Conheça suas características de fabricação, acabamentos, aplicações, vantagens e indicações dos vidros refletivos ou espelhados.
O vidro refletivo é popularmente chamado de espelhado. Ele é produzido a partir de um vidro float, que recebe em uma de suas faces uma camada metalizada. A função desta camada é refletir os raios solares, reduzindo a passagem de calor para o interior dos ambientes, tornando-os mais confortáveis, e reduzindo os custos de consumo de energia, já que haverá um menor uso dos aparelhos de ar condicionado.
Seu bom desempenho está associado a uma boa transmissão de luz direta para o interior, aliada a um bloqueio máximo de calor.
Vidro refletivo utilizado em fachada, muitas vezes em oposição a edifícios históricos para mostrar a difereça entre o novo e o velho e vidro refletivo colorido utilizado no interior de um edifício para integrar harmoniosamente a passarela à sua arquitetura. Local: Buenos Aires, Argentina. Imagens: Portal Clique Arquitetura
Na região Norte, onde os raios solares incidem diretamente e as temperaturas são altas, recomenda-se o uso de vidro refletivo de média refletividade. Já no sul do Brasil, onde a incidência solar é menor, recomenda-se os de baixa refletividade. Conheça os níveis de bloqueio:
O vidro refletivo pode ser produzido conforme dois sistemas, gerando vidro refletivo pirolítico ou refletivo metalizado a vácuo.