Com a tinta lousa você pode ter um espaço criativo, divertido, único e versátil em sua casa. É uma maneira barata de transformar o ambiente e deixá-lo mais funcional e interativo.
O que é tinta lousa?
A tinta lousa permite que você escreva e desenhe o que quiser e, quando você enjoar da paisagem, basta apagar e criar um cenário novo. Para criar uma lousa, é necessário utilizar a tinta com efeito fosco, pois há uma melhor aderência do giz na superfície. Mas fique atento, pois não é indicada a aplicação da tinta acrílica fosca em superfícies plásticas e metálicas.
Para criar sua superfície lousa, você pode utilizar qualquer tinta acrílica com efeito fosco ou tinta esmalte sintética fosca, porém consulte o vendedor antes de realizar a compra para ter certeza. Também é possível utilizar uma tinta com efeito aveludado, ocasionando um efeito opaco, semelhante ao de um quadro negro.
Na hora de escrever e desenhar, você pode utilizar giz, seja branco ou colorido, o convencional ou o antialérgico, seco ou molhado e também há o líquido e a caneta giz.
Para uma obra permanente, você pode optar pela tinta guache, tinta branca ou caneta multiuso à base de água.
Como a tinta lousa é vendida e como calcular a quantidade necessária?
A tinta lousa pode ser encontrada a venda como tinta esmalte sintético fosco, tinta acrílica com efeito fosco ou uma tinta especifica para lousa, como é o caso da “Suvinil Lousa & Cor”, que oferece mais de 300 opções de cores para você escolher e a “Coralit Total acabamento acetinado” da marca Coral, que disponibiliza mais de duas mil cores em seu catálogo. As opções de tamanhos de embalagens mais comuns são as de 450 ml, 900 ml e 3,6 litros.
Quando você for calcular a quantidade de tinta necessária, você deve levar em conta que uma lata de 900 ml cobre entre 10 e 19 metros quadrados. Já a embalagem de 3,6 litros rende até 75 metros quadrados por demão. São necessárias de duas a três demãos de tinta, mas você pode precisar de até quatro demãos para conseguir o resultado desejado e sem manchas.
Imagem: Gerd Altmann -Pixabay
Quais as vantagens e desvantagens da tinta lousa?
Vantagens:
Pode ser aplicada em diferentes superfícies;
É fácil de limpar;
Admite que o conteúdo já feito seja apagado e uma arte nova tome forma;
Permite a renovação do ambiente sempre que desejado;
Facilidade de transformação e customização de qualquer espaço;
Possibilita que as crianças desenhem nas paredes de casa e deixem a imaginação livre.
Desvantagens:
Ao utilizar o giz tradicional, você pode deixar sua roupa e o ambiente sujos de pó branco;
Se não optar por um giz antialérgico, há a possibilidade de conter componentes alergênicos que podem sensibilizar quem apresenta predisposições a alergias, como as respiratórias (rinite alérgica).
Quais os tipos de tinta lousa?
Para criar sua superfície lousa você pode escolher uma tinta à base de solvente ou a base d’água (opção sem odor e de secagem rápida). O acabamento deve ser fosco ou aveludado, pois é necessário criar um efeito semelhante ao do quadro negro.
Já com relação às cores, há diversas opções e um catálogo enorme para deixar sua lousa colorida, mas as opções mais utilizadas são na cor preta, no cinza ou verde escolar. Alguns adeptos do letterings preferem fazer uma lousa branca para utilizar a caneta preta e destacar mais seus textos.
Onde podemos usar a tinta lousa e para qual finalidade?
A tinta lousa pode ser utilizada em paredes, portas, peças de madeira, armários e até em geladeiras. O mais usual é a aplicação em paredes, pois disponibiliza um espaço maior para você, sua família e seus convidados soltarem a imaginação.
Na superfície lousa é possível desenhar e escrever livremente, sejam frases, letras de música, recados, tarefas, lembretes, metas, inspirações, receitas, listas de compras ou a agenda do dia. Também é possível criar um calendário mensal, uma régua para acompanhar o crescimento das crianças ou praticar o lettering.
O que é necessário para aplicar a tinta lousa?
1 par de luvas;
1 fita crepe;
1 lona plástica, saco de lixo ou jornal para forrar o chão;
1 bandeja para pintura;
1 mexedor de tinta;
1 rolo de lã de pelo baixo ou rolo de espuma;
1 pincel de cerdas macias;
Lixa grão 220;
Aguarrás;
Tinta acrílica com efeito fosco na cor desejada.
Como é feita a aplicação da tinta lousa? Veja o passo a passo
O processo para aplicar a tinta lousa é bem simples, a primeira etapa é cobrir o chão do ambiente com uma lona, um saco de lixo ou um jornal. Você deve utilizar uma fita crepe para prender o material escolhido no piso, nos cantos do rodapé e nos seus móveis, assim não há riscos de danos.
O próximo passo é colocar as luvas para proteger suas mãos, começar a lixar a parede (caso haja necessidade), limpar a superfície com um pano úmido e diluir a tinta escolhida com a aguarrás conforme as instruções do fabricante. Não se esqueça de mexer bem a tinta antes de virá-la na bandeja para pintura, assim você evita que a superfície fique brilhosa, pois o efeito fosco fica no fundo da lata de tinta.
Com a tinta preparada, utilize um rolo de lã ou rolo de espuma para aplicá-la na superfície desejada, faça movimentos em “W” para não deixar manchas e use um pincel de cerdas macias para fazer os cantos e dar acabamento.
Aguarde oito horas para aplicar a próxima demão de tinta, talvez seja necessário até quatro demãos para se obter um efeito uniforme, sem manchas. Espere 18 horas para que a tinta seque completamente, retire a fita crepe e veja se há necessidade de acabamento. É indicado aguardar cerca de 20 dias antes de começar a desenhar sobre a superfície, para que haja a “cura” da tinta.
Você pode conferir um vídeo sobre como fazer uma parede lousa, do canal “Eu Sou Pintor”:
Eu sou pintor - Youtube
Como limpar a superfície lousa?
Para realizar a limpeza da sua parede lousa ou de outra área sem danificar ou desgastar a pintura, você vai precisar de um pano umedecido com água. Caso o efeito esbranquiçado de lousa apagada permaneça, coloque um pouco de detergente neutro no pano úmido e passe sobre a superfície.
Ideias de decoração com a tinta lousa
Tinta lousa aplicada no Hall de entrada. Imagem: Pinterest