Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Tintas e Texturas
VOLTAR

Tinta Lousa

Com a tinta lousa você pode ter um espaço criativo, divertido, único e versátil em sua casa

Por: Giovana Roesler       18 de Julho de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 134

Com a tinta lousa você pode ter um espaço criativo, divertido, único e versátil em sua casa. É uma maneira barata de transformar o ambiente e deixá-lo mais funcional e interativo.
 

O que é tinta lousa?

A tinta lousa permite que você escreva e desenhe o que quiser e, quando você enjoar da paisagem, basta apagar e criar um cenário novo. Para criar uma lousa, é necessário utilizar a tinta com efeito fosco, pois há uma melhor aderência do giz na superfície. Mas fique atento, pois não é indicada a aplicação da tinta acrílica fosca em superfícies plásticas e metálicas.
 
Para criar sua superfície lousa, você pode utilizar qualquer tinta acrílica com efeito fosco ou tinta esmalte sintética fosca, porém consulte o vendedor antes de realizar a compra para ter certeza. Também é possível utilizar uma tinta com efeito aveludado, ocasionando um efeito opaco, semelhante ao de um quadro negro.
 
Na hora de escrever e desenhar, você pode utilizar giz, seja branco ou colorido, o convencional ou o antialérgico, seco ou molhado e também há o líquido e a caneta giz.
Para uma obra permanente, você pode optar pela tinta guache, tinta branca ou caneta multiuso à base de água.
 

Como a tinta lousa é vendida e como calcular a quantidade necessária?

A tinta lousa pode ser encontrada a venda como tinta esmalte sintético fosco, tinta acrílica com efeito fosco ou uma tinta especifica para lousa, como é o caso da “Suvinil Lousa & Cor”, que oferece mais de 300 opções de cores para você escolher e a “Coralit Total acabamento acetinado” da marca Coral, que disponibiliza mais de duas mil cores em seu catálogo. As opções de tamanhos de embalagens mais comuns são as de 450 ml, 900 ml e 3,6 litros.
 
Quando você for calcular a quantidade de tinta necessária, você deve levar em conta que uma lata de 900 ml cobre entre 10 e 19 metros quadrados. Já a embalagem de 3,6 litros rende até 75 metros quadrados por demão. São necessárias de duas a três demãos de tinta, mas você pode precisar de até quatro demãos para conseguir o resultado desejado e sem manchas.
 
Imagem: Gerd Altmann -Pixabay 
 

Quais as vantagens e desvantagens da tinta lousa?

Vantagens:

 

Desvantagens:

 

Quais os tipos de tinta lousa?

Para criar sua superfície lousa você pode escolher uma tinta à base de solvente ou a base d’água (opção sem odor e de secagem rápida). O acabamento deve ser fosco ou aveludado, pois é necessário criar um efeito semelhante ao do quadro negro.
 
Já com relação às cores, há diversas opções e um catálogo enorme para deixar sua lousa colorida, mas as opções mais utilizadas são na cor preta, no cinza ou verde escolar. Alguns adeptos do letterings preferem fazer uma lousa branca para utilizar a caneta preta e destacar mais seus textos.
 

Onde podemos usar a tinta lousa e para qual finalidade?

A tinta lousa pode ser utilizada em paredes, portas, peças de madeira, armários e até em geladeiras. O mais usual é a aplicação em paredes, pois disponibiliza um espaço maior para você, sua família e seus convidados soltarem a imaginação.
 
Na superfície lousa é possível desenhar e escrever livremente, sejam frases, letras de música, recados, tarefas, lembretes, metas, inspirações, receitas, listas de compras ou a agenda do dia. Também é possível criar um calendário mensal, uma régua para acompanhar o crescimento das crianças ou praticar o lettering.
 

O que é necessário para aplicar a tinta lousa?

 

Como é feita a aplicação da tinta lousa? Veja o passo a passo

O processo para aplicar a tinta lousa é bem simples, a primeira etapa é cobrir o chão do ambiente com uma lona, um saco de lixo ou um jornal. Você deve utilizar uma fita crepe para prender o material escolhido no piso, nos cantos do rodapé e nos seus móveis, assim não há riscos de danos.
 
O próximo passo é colocar as luvas para proteger suas mãos, começar a lixar a parede (caso haja necessidade), limpar a superfície com um pano úmido e diluir a tinta escolhida com a aguarrás conforme as instruções do fabricante. Não se esqueça de mexer bem a tinta antes de virá-la na bandeja para pintura, assim você evita que a superfície fique brilhosa, pois o efeito fosco fica no fundo da lata de tinta.
Com a tinta preparada, utilize um rolo de lã ou rolo de espuma para aplicá-la na superfície desejada, faça movimentos em “W” para não deixar manchas e use um pincel de cerdas macias para fazer os cantos e dar acabamento.
Aguarde oito horas para aplicar a próxima demão de tinta, talvez seja necessário até quatro demãos para se obter um efeito uniforme, sem manchas. Espere 18 horas para que a tinta seque completamente, retire a fita crepe e veja se há necessidade de acabamento. É indicado aguardar cerca de 20 dias antes de começar a desenhar sobre a superfície, para que haja a “cura” da tinta.
 
Você pode conferir um vídeo sobre como fazer uma parede lousa, do canal “Eu Sou Pintor”:
 
Eu sou pintor - Youtube
 

Como limpar a superfície lousa?

Para realizar a limpeza da sua parede lousa ou de outra área sem danificar ou desgastar a pintura, você vai precisar de um pano umedecido com água. Caso o efeito esbranquiçado de lousa apagada permaneça, coloque um pouco de detergente neutro no pano úmido e passe sobre a superfície.
 

Ideias de decoração com a tinta lousa

Tinta lousa aplicada no Hall de entrada. Imagem: Pinterest
 
Tinta lousa decorando Cozinha. Imagem: Depositphotos
 
Sala de jantar decorada com parede que permite escrever mensagens, fazer desenhos... Imagem: Pinterest
 
O quarto das crianças pode ganhar muito charme com uma parede para desenhar. Imagem: Pinterest
 
Que tal personalizar a cabeceira da cama com um desenho único? Isso é possível com a aplicação de tinta lousa. Imagem: Pinterest
 
 
Lavabo com parede personalizada. Imagem: Pinterest
 
Horta em vasos fixados na parede, com anotações na pintura da mesma, a qual recebeu tinta lousa. Imagem: Pinterest
 
+ SAIBA MAIS | Tintas e Texturas
tendências de decoraçãocomo decorartipos de tintacomo decorar quartoTAGS:
  RELACIONADOS
Tinta Esmalte
Tinta látex PVA: um acabamento fosco para sua parede
Tinta magnética: uma opção que evita furos na parede
Tinta Lousa

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >