Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Acessibilidade
VOLTAR

Banheiro Adaptado

Como planejar um espaço adequado para quem possui alguma deficiência física e/ou mobilidade reduzida. Confira medidas e a disposição dos elementos no ambiente. Saiba também onde encontrar livros, empresas e profissionais especialistas em acessibilidade.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       20 de Outubro de 2013 - ATUALIZADO EM: 04 de Janeiro de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 546.876

* as imagens exibidas acima estão no corpo do artigo e poderão ser facilmente visualizadas.

 

Antes de projetar, saiba para quem você está projetando

Segundo o IBGE (pesquisada publicada em 2015 - que avaliou 62mil pessoas em 2013) 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, visual, física e/ou intelectual. Se considerarmos a deficiência física, o valor é de 1,3% e quase a metade destes tem grau intenso ou muito intenso de limitações.

Algo muito importante que me disseram, quando estava na universidade, é que "qualquer um pode passar por um período de deficiência": pessoas com problemas de coluna, recém operadas, grávidas, ... também precisam de acesso facilitado aos espaços.

Então, a que público estamos atendendo quando planejamos um espaço para que seja acessível? À toda sociedade.

 

Um banheiro adaptado atende à todos. Imagem: Pixabay

 

Noções Gerais

Banheiros adaptados atendem a quem utiliza cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos, crianças, gestantes e obesos. Leia também: Casa Adaptada para Idosos: Introdução

Os sanitários para deficientes físicos devem ser facilmente acessados, localizados próximos das circulações principais e sinalizados. Sua entrada deve ser independente, para que uma pessoa do sexo oposto possa auxiliar.

 


 

Neste artigo apresentaremos detalhes importantes para o projeto de um banheiro adaptado, baseados na NBR 9050, de 2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Também apresentaremos dois modelos de projeto de banheiro adaptado, os quais foram desenvolvidos após muito estudo (lembrando que a NBR 9050 de 2015 atualizou alguns detalhes importantes, como a necessidade do giro de 360º dentro do banheiro acessível).

 

Quantidade de banheiros adaptados necessários:

Os banheiros acessíveis são obrigatórios em edificações públicas (do governo ou que trabalhem para este), privadas de uso comum (como em edifícios residenciais - em locais como salões de festa) e em edificações coletivas (hotéis, locais esportivos, religiosos, prestadoras de serviços, etc).

 

Eles também podem ser instalados em ambientes residenciais, trazendo mais conforto e segurança para os moradores.

 

Banheiro residencial adaptado para idosos. No entanto, depois que você aprender sobre os padrões indicados pela NBR 9050, percebrá que existem detalhes executados fora do padrão recomendado. Imagem: Casa Cor MS. Fonte: Gazeta do Povo

 

Projetando um Banheiro Acessível

A distribuição das peças sanitárias, assim como o tipo e a posição das barras de apoio, podem ser escolhidas dentro de um leque reduzido de opções da NBR 9050. No entanto, a existência destas possibilidades, somada ao fato de cada ambiente ter suas características particulares, faz com que existam várias possibilidades de layout.

Por isso, fizemos as nossas escolhas e baseados nisso, criamos modelos mínimos para um banheiro acessível.

Primeiramente, algumas medidas e informações que são a base para qualquer projeto:

 

Móveis e Acessórios

 

Desenho explicativo: onde posicionar puxadores, acessórios e armários em um banheiro acessível. Imagem: Clique Arquitetura

 

Detalhes Arquitetônicos

 

 

Espaços livres necessários para o deslocamento de uma cadeira de rodas no acesso a portas. Imagem: Clique Arquitetura

 

Apresentamos abaixo alguns modelos. O objetivo é transmitir noções básicas que auxiliam na colocação de barras de apoio, espelhos, bacias, pias e chuveiros. Para mais informações e vários detalhes adicionais consulte a NBR 9050 ou um profissional especializado (links ao final do texto).

 

Módulo Básico (com ou sem lavatório)

Existem muitas possibilidades de layouts, no entanto, criamos alguns exemplos para facilitar a compreensão. Este modelo básico possui medidas mínimas para um banheiro acessível, com ou sem pia. Como poderá ver, a pia não irá interferir no tamanho do espaço. Isso porque a NBR 9050 de 2015 exige que seja possível um giro de 360º da cadeira de rodas no interior do banheiro.

Com esta configuração, a medida mínima para um banheiro acessível é de 200x150cm. Por que? Especialmente porque primeiro foi definido um modelo de bacia sanitária (Icasa, bacia sanitária luna Speciale IP93 - PxLxH = 56x38x44), a qual foi posicionada segundo a NBR e as normas de instalação do fabricante. Então foi inserido o círculo de diâmetro 150cm (que corresponde à área de giro de 360 graus de uma cadeira de rodas). Isso já é o suficiente para determinar as medidas mínimas deste banheiro.

O próximo passo foi escolher um lavatório sem coluna que coubesse no local, permitindo que o giro passe por baixo dele no máximo 30cm. Escolhemos um lavatório da Deca modelo 31.111 45,4x36cm.

Em volta do lavatório é necessária a instalação de barras de apoio, sejam elas horizontais e/ou verticais. No nosso modelo, usamos duas verticais.

 

Banheiro Adaptado: módulo básico de 200x150cm com bacia sanitária e lavabo (a linha tracejada indica a medida livre mínima de 80cm necessária, mas como precisamos do giro de 360 graus, teremos alguns centímetros "sobrando" no comprimento do banheiro). Imagem: Portal Clique Arquitetura

 

Banheiro adaptado: estas são as áreas de transferência e de manobra necessárias (mínimas) para uma cadeira de rodas. Imagem: Portal Clique Arquitetura

 

E no caso de uma reforma?

Neste caso serão admitidas medidas mínimas, como as indicadas no desenho abaixo (a área de manobra 360 graus será substituída pela área de rotação 180 graus).

No nosso exemplo, primeiro marcamos o giro passando 10cm embaixo da bacia sanitária e daquele ponto trouxemos 1,20m livre até o acesso da porta. Com isso, nosso banheiro poderia ter o tamanho de 150x170cm.

 

Banheiro acessível, com medidas mínimas, no caso de uma reforma (considerando o nosso modelo apresentado, acima deste). Imagem: Portal Clique Arquitetura

 

Modelo com vaso, lavatório e ducha

Para adicionar um espaço de box com chuveiro, o qual deve ter 90x95cm, alongamos o banheiro de 150 para 240cm, fazendo com que o box fique fora da área de giro, lembrando que neste espaço não pode haver desníveis, nem ralos ou grelhas. Aproveitamos a área de transferência da bacia, para que também seja o espaço da área de transferência do box.

Escolhemos uma barra em L para o box, mas poderíamos ter escolhido um modelo horizontal combinado com um vertical (neste caso a horizontal teria 70cm e a vertical 60cm, ficando a horizontal a 75cm do piso e a vertical 10cm acima da horizontal, em relação ao seu eixo de fixação.

Devemos lembrar que o piso do box do chuveiro deve ser antiderrapante e não deve ter desníveis em relação ao restante do piso do banheiro. O que é aconselhado é o uso de inclinação de até 2% na direção do ralo para escoamento da água.

 

Planta de um banheiro adaptado com bacia, lavatório e ducha. Usando nosso exemplo de módulo mínimo, adicionamos a área de um box com chuveiro. Imagem: Portal Clique Arquitetura

 

Desenho apresenta as medidas mínimas e indicadas para itens em um banheiro acessível com chuveiro (as medidas das barras verticais indicam o valor mínimo, já as demais são as representadas). Imagem: Portal Clique Arquitetura

 

Para facilitar a análise de quais são os passos que devemos seguir para criar um projeto de um banheiro acessível, criamos um diagrama. Este é simplificado: no geral iniciamos localizando a bacia sanitária e suas barras de apoio, para então definirmos o lavatório e depois chuveito e acessórios (lembrando que é necessário pensar o todo e as partes simultaneamente). Como cada ambiente possui suas particularidades, cada caso deverá ser estudado como único e é por isso que o apoio de um profissional especializado, arquiteto ou engenheiro civil, é primordial (veja ao final do artigo nossas indicações).

 

Diagrama explicativo simplificado: estes são os passos para a criação de um projeto de banheiro acessível. Imagem: Clique Arquitetura

 

Exemplos de produtos para Banheiros Acessíveis

Existem muitos itens no mercado, como barras de apoio e bancos retráteis, que facilitam a rotina de quem possui alguma deficiência física. No entanto, é preciso estar atento às medidas destes produtos e às suas características, pois muitos deles não atendem à NBR 9050. E uma dica importante: antes de comprar o acessório, é necessário saber as dimensões do espaço e estudar um projeto, assim poderá decidir se o modelo vertical ou horizontal é o mais indicado, se é o fixo ou o articulado. Exemplos de medidas de barras de apoio e de banco retrátil segundo NBR 9050:

 

Exemplos de barras de apoio, em inox, para banheiros acessíveis.

 

 

Exemplos de Banheiros e Lavabos Adaptados Decorados

É possível criar um banheiro acessível bem decorado. No entanto, não é fácil encontrar exemplos e muito menos exemplos que atendam à NBR 9050 na íntegra. Por isso, caprichamos neste artigo sobre Banheiros Adaptados torcendo para que bons exemplos surjam e sejam divulgados. Estes são dois projetos para inspirar a sua criação e logo abaixo a indicação de uma publicação no menu Ambientes, com mais alguns exemplos e dicas importantes para quem quer um banheiro bem decorado e acessível.

 

Lavabo P.N.E. (Portador de Necessidades Especiais) - Casa Cor Mato Grosso do Sul, assinado pelos designers de interiores Roberto Araújo e Grace Bello. Fonte: Casa. | Observação importante: Segundo a Resolução 16/2012 - CPA/SMPED é proibido, em sanitários de uso público acessível, o uso de bacias sanitárias com abertura frontal. Fonte: Diário Oficial Cidade de São Paulo.


a

Lavabo acessível, criado pelos arquitetos Mauricio Pinto e Ana Paula Fontenele - Casa Cor Bahia 2010. Detalhes importantes: espelho inclinado e espaço livre embaixo da cuba (podemos notar que seria necessário retirar a lixeira, a qual está na área de aproximação, e que faltam as barras de apoio laterais). Fonte: Casa.


MAIS FOTOS - veja nossa publicação: Exemplos de Banheiros Acessíveis

 

Fonte Consultada e Indicada

 

 

+ SAIBA MAIS | Acessibilidade
arquitetura de interioresdicas de arquiteturadesign de interioresarquitetura e bem-estararquiteturaacessibilidadeTAGS:
  RELACIONADOS
Quarto Adaptado para Idosos
Casa Adaptada para Idosos: Introdução
Banheiro Adaptado
Espaços eficientes para a melhor idade

50 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >