Para começarmos a conversar sobre a planta Ficus, precisamos entender que elas podem ser árvores ou arbustos tropicais, da família das Moráceas, o que as distinguem comumente por suas folhas e frutos.
Com a aparência robusta cheia de folhas largas, são mais de 900 espécies vivendo principalmente em regiões tropicais e algumas delas podemos cultivar em vasos e encantar qualquer ambiente, dentre elas a figueira.
Se você esta pensando em cultivar essa espécie de planta para renovar seu paisagismo ou decoração trazendo um pouco mais de verde sugiro que aposte na Ficus Lyrata ou Ficus Lyrata Bambino. Esta planta se tornou uma inspiração na decoração urban jungle, sendo desejada por inúmeras pessoas para deixar a casa ainda mais verde e bonita.
É uma árvore muito utilizada na decoração de ambientes internos e jardins, podendo chegar a 3 metros de altura quando cultivada internamente e 30 metros quando externamente.
Composição com Ficus na decoração. Imagem: Pexels
Vamos conhecer um pouco mais sobre como cultivar essa espécie glamurosa do urban jungle.
Luminosidade
O Ficus Lyrata se desenvolve muito bem em ambientes iluminados. Por isso, como dica recomenda-se ir girando o vaso da Ficus Lyrata de tempos em tempos próximo a área da janela para que todos os lados da planta recebam a mesma quantidade de luz natural, sem correr o risco das folhas queimarem. Para que esse cultivo seja duradouro e correto o ideal é quando for no interior da residência que coloque-a numa divisão onde exista muita luz e possa ficar longe de correntes de ar. Da mesma forma, a umidade deve ser alta, por isso é aconselhável colocar recipientes com água ou plantas - com seus respectivos vasos - ao redor.
Rega
Os Ficus precisam de regas frequentes, cerca de duas a três vezes na semana, mas sempre verifique o substrato antes. Se ainda estiver úmido, espere um ou dois dias para então regá-lo. A melhor forma de regá-lo é abundantemente, deixando escoar muito bem a água pelos furos de drenagem. Se as folhas estiverem amareladas, é sinal de que você está oferecendo água demais. Manchas marrons na folhagem, por outro lado, indicam deficiência de luz ou de água.
Cuidado com a irrigação e troca de vasos. Imagem: Pexels
Temperatura
Segundo alguns produtores, a temperatura ideal para que o Ficus Lyrata Bambino cresça de forma saudável deve estar entre 18° e 28°C. E longe do ar condicionado.
Toxicidade
Apresenta propriedades antibacterianas e medicinais, embora suas folhas tenham uma seiva tóxica. É importante mencionar que algumas Ficus são
plantas tóxicas. Por essa razão, o ideal é que o cultivo seja mantido longe do alcance de crianças e animais de estimação, se possível em prateleiras ou até mesmo mesas de centro ou laterais mais altas . Além disso, o uso de luvas é recomendado durante a realização da sua poda com tesoura, pois sua seiva pode queimar quando em contato com a pele.
Como cultivar Ficus Lyrata vaso: passo a passo
-
Realize furos na parte de baixo do vaso, caso o seu recipiente não tenha uma área para escoamento da água de rega;
-
Cubra os furos da parte de baixo do vaso com uma camada de argila expandida;
-
Sobre a argila expandida posicione um pedaço de manta de drenagem;
-
Acima da manta de drenagem coloque com auxílio de uma pá o substrato;
-
Retire o Ficus Lyrata bambino do vaso original e coloque-o no vaso mais espaçoso;
-
Complete as laterais da muda transplantada com mais substrato;
-
Repita conforme o crescimento.
É possível criar composições bem interessantes com o Ficus, seja em um vaso maior no chão ou em conjuntos com outras plantas, com texturas, cores e formatos diferentes. Fica muito interessante a mistura dos verdes da Ficus com flores coloridas como a bromélia.
Combine a Ficus com outras folhagens e plantas com flores, assim canteiros, vasos e jardins ganharam um paisagismo exuberante. Imagem:
Depositphotos
O verde do Ficus traz vida para os espaços internos e seu volume vertical, como neste exemplo, gera a sensação de força e presença. Imagem:
Despoitphotos
Fontes consultadas