ou convidados. Imagem: Unsplash

 

Cozinha Paralela

O ideal neste caso é deixar a pia e o fogão lado a lado e a despensa do lado oposto (incluindo a geladeira). A cozinha em paralelo permite distribuir e organizar bem as tarefas.


 

Cozinha Paralela. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha paralela: otimiza as circulações e facilita a rotina. Imagem: Unsplash

 

Cozinha em U

Neste modelo, as circulações se tornam muito fáceis e bem distribuídas. É possível conseguir um ótimo aproveitamento dos móveis, com um design linear que transmita ordem e equilíbrio. 


 

Cozinha em U. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha em U: muito prática. Imagem: Unsplash

 

Cozinha em L

Este modelo também permite distribuir as tarefas no “triângulo” e livra um espaço para que uma mesa possa ser colocada funcionando como copa/cozinha.


 

Cozinha L. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Cozinha em L: muitas vezes permite integrar uma mesa, criando uma copa. Imagem: Unsplash

 

> Inspire-se nestas cozinhas: Cozinhas

 

2º :: Analisando seu espaço

Agora que você já conhece os tipos de cozinhas, fica mais fácil planejar o seu ambiente. Primeiro desenhe a planta e anote onde estão os principais elementos que pré-determinarão seu design (não que isso seja rígido, pois muitas vezes podemos optar por mudar estes pontos de local, quando possível):

 

Agora, com base nestas informações, já é possível começar a desenhar esboços da sua bancada, escolhendo seu tipo e a posição dos principais elementos. E o mais importante, lembre-se de considerar estas informações:

 

Se você curte um passo a passo, vale a pena conferir o 1º para planejar uma cozinha:

A Cozinha: Perguntas Importantes

 

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
móveis para cozinhacozinhas pequenascozinhas integradascozinhas planejadascozinha decoradamedidas de cozinhaTAGS:
  RELACIONADOS
Como Planejar a Cozinha
5 dicas para sobreviver a uma reforma na cozinha
Bancadas de Cozinha em Aço Inox
Tipos de Cozinhas

130 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS