Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Plantas e Flores
VOLTAR

Yucca a planta sobrevivente

Vamos falar dessa planta resistente e charmosa que sobrevive a qualquer adversidade.

Por: Dani Lima       25 de Maio de 2022 - ATUALIZADO EM: 15 de Junho de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 122

Quando falamos de plantas sobreviventes devemos pensar na Yucca ou iuca, podendo muitas vezes ser chamada de a planta sempre viva.
 
Por causa de suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar as energias negativas, a inveja, olho-gordo e mau-olhado, atraindo assim coragem e prosperidade, além de ajudar a purificar o ar, pois filtra poluentes. A Yucca é nativa de regiões áridas e muitas vezes é classificada erroneamente de suculenta, devido ao seu caule que armazena água.
 
Essa planta é de grande funcionalidade numa casa ou jardim, estejam elas em vasos, quintais ou varandas, para dar beleza e harmonia ao ambiente ou para melhorar a qualidade do ar.
 
A Yucca proporciona ambientes com traços modernos, sendo muito utilizada na decoração por ser resistente e exigir poucos cuidados, lembrando que poucos não significa nenhum, é preciso alguma atenção para que ela mantenha os benefícios desejados.
 
 
Flor de Yucca. Imagem: Pixabay.
 
 

Características

Existem cerca de 40 espécies de Yucca, que produzem flores muito elegantes, em especial no verão, com cores brancas e creme. Originalmente do México, América Central, essa planta é classificada como arbusto lenhoso com base dilata, que quando plantada no solo, pode alcançar alturas superiores a 6 metros. A sua maior característica é o caule ereto pouco ramificado, que tem no seu ápice as folhas lanceoladas, dispostas em bonitos tufos verdes ou variegados conforme a variedade. As folhas são lineares e rígidas, lembrando a forma de uma espada.
Geralmente as yucas cultivadas em interiores requerem mais cuidados; já as que são cultivadas no exterior, apresentam uma resistência fora do comum.
 
 
Composição interiores com Yucca. Imagem: Pexels.
 
 

Luminosidade

Prefira deixar a planta num local com boa incidência de luz solar, ao menos por cerca de 4h diárias. Se for ficar dentro de casa, deve ser próxima à alguma janela onde haja incidência de sol. Se for plantada no jardim, em solo, deve ficar a 1 metro de distância de outras Yuccas, se for o caso, para um melhor desenvolvimento da planta. 
 
 

Temperatura

Não tem exigências ambientais particulares, suporta inclusive as oscilações térmicas repentinas. Dentro de casa aprecia temperaturas entre os 15 e os 18ºC.
O clima deve ser naturalmente mais quente e seco, porém, ventilado. Natural da América Central, esta planta está acostumada com períodos quentes e de seca, desta forma, a rega não precisa ser constante.
 
 

Rega

Regue-a uma vez por semana ou quando perceber que a terra está muito seca, desta forma, você pode regá-la até duas vezes por semana, mas em boa quantidade., evitando deixar acumular água.
Em períodos de crescimento, a rega deve ser mais constante, uma vez por dia, porém, com uma menor quantidade de água, até o primeiro semestre de vida da planta.
 
Apesar de ser uma planta com grande resistência à falta de água, no verão a yucca agradece regas abundantes, mas sem encharcamento (deixe secar a terra entre cada adição de água). No Inverno modere a rega. O encharcamento é o principal inimigo da yucca, o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes e à formação de pintas pretas na folhagem.
 

Solo

O solo por sua vez, deve ser bem drenado e com pouca capacidade de reter muito a água. Um solo encharcado não combina com o tipo de solo que esta planta está acostumada. Procure manter um substrato sempre rico e nutritivo para a planta. A yucca aprecia ser cultivada com substrato leve e arenoso, com boa drenagem e enriquecido com matéria orgânica.
Solos com más condições de drenagem levam ao apodrecimento da raiz e consequentemente à morte da planta.
É provável que você não encontre muitas dificuldades no cultivo desta planta, a Yucca também possui variedades como a Variegata que é um dos cultivares mais fáceis de se plantar e cuidar. 
 
 
Yucca. Imagem: Pexels
 

Poda

Elimine as folhas inferiores velhas e amarelas, que vão aparecendo com o crescimento. Estas devem ser puxadas, de modo a retirá-las na totalidade. Corte o excesso de rebentos de modo a manter o troco limpo e garantir o aspeto escultural da planta.
 

Cuidados especiais

Nos períodos de maior calor pulverize a folhagem da planta com água à temperatura ambiente. No verão adube a cada duas semanas com um adubo equilibrado.
 
 

Multiplicação

Realize a multiplicação da yuca através da separação dos pequenos rebentos que surgem à volta do tronco da planta mãe. Pode inclusive plantar as estacas de ponta.
É uma planta de fácil propagação e não exige grandes cuidados na obtenção de novas raízes.
Tem a vantagem de possuir uma raiz pouco agressiva, que permite que a yuca seja plantada perto de construções, respeitando sempre uma pequena distancia de segurança.
 
 
 
 
 

Conclusão 

A yuca é uma planta eficaz contra a poluição, ela suprime o amoníaco, benzeno e monóxido de carbono.
 
As folhas da yuca são belas mas agressivas, terminam afiadas na ponta e são serrilhadas. Dentro de casa a rigidez da folha tende a diminuir e torna-se menos ofensiva.
 
A yucca é uma sobrevivente quando é arrancada, ela sobrevive longos períodos mesmo sem estar enterrada. As estacas mais grossas quando cortadas dificilmente perdem a vitalidade, quando lançadas em pilhas começam a brotar mesmo sem umidade e levam alguns meses até secar na totalidade.
 
Quando na florescência é de causar inveja em qualquer decoração, praticamente sendo a atriz principal da peça, não necessitando de mais nada para se destacar.
 
 
Jardim de Yucca. Imagem: Pexels
 
 

Fontes consultadas e imagens

 

+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades de Paisagismo
paisagismojardinagem e paisagismodecoração de jardimjardim externoTAGS:
  RELACIONADOS
Plantas indicadas à topiaria
Moreia: bela e fácil de cultivar
6 espécies de planta para trazer vida para o seu apartamento
Resedá: árvore de pequeno porte com flores delicadas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >