Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetos Famosos
VOLTAR

Zaha Hadid

"Construir desconstruindo" - conheça um pouco sobre a vida e a obra da iraquiana Zaha Hadid, a arquiteta mais famosa do mundo.

Por: Cris Hoffmann       10 de Abril de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 2.291

Quem foi Zaha Hadid

Linhas fluidas, formas orgânicas. A arquiteta mais famosa do mundo, segundo a BBC, admitiu ter sido influenciada pela obra do brasileiríssimo Oscar Niemeyer. Como ele, Zaha Hadid também teve em seu portfólio muitos projetos polêmicos, criados para um mundo que, talvez, não estivesse preparado para tanta ousadia...

Zaha Hadid nasceu em Bagdá, em 1950. Formou-se em Matemática em Beirute, e mais tarde graduou-se em Arquitetura na Associação Arquitetônica de Londres. Chegou a trabalhar com Rem Koolhaas, seu antigo professor. Em 1979 abriu seu próprio escritório, e nos anos 1980, lecionou na mesma instituição.

Em sua trajetória, Zaha criou projetos notáveis tanto pela criatividade quanto pelo custo - muitos não saíram do papel porque tornaram-se inviáveis economicamente. Venceu inúmeras competições internacionais, e em 2004 recebeu o Pritzker - prêmio máximo da arquitetura – pelo conjunto de sua obra. Zaha é a única mulher a ter recebido esse prêmio, que agraciou também o próprio Niemeyer. Antes disso, foi premiada também pela Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à arquitetura.

Zaha preferia desenhar à mão, embora seu escritório fosse reconhecido por usar ferramentas tecnológicas de vanguarda. Afirmava que gostava muito de desenhar, e quando não estava envolvida com seus projetos, desenhava o que via: natureza, pessoas, o ambiente que a cercava.

Destacou-se em obras grandiosas como museus e arenas esportivas, mas também atuou em outras áreas, como o design de luminárias, e estabeleceu parcerias de co-criação de produtos com gigantes como Adidas, Lacoste e Louis Vuitton, além da brasileira Melissa.

Zaha deixou-nos no último 31 de março, vítima de um ataque cardíaco. Seu legado, no entanto, é imortal, e seu trabalho certamente continuará influenciando arquitetos do mundo inteiro por gerações e gerações.

 

Para saber mais:

 

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetos Famosos

 

 

arquitetos famososTAGS:
  RELACIONADOS
Le Corbusier
Eero Saarinen
Zaha Hadid
Frank Lloyd Wright

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS