Qual a relação entre o ambiente e a saúde das pessoas (geobiologia) e como podemos diagnosticar e corrigir o que está errado para melhorar a qualidade de vida.
A medicina do habitat (geobiologia) estuda a relação entre os ambientes e a saúde das pessoas. Odores, radiações de computador e telefone, microorganismos presentes em tapetes, banheiros... são elementos que podem gerar dores de cabeça, irritação, resfriados e até mesmo depressão.
De acordo com a imagem, uma sensação é gerada. Em alguns isso é sentido de maneira mais intensa, em outros á mais sutil, mas interfere também na qualidade do dia da pessoa.
Veja nossa galeria inicial de fotos de "simples portas": é natural interpretarmos o que a imagem nos transmite e isso está diretamente relacionado à maneira como nos comportamos nestes espaços. Veja abaixo outros exemplos:
Área de depósito de lixo | Área de parque. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
Muro com pintura desgastada e marcada | Muro com cobertura vegetal unha-de-gato (conforto visual e térmico - reduz o ofuscamento quando sol incide e absorve melhor o calor). Fonte: Portal Clique Arquitetura.
Rua sem calçamento e rede de esgoto | Rua com calçada e paisagismo. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
Se estes elementos interferem diretamente na saúde física e emocional, também interferem nas relações familiares e de trabalho. Discussões, mal estar, irritabilidade, falta de concentração são alguns exemplos. O que fazer? Observe se existe alguma sensação de que há algo errado no local onde você permanece por horas. Se sim, é hora de planejar mudanças. Seguem algumas dicas:
Em geral procure evitar excessos que podem causar cansaço e cuidado com a “falta” que pode levar à monotonia. A iluminação é também um dos aspectos muito importantes e que atuam fortemente no psicológico das pessoas. Preste atenção aos detalhes e valorize aquilo que o faz se sentir bem.
* Você também poderá gostar: Feng Shui Funciona? | Hygge como Estio de Vida | Biofilia: o que é e qual sua importância para arquitetura?