Saiba como obter mais conforto utilizando o vidro: controle térmico e acústico.
É fácil perceber o quanto os materiais de construção podem influenciar na estética e funcionalidade da sua casa. A escolha da janela e da porta é uma delas, e por isso deve ser bem pensada, principalmente quando se trata da escolha do vidro que a esquadria irá receber.
Há diversos modelos de vidro no mercado capazes de suprir as diferentes necessidades dos ambientes e auxiliar nas atividades ali desenvolvidas, assim como, também podem valorizar ou desvalorizar a fachada. Portanto,a instalação de uma janela ou porta adequada com vidros corretos proporciona bela aparência, economia de energia e conforto.
Muitas vezes o calor e a luminosidade excessivos podem se tornam um problema para quem permanece dentro do ambiente. Esta situação implica no uso de aparelhos de ar condicionado, circuladores e ventiladores de ar para amenizar a temperatura e trazer mais conforto, sempre acompanhado do alto consumo de energia.
Uma ótima solução é o uso inteligente do vidro, que, conforme o modelo, proporciona maior ou menor redução da incidência de calor no ambiente.
É bastante comum nas regiões de temperaturas baixas, e principalmente quando o ambiente está voltado para o sul, nos depararmos com frio intenso dentro de casa, do comércio ou do trabalho. Uma solução que traz grandes benefícios é a utilização de vidros específicos em janelas para fazer com que o calor do ambiente não se perca para o meio externo. Logo, a utilização de aparelhos de ar condicionado e aquecedores podem ser utilizados numa frequência menor, reduzindo o consumo de energia.
O vidro para esta finalidade é conhecido como vidro de baixa emissividade ou low-e.
O vidro pode ser utilizado acusticamente em ambientes residenciais, onde a tranquilidade é fundamental, e em salas comerciais, para impedir que o som se propague para a vizinhança. Nas residências podemos nos deparar com ruídos do trânsito, da vizinhança (alarmes, latidos de cachorro, casas noturnas) e da natureza (ventos fortes).
Empresas que trabalham com edição de áudio e estúdios de música devem ter o cuidado para não incomodar as pessoas que convivem por perto, além de ter o silêncio adequado para o seu trabalho.
Portanto, conforme a necessidade de redução dos ruídos, os vidros podem ser do tipo laminado simples ou duplo. Este último, chamado de "Vidro insulado" (e muitas vezes denominadovidro acústico ou termo-acústico) é o mais indicado para a redução de ruídos. Ele é composto por duas lâminas de vidro, paralelas, de tamanhos diferentes e com espaçamento de ar desidratado entre eles.
Ilustração do sistema de fechamento com vidro duplo - Fonte: Scheid Esquadrias
Você também poderá buscar mais informações em livros sobre o assunto: