Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

Veja como limpar o quintal de casa: 5 dicas úteis

Manter o quintal em dia pode ser uma fácil se você executar estas 5 tarefas.

Por: Matheus Bertoluci       12 de Fevereiro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 231

A sensação de organizar a casa, deixando tudo limpinho, não tem preço. Mas diante de toda a correria da rotina, é necessário contar com alguns truques para dar aquela faxina na casa economizando tempo. E claro, optar por novos hábitos para manter a ordem.  Porém, acabamos deixando certas tarefas para depois, principalmente na área externa. Por isso, vamos falar sobre como limpar o quintal de casa.
Tratando-se de um ambiente externo, em teoria menos utilizado que os demais, a limpeza não é tão frequente. O que leva ao acúmulo de sujeira, grama sem corte e por aí vai.
Para ter um local seguro, totalmente funcional, devemos contar com tudo em seu devido lugar. Evitando a proliferação de insetos com lixo espalhado, gramado alto, carrapatos em pets e etc. Caso contrário, será preciso executar faxinas mais pesadas.
Então, veja como limpar o quintal de casa: 5 dicas úteis. Mantenha sua casa sempre limpa, valorizando sua decoração e organização. Saiba como!
 

Cuide da grama regularmente

Um gramado bem cuidado agrega bastante na estética visual do quintal. Mas não é só isso. Ter a grama verdinha exige cuidados importantes, como a limpeza, por exemplo. Já que, quando o dono da casa não a corta regularmente, aumenta chances de ervas daninhas e pestes.
Vale a pena comprar um aparador de grama, uma ferramenta fácil de manusear, leve e eficiente. Preferível para ambientes domésticos pela sua efetividade em diferentes tipos de terreno. Além disso, é a máquina perfeita para dar aquela geral na grama, garantindo sua higienização e desenvolvimento saudável. É a opção mais barata do mercado. Se você não sabe qual aparador de grama comprar, veja o post do portal da construção.
No entanto, deixe para cortar apenas quando atingir os 5 ou 7 cm de altura, para não prejudicar seu crescimento nutritivo. Não se esqueça de varrer periodicamente com uma vassoura de jardim, inclusive depois de podar.
 

Retire os obstáculos antes de limpar

Um dos erros mais comuns é manter os objetos espalhados durante a limpeza. Como vasos de plantas, brinquedos, baldes, caixas e etc. Isso porque a sujeira também fica acumulada nessas peças, dificultando uma faxina eficiente.
 
A existência de muitos objetos dificulta a manutenção do jardim. Imagem: Ben M -Unsplash
 
Então, se é dia de limpar o quintal, remova todas as coisas primeiro. Prepare os pontos que receberão a faxina. Se você já fez isso, separe também os produtos que serão empregados na tarefa. Como desinfetante, mangueira e/ou balde, água sanitária, entre outros.
A fim de diminuir a quantidade de faxinas, uma dica útil é não acumular objetos desnecessários. É bastante comum guardar produtos quebrados esperando conserto ou materiais que não são usados nunca. O que atrai animais que transmitem doenças e mantém uma aparência feia no quintal. Menos é mais!
 

Sempre que puder, varra o piso

Varrer ao menos 3 ou 4 vezes na semana não é um desafio tão impossível. Mesmo que uma limpeza diária seja mais eficaz, nem sempre a realidade permite.
 
Imagem: Nagesh Badu - Unsplash
 
Portanto, sempre que puder, varra o piso. Invista em vassouras grandes, de qualidade, e na pazinha funcional. Remova as folhas secas que o vento espalha na varanda.
As ervas daninhas costumam ser presentes nos quintais, desse modo, retire-as o quanto antes. Evite o trabalho dobrado na limpeza da área externa.
 

Faça a impermeabilização da madeira

Esta dica é direcionada especialmente para quem tem móveis de madeira no quintal. Ou ainda um deck. A impermeabilização aumenta sua durabilidade, já que pode molhar na parte de fora da casa.
Além disso, a madeira ficará exposta ao sol e noites com sereno. A partir disso, o material tem chance de ser danificado mais rapidamente.
Outra desvantagem de quem não impermeabiliza a madeira do quintal é quando ela se esbranquiça pelo tempo. Fazendo com que a decoração do jardim fique sem vida, como um ambiente abandonado.
Ao lavar o quintal, tenha muito cuidado com o alcance da água. Proteja as superfícies de madeira se ainda não foram impermeabilizadas.
 

Lave os pisos

Não é necessário gastar muito dinheiro para fazer uma boa limpeza no quintal. Até mesmo para lavar os pisos. Utilizando detergente neutro, água corrente e uma vassoura de cerdas duras os pisos são higienizados de maneira prática.
 
Imagem: CDC - Unsplash
 
Para uma limpeza mais pesada, com a intenção de eliminar bactérias ou resquícios de lixo grudados, um pouquinho de água sanitária misturada com água é o suficiente antes da escovação. Contudo, tenha muita cautela para não fazer ranhuras na superfície.
Quem tem o solo à base de cimento, recomenda-se a retirada de todo o pó de mesas e banquinhos com um pano úmido. Evitando que a poeira caia no chão.
Pegue leve com os produtos de alto teor químico. Eles podem manchar o solo cimentado ou até mesmo do piso. Sempre leia as informações do fabricante antes da lavagem.
 
 
+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades sobre Jardins
casa e jardimjardim externocomo limparTAGS:
  RELACIONADOS
Uma Árvore em sua Sala
Pequenos Jardins
Como cuidar das plantas no inverno
Veja como limpar o quintal de casa: 5 dicas úteis

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS