Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

Ambiente & Saúde

Qual a relação entre o ambiente e a saúde das pessoas (geobiologia) e como podemos diagnosticar e corrigir o que está errado para melhorar a qualidade de vida.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       05 de Março de 2012 - ATUALIZADO EM: 31 de Outubro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 11.319

Ambiente & Saúde

A medicina do habitat (geobiologia) estuda a relação entre os ambientes e a saúde das pessoas. Odores, radiações de computador e telefone, microorganismos presentes em tapetes, banheiros... são elementos que podem gerar dores de cabeça, irritação, resfriados e até mesmo depressão.

De acordo com a imagem, uma sensação é gerada. Em alguns isso é sentido de maneira mais intensa, em outros á mais sutil, mas interfere também na qualidade do dia da pessoa.

Veja nossa galeria inicial de fotos de "simples portas": é natural interpretarmos o que a imagem nos transmite e isso está diretamente relacionado à maneira como nos comportamos nestes espaços. Veja abaixo outros exemplos:

 

Área de depósito de lixo | Área de parque. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Muro com pintura desgastada e marcada | Muro com cobertura vegetal unha-de-gato (conforto visual e térmico - reduz o ofuscamento quando sol incide e absorve melhor o calor). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Rua sem calçamento e rede de esgoto | Rua com calçada e paisagismo. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
 

Qualidade de Vida

Se estes elementos interferem diretamente na saúde física e emocional, também interferem nas relações familiares e de trabalho. Discussões, mal estar, irritabilidade, falta de concentração são alguns exemplos. O que fazer? Observe se existe alguma sensação de que há algo errado no local onde você permanece por horas. Se sim, é hora de planejar mudanças. Seguem algumas dicas:

Em geral procure evitar excessos que podem causar cansaço e cuidado com a “falta” que pode levar à monotonia. A iluminação é também um dos aspectos muito importantes e que atuam fortemente no psicológico das pessoas. Preste atenção aos detalhes e valorize aquilo que o faz se sentir bem.

 

* Você também poderá gostar: Feng Shui Funciona?   | Hygge como Estio de Vida

 

Indicações

 

      

 

+ SAIBA MAIS | Ao Construir e Reformar
arquitetura e bem-estararquiteturadecoração de interioresdecoração minimalistaTAGS:
  RELACIONADOS
Quando Contratar um Profissional?
Como Contratar Pedreiros
Construir: Quais Profissionais Contratar?
O Projeto

2 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS