O que é uma cidade? Como fazer ou como mudar uma cidade? Estes são alguns dos tópicos explorados por Deyan Sudjic em seu livro A linguagem das cidades.
Quando pensamos nas principais cidades percebemos que cada uma tem uma personalidade, a qual é determinada por suas edificações, pela população que a habita, pelo relevo natural, pela política aplicada,.... dentre tantos detalhes.
E é através de exemplos históricos e atuais que Sudjic analisa vários aspectos do urbanismo, levando o leitor à criação de um panorama geral sobre o assunto.
-
Livro: A linguagem das cidades
-
Autor: Deyan Sudjic
-
Editora: GG
-
Nº de páginas: 255
Como o Livro é organizado
O livro é dividido em 6 capítulos:
-
O que é uma cidade
-
Como fazer uma cidade
-
Como mudar uma cidade
-
O governo de uma cidade
-
A ideia de uma cidade
-
As multidões e seu mal-estar
Nas primeiras páginas é explorado o conceito de cidade, fazendo o leitor pensar sobre "qual tipo de lugar pode ser chamado de cidade".
Sudjic descreve o surgimento de algumas cidades e analisa como seu nome pode ser escolhido, falando da importância das pessoas envolvidas, dos recursos disponíveis e da disposição das ruas.
Através de vários exemplos o livro analisa do planejamento inicial, ao planejamento das mudanças, estudando cidades como Los Angeles (EUA) e Lagos (Nigéria).
Um tópico interessante trata sobre os centros que grandes empresas como Google, Facebook e Apple desenvolvem no Vale do Silício, criando modelos diferentes de urbanismo, às vezes não sustentáveis a longo prazo.
Mais próximo da final da leitura, um detalhe curioso é a análise do impacto do turismo sobre algumas cidades.
Opinião Sobre o Livro
Como arquiteta urbanista já andei pelo centro da cidade filosofando sobre como tudo adquiriu aquelas formas. Tudo o que vemos é fruto da imaginação de quem criou e por isso reflete a sociedade na qual vivemos.
Ler o livro A linguagem da cidade me mostrou que este é um assunto extenso e que merece ser pensado especialmente por quem projeta edifícios e cidades, pois mostra o quanto seu papel é importante na definição do espaço que transforma.
A linguagem das cidades é um livro que indico especialmente para os amantes do urbanismo: é um livro que ajuda a filosofar sobre o assunto e a abrir a mente sobre a "teia" que é o planejamento urbano.
Indicação